Nós moramos na Alemanha e resolvemos fazer a viagem pelo norte da Itália de carro, como vocês podem conferir em nosso planejamento de três semanas pelo país. Nós conseguimos estimar todo o caminho e tempo em cada cidade, assim como os tempos de percurso.
Porém já erramos, no primeiro trecho. As 6 horas de viagem que tínhamos programado da Alemanha até a cidade Bellagio na Itália nas margens do Lago de Como viraram 10. Nada como estarmos preparados… 🙂
Tudo porque a passagem entre a Suíça e Itália não é tão fácil assim como pensamos. Quando se está descendo para o sul com carro, para transpor os Alpes é necessário passar por uma rede de túneis intermináveis… E não sabemos o porquê, quando passamos por lá o fluxo era controlado por semáforos, sem existir cruzamento, entradas ou saídas. Ou seja, ia uma batelada e depois de meia hora ia outra e assim foi até chegar a nossa vez. A mesma coisa acontecia para quem subia para o norte. Foram quase duas horas esperando… #MarginalPinheirosFeelings
De qualquer maneira, tirando o aperto dos tuneis, o caminho é fantástico! Realmente a Suíça tem paisagens maravilhosas.
Mas uma das coisas mais legais, é ver como tudo se transforma depois da última cidade suíça, Lugano. É claramente possível ver que chegamos na Itália… esqueça toda a organização e aquele ar sisudo germânico… Estamos chegando na terra da pasta!
A nossa primeira parada foi escolhida a dedo, a região do Lago de Como. Mas não queríamos ficar exatamente na cidade de Como e só ver as cidade ao longo do lago apenas de longe. Para explorar mais as cidades que margeiam o lago, nós decidimos ir para Bellagio.
De Como a Bellagio, nós levamos mais ou menos 1 hora de carro, com paisagens deslumbrantes do lago, sua margem e as montanhas próximas. Mas fica avisado que dirigir pelas ruas italianas é uma aventura, até certo stress. Os italianos correm como loucos naquelas estradinhas estreitas e não tem muita paciência com turista. A sugestão é reduzir o máximo quando vierem no sentido contrário e encostar o carro na direita. E sempre que possível dar passagem para o carro que vir atrás…
Mas a melhor e mais importante dicas é: Relaxe e aproveite o passeio!
Bellagio, Lago de Como, Itália
Depois de todas essa caminhada, chegamos à Bellagio exaustos e fomos direto para o hotel para descansar um pouco da andança. O hotel escolhido foi o Hotel Bellagio, limpo, organizado e bom café da manhã, mas o melhor é realmente a visão do Lago de Como. Lindo!
E foi assim que eu vi essa vista que me dei conta que estava realmente de férias. Ah! Eu ouvi dizer que o George Clonney tem uma casa na cidade, mas infelizmente eu não trombei com ele tomando um Nespresso nos cafés próximos… 🙁
Para visitar a cidade, que é minusculamente fofa, eu peguei um Roteiro que o Escritório de Turismo sugere no site oficial. É bem completinho e dá para fazer tudo gastando a sola do sapato. E vou dizer que Bellagio é uma boa porta de entrada a Itália.
Para finalizar o dia, comemos nossa primeira Pasta realmente italiana, tomamos um Gelato maravilhoso e demos uma volta no centro antes de retornar ao hotel.
Na manhã seguinte, nós fomos até a Punta Spartivento, que é o local onde o lago se divide. Nesse ponto dá para ver o lago com os Alpes ao fundo, uma vista maravilhosa. Depois andamos ainda mais um pouco pelas ruelas charmosas da cidade, já se adaptando a beleza da arquitetura italiana.
Sem perceber, quando vimos já era hora de sairmos de Bellagio em direção a Milão.
Nós escolhemos o caminho pelo outro lado de Bellagio (sim, foi sem querer… rs) e foi maravilhoso, mais vistas lindas. :-O
Então fica a dica: Fazer o o primeiro trajeto Como – Bellagio e depois retornar Bellagio – Valmadrera, em direção a Milão, para conhecer os dois pedacinhos do Lago di Como.
Nossa próxima parada: Milão!
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.