Passeamos duas vezes pelo bairro judeu enquanto estávamos em Budapeste, uma por conta própria usando o guia (livro) Lonely Planet e outra com um guia (pessoa) enquanto fazíamos a visita à Grande Sinagoga.
Olha vou ser bem sincera, eu não achei nada demais tanto na nossa andança, como na andança com o guia da sinagoga, ele acrescentou um ou outro detalhe interessante, mas se não tiver tempo sobrando visite somente a Grande Sinagoga e a Velha Sinagoga, que por sinal eu achei mais bonita e interessante.
Pelo Bairro Judeu em Budapeste
Durante nossa caminhada sozinhos pelo bairro judeu, vimos os seguintes pontos:
- Academia de música Ferenc Liszt, onde acontecem sempre concertos com preços mais acessíveis.
- Igreja de Santa Teresa de 1811.
- A Sinagoga Ortodoxa, mas visitas internas não são permitidas logo, apenas fotinhos do lado de fora.
- O próprio bairro tem alguns pontos interessantes pré-guerra. Dá para perceber pela arquitetura dos prédios.
- A passagem Gozsdu Udvar de 1901, cujos prédios primeiramente serviam de morada para os judeus e hoje se transformou em um lugar hippado com barzinhos e restaurantes.
- Um restaurante kosher onde o maridoviski comeu algo que não consigo pronunciar o nome, mas que estava bem gostosinho.
- Monumento a Carl Lutz, um cônsul suíço que ajudou os judeus durante a segunda guerra.
Visita a Grande Sinagoga em Budapeste
Mas como nunca tínhamos visitado uma sinagoga, fizemos questão de conhecer a Grande Sinagoga.
Chegando ao local vimos um pequeno guichê e um bolo de gente, bem difícil perceber que uma fila era para informações e outra para comprar o ticket. Então confirme qual delas você deve ir para o final, para não ter nenhum susto. 🙂
No dia que fomos só tinha a opção do combo “passeio guiado pela vizinhança + sinagoga“.
Depois de esperar uns 30 minutos embaixo de um calor de matar, o nosso guia chegou e começamos o passeio pelo bairro. A andança é longa, cheia de vai e vem. O que mais gostei foi da parada na antiga sinagoga, a Sinagoga Rumbach, que um estilo meio que de mesquita. É muito bonita e com uma cara bem velhinha, dando um extra… Gostei mesmo!
Já na Grande Sinagoga, depois de passar pela segurança, seguimos com a nossa visita, mas como há troca de guia e não tínhamos prestado atenção nessa informação, acabamos nos perdendo um teco, pra não dizer bastante, fazendo com que o nosso foco fosse pras cucuias.
É bem importante prestar atenção nesta hora, para a gente foi o fim das explicações, acabamos por fazer todo o resto da visita sozinhos.
O prédio é bonito, grandioso, mas não me conquistou, sabe… Não foi aquele UAU… E olha que a sinagoga é a maior da Europa, mas sei lá… Andamos pelo prédio principal e depois fomos explorar o exterior.
Na área da sinagoga tem um museu, uma viela com uma lojinha de souvenir, uma área com uma homenagem aos mortos de guerra e uma sinagoga para tal.
Nos fundos do prédio tem uma escultura enorme de uma árvore feita em aço inox, cujas folhas tem o nome das pessoas que morreram durante a guerra, além de outras áreas também homenageando os mortos.
Culturalmente e historicamente falando, a visita é válida, mas acho, na minha humilde opinião, que não é um must go.
Depois da visita e de um almoço às 16:00 (sim, erramos bastante nos horários e passamos uma fominha rs), retornamos ao hotel e demos a nossa última espiada em Budapeste. Afinal, era hora de voltar pra casa.
Vou falar, me dei um super presente de aniversário, tks Budapeste!
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Terezinha diz
Muito bom
Dayana diz
É tanta memória da guerra que me dá vontade até de chorar… coisas que a gente começa a pensar quando vê lugares assim, né?
Josiane Bravo diz
Interessante seu ponto de vista sobre o lugar. Estou programando de ir para Budapeste ano que vem e confesso que até o momento não sabia muita coisa sobre a sinagoga. Depois da sua opinião rs, não sei se vou querer conhecer.
Katarina Holanda diz
Adorei as dicas de roteiro. Sou doida pra conhecer Budapeste, deve ser uma experiência incrível!
Flávia Donohoe diz
que cidade tão fotogênica, eu adorei conhecer Budapeste, mas fui num inverno tão intenso que quase não vi nada, além de neve, quero voltar e tirar fotos coloridas como estas!
cris diz
Faz tempo que paquero esse país! Tá mais do que na minha lista! O bairro judeu é lindo! Já quero! E olha! Achei a sinagoga bem bonita, sim! 🙂