Ícone do site Ligado em Viagem

Bretten, na festa medieval St Peter e Paul

viagem alemanha

Mês de junho é o mês do esquenta aqui na Alemanha. Passado o período colorido da primavera e vendo que a temperatura está subindo e sol está cada vez mais brilhante, pipocam vários festivais nas cidadezinhas… Tudo é motivo para celebrar e a alemãozada sabe aproveitar bem os poucos dias quentes que eles têm de direito ao ano.

Fomos visitar um festival bem curioso na cidade de Bretten, situada à 1 hora de carro de Stuttgart e a 2 horas, também de carro, de Frankfurt.

O Peter und Paul Fest, teve origem no século 17 é uma festa onde as pessoas participam de gincanas como tiro ao alvo com armas / flechas e serve também como comemoração por os bretteners terem vencido os württembergers durante uma disputa na idade média. Depois do período negro do pós-guerra, hoje a cidade de Bretten diverte os seus visitantes e a si mesma com quase 100% da população toda caracterizada para a gincana e para o desfile que ocorre à tarde nos três dias de festa.

http://www.peter-und-paul.de/Home.27.0.html?&no_cache=1

Para quem chega de carro, como foi o nosso caso, tem que ter um pouco de paciência, pois o centro de Bretten restringe o acesso de carros ao centro onde o desfile é feito causando um pouco de caos controlado pelas dezenas de policiais indicando o local onde pode se estacionar e etc. Mas não espere estacionamento fechado… paramos um pouco longe, do lado da entrada do parque da cidade na rua tudo bem sossegado.

O acesso à festa se dá após a compra da entrada, onde eles colocam uma pulseirinha, provando que a taxa foi paga, isso tudo feito na rua onde jovens ficam ´´controlando“ a entrada, mas é melhor prevenir do que remediar não? Por cabeça foram 5 eurecas.

Já na área da festa fomos achar um lugarzin para ver o desfile, pois a principal rua fica tuchada de gente… Para ter um bom spot é legal chegar uns 20 minutinhos antes.

O desfile tem muitas seções curiosas/fofas como a alas das pessoas que lançam bandeiras,

ala das crianças com os pais que recebem uma chuva de doces (lembrei-me de São Cosme e Damiao),

uma ala com vários pequerruchos em uma carroça puxada por senhoras / mamães,

alas com roupas típicas de vários momentos da história,

e o mais assustador pra mim tá, um ala com prisioneiros com máscaras de ferro levando chibatadas, de mentira claro, na frente de todos e tudo… O som do tio mascarado e do tio da chibata não era agradável…

Além do desfile que no final dura quase duas horas, a festa tem uma área enorme de comes e bebes, parque de diversões e uma pequena área para bugigangas.

Vi também que eles têm barraquinhas que vendem roupas típicas, pra quem quer ir fundo no clima medial fica a dica, mas vestir a caráter é algo intrínseco a festa, muito legal.

Viu só Sem limite de idade para entra na brincadeira 🙂
 

Dicas para organizar melhor sua viagem

Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:
  • Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
  • Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
 
Sair da versão mobile