Roteiro, hotel e dicas para viagem para a Bélgica, Luxemburgo e Holanda, muito chocolate, cerveja e flores, incluindo o parque Keukenhof
Como já comentei em nossa viagem ao Castelo de Heidelberg (Leia mais aqui), o feriado da Páscoa na Alemanha possui 4 dias e com esses dias preciosos dá para fazer um monte de viagem legal! Mas eu encasquetei que eu queria conhecer o Keukenhof, que é o maior jardim particular de tulipas no mundo, que fica na cidadezinha de Lisse na Holanda. Mas para chegar até Lisse, decidimos que iríamos visitar outras cidades interessantes que ficava no caminho. Então montamos nossa viagem para Bélgica, Luxemburgo e Holanda.
Fomos a primeira vez em 2013, porém o inverno rigoroso fez com que a primavera na Europa fosse somente um leve sopro e não foi possível ver o jardim em sua plena forma e eu precisava, precisava retornar à Lisse para ver o Keukenhof florido. Então voltamos no dia seguinte.
E para completar nossa viagem e agradar gregos e troianos, obrigatoriamente nossos roteiros deveriam incluir: chocolate, cerveja e, claro, flores. 😀
Encontre as melhores ofertas e opções de passagem de avião e de transfer do aeroporto para seu hotel.
Roteiro de viagem para Bélgica, Luxemburgo e Holanda
Na primeira vez, nós seguimos o roteiro: Alemanha, Bélgica (Bruxelas, Westvleteren,Bruges), Holanda (Noordwijk, Lisse, Berkel-Enschot) e, novamente, Alemanha.
Na viagem seguinte, nós fizemos o seguinte trajeto: Alemanha, Luxemburgo, Bélgica (Westvleteren, Oostvleteren, Poperinge), Holanda (Lisse, Kinderdijk, Berkel-Enschot) e, claro, Alemanha.
Para ler detalhes do roteiro do que visitamos e nossas dicas acessem os posts de cada cidade :
- Alemanha (veja nossas dicas do porque ir para a Alemanha)
- Luxemburgo (pequeno país que merece ser visitado)
- Bélgica
- Bruxelas (capital da Bélgica)
- Bruges (e seus belos canais)
- Westvleteren (em busca da melhor cerveja do mundo)
- Oostvleteren (conheça a cervejaria De Struise)
- Poperinge (“capital” do lúpulo)
- Holanda
- Lisse (finalmente o Keukenhof, o maior jardim do mundo)
- Noordwijk (uma praia de dunas na Holanda)
- Kinderdijk (parque de moinhos listado pela UNESCO como Patrimônio Mundial)
- Berkel-Enschot (cidade da cervejaria La Trappe)
- Amsterdam (capital da Holanda e uma das melhores cidades que visitamos)
A principal diferença entre os dois roteiros é que no segundo ano visitamos Luxemburgo, que vale bastante a pena conhecer, e não fomos para Bruxelas e Bruges. Mas se estiver com tempo disponível e puder, faça uma união dos dois roteiros, adicionando Amsterdam, e terá o MELHOR roteiro possível para conhecer os dois países. Pode ter certeza!
Não deixe de ler nossa experiência no Keukenhof na Holanda, o mais famoso jardim do mundo
Transporte
Os dois roteiros podem ser feitos tanto de carro como de trem, mas se for de trem melhor adicionar um dia a mais para os deslocamentos.
Para economizar tanto em tempo quanto em hotel, você pode fazer com as viagens mais longas sejam feitas de trem noturno. Isso pode representar uma boa reserva de Euros no final, porém saiba que é muito cansativo e é sempre bom colocar na ponta do lápis para ver se vale a pena.
Mas no final, se escolher ir de carro, pode ficar tranquilo, pois é muito fácil dirigir e o GPS funciona muito bem, tanto para encontrar lugares, quanto para pontos específicos (como postos de gasolina e estacionamentos públicos e privados). Mas fica a dica importante, não se esqueça de atualizar os mapas antes de viajar.
