Nós saímos da cidade de Mostar, visitamos a vila fortificada de Počitelj e antes de voltar para o hotel, paramos para visitar o famoso monastério dervixe Blagaj Tekija na Bósnia e Herzegovina.
Para visitar o local, você passa pelo centra da cidade de Blagaj até o monastério e para num bolsão de estacionamento que fica a uns 10 minutos de caminhada do local. É mais fácil parar o carro por lá do que ficar procurando uma vaga perto da entrada do monastério.
Situada na fonte do rio Buna, origem do rio Neretva que corta a cidade de Mostar, fica o Blagaj Tekke. Um lugar para retiro espiritual, que servia para abrigo ou estudo de seguidores do Sufismo, uma corrente mística do Islamismo. Em comunhão com a natureza ao seu redor, a construção data do século XVII após o império Otomano e, mesmo sendo reparada em diversas ocasiões, é preservada em sua arquitetura original até hoje.
Porém chegando perto do monastério tive uma surpresa, o entorno tem vários restaurantes e lojinhas de souvenir na beira do rio. Não achava que iria encontrar algo assim, pensei que seria algo mais zen, sei lá. Por isso quando vi o monastério ao longe, acabei que fiquei um teco decepcionada, pois a vista não era a mesma que eu tinha visto no Instagram e Pinterest.
Para ver e tirar uma foto que remetesse a tranquilidade que imagina, eu saí caçando um lugar para atravessar o rio e chegar em um ponto legal. Achei uma trilha que passa por detrás dos restaurantes e que acaba no spot, quase na entrada da caverna e de frente para o monastério, com a vista que queria.
Parei por um tempo, esperando as pessoas irem embora para captar o momento desejado, e enquanto eu estava sozinha lá, senti uma tranquilidade sem igual, olhando aquela água de cor esmeralda, a caverna misteriosa e o monastério exótico.
Uma sensação que nem a foto mais bonita na Internet havia me passado.
Além da vista exterior e os bares e restaurtantes, é possível fazer um passeio de barco pela caverna e visitar o monastério, porém acabou não fizemos nada disso, devido ao cansaço das subidas e descidas em Počitelj.
Mas foi uma experiência tão legal, que mesmo que você também não faça esses tours, vale a pena a visita do local.
Já no cair da noite, nós voltamos para nosso hotel em Mostar para descansar, pois no dia seguinte pegaríamos as estradas do interior da Bósnia e Herzegovina até chegarmos em Perast, já em Montenegro.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.