Hotéis
Somando as duas viagens, fizemos os roteiros de modo que foi possível definir cidades bases e fazer algumas visitas no estilo “bate-e-volta”. Então, mesmo visitando 10 lugares diferentes, nós nos hospedamos apenas em 5 hotéis.
Vamos a eles.
Luxemburgo, Hotel Melia Luxembourg
Luxemburgo é um país bastante pequeno, mas que vale uma visita fantástica. Para nossa estadia ficamos no Hotel Melia, que fica fora do centro turístico, mas não muito distante, apenas 20 minutos a pé. O conforto e limpeza do nosso quarto, aliado a vista o Museu de Arte Moderna, fizeram com que nossa escolha tenha sido bastante acertada.
Bruxelas, Aparthotel Adagio Access Bruxelles Europe
Escolhemos ficar em Bruxelas, capital da Bélgica, por ter muitos pontos turísticos para visitar e pela sequência de cidades que definimos (Bruxelas->Westvleteren->Bruges). A cidade é compacta, mas a infra-estrutura de uma capital brasileira. Por estarmos em 4 pessoas, escolhemos um quarto família e decidimos pelo um Aparthotel Adagio Access. Não é exatamente muito bem localizado, mas o preço da diária compensou e como estávamos de carro, não atrapalhou. O flat é bastante confortável, totalmente equipado e supriu muito bem nossas necessidades.
Noordwijk, Hostel Stayokay Noordwijk
Para visitar o Keukenhof, ficamos hospedados na cidade de Noordwijk, que fica somente a 10 minutos de carro do parque. O hotel que escolhemos, na verdade um hostel, foi um da rede Stayokay que já tínhamos utilizado em nossa estadia em Amsterdam. Fizemos a reserva via Internet sem problemas e o albergue tem uma qualidade bem padrão, simples, barato e funcionários bastante amigáveis. Tudo tranquilo, mesmo para 4 pessoas, sendo uma criança de 3 anos de idade. A cidade em si tem apenas um atrativo, que são suas dunas, consideradas patrimônio natural europeu.
Voorburg, Hotel Savelberg
A cidade de Voorburg fica a somente 30 minutos de carro de Lisse, onde fica o Keukenhof. Escolhemos este hotel por ser um château que foi reformado e parte da rede Relais & Chateaux. É muito bonito e confortável, além de contar com um restaurante com 1 estrela Michelin, ou seja, nosso jantar foi bom demais! Ele fica num bairro bem tranquilo e tem próximo um pequeno parque muito bonito.
Poperinge, Hotel Recour
Poperinge é considerada a capital do lúpulo, consequentemente da cerveja, da Holanda, então é uma boa cidade base para visitar fábricas ou plantações. Nós ficamos no Hotel Recour, que fica em uma rua perpendicular a Grote Markt. O quarto que reservamos era igualzinho ao que estava na página do Booking, com uma decoração bem cheia de rococós, para casal que está em clima de lua de mel serve como uma luva. O único porém foi o local do café da manhã, que fica em um prédio anexo. E para chegar no local é necessário atravessar uma passarela sem proteção contra chuva e adivinha? Choveu no dia, fazendo a gente desistir do café.
E, claro, se incluir Amsterdam na viagem, segue nossa sugestão.
Amsterdam, Hostel Stayokay Amsterdam Vondelpark
O hostel que reservamos em Amsterdam foi da rede Stayokay, que é uma rede bem grande na Holanda e que oferece bons quartos, simples, sem muita frescura, porém com um café da manhã para nenhum mochileiro ou família botar defeito! Em Amsterdam têm três Stayokay : Hostel Amsterdam Vondelpark, Hostel Amsterdam Stadsdoelen e Hostel Amsterdam Zeeburg. Escolhemos o Vondelpark pois era o mais perto do centro.
Esperamos que gostem e utilizem os comentários para tirar suas dúvidas ou mesmo compartilhar experiências.
Gosta de cerveja? Veja como foi nossa saga para experimentar a Westvleteren, a melhor cerveja do mundo.
Ofertas de Passeio na Holanda, Bélgica e Luxemburgo
Encontre as melhores opções e ofertas de passeios guiados, excursões e ingressos para atrações turísticas em Holanda, Bélgica e Luxemburgo:
Ofertas de Hospedagem na Holanda, Bélgica e Luxemburgo
Encontre as melhores opções e ofertas de hospedagem em Hotel, Hostel e Bed & Breakfast em Holanda, Bélgica e Luxemburgo:
Dicas gerais de viagem internacional
Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
- Primeiros e principais passos para planejar sua viagem
- Como escolher um hotel para sua viagem
- Dicas para usar o Google Flights e comprar a melhor e mais barata passagem aérea
Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Karine Moreira diz
Olá, gostaria de saber como é dirigir pela Bélgica e Holanda.
Mesmo não conhecendo os idiomas destes locais é tranquilo apenas com o GPS?
E, há muito congestionamento perto de grandes cidades como Amsterdã?
Obrigada!
Edson Jr diz
Olá Karine
É muito fácil dirigir por esses dois países, o GPS funcionou muito bem inclusive nas cidades pequenas. Quando fomos visitar a fábrica da Westvleteren conseguimos fazer todo o trajeto sem erro.
Na Bélgico fomos de carro nas principais cidades e não sofremos congestionamento, foi bem tranquilo. Não chegamos a ir de carro para Amsterdã (fomos de trem), mas também andamos livremente em outras cidades da Holanda. Apenas pesquisa por restrição de veículos e use o GPS para encontrar estacionamento, facilita.
Abraço e qualquer dúvida, tentamos ajudar.
Boas viagens!
Edson
Luís Seco diz
Gosto bastante dessa parte da Europa porque há tantos países diferentes a pouca distância. Em pouco tempo podemos estar a viver uma cultura completamente diferente. Também já fiz Amesterdão-Bruxelas-Paris de comboio de alta velocidade. Acaba por ser bastante mais rápido do que voar. Boas viagens.
Sónia Justo diz
A cerveja despenso porque não gosto mas chocolate e flores também teria de ter para mim para a viagem ser perfeita. Essa situação do café da manhã ser no prédio ao lado e ter de “atravessar” a chuva é que foi pena, eu sem o café da manhã no hotel (que adoro) teria ficado muito “rabugenta” 😃 Parabéns pelo post.
Luciana de Campos Assis diz
Parabéns pelo post, lendo ele fiquei com vontade e conhecer Luxemburgo, ainda mais com a foto da sua vista no hotel Melia! Outro ponto que achei muito legal foi o passeio a Lisse, o jardim de tulipas deve ser demais não?! Muito bom o post!!!
Marlene Marques diz
Super bom plano de viagem. Como fazer muito com pouco tempo. 🙂 Adorei a ideia de fazer a viagem de comboio à noite. É mesmo uma boa opção se quisermos poupar em estadia. Obrigada por todas as dicas!
Nanda | vontadedeviajar.com diz
Meu marido é cervejeiro e eu sou chocólatra assumida… Aí está um roteiro perfeito para viajarmos juntos 🙂 Já estivemos na Holanda mas ainda há muito para ver em Luxemburgo e na Bélgica!
Viaje Comigo diz
Adorei as tags deste post 😀 Chocolate, cerveja e flores 😀 Ehehehe! Como gosto dos três fiquei colada, mas claro que o chocolate leva o primeiro lugar. Adoro! Quero muito ir ao Luxemburgo e fico derretida com as imagens! 😀
angie diz
3 países que sooonho conhecer e com ctz voltarei gordinha da viagem aheuaheua adorei as sugestões, vou deixar no favoritos aqui!! <3
Paula Augot diz
Pouca gente conhece o interior desses países, com exceção de algumas cidades já conhecidas, ainda há tanto para explorar nessa região! Ainda não conheço Luxemburgo, espero poder ir em breve.
Dayana diz
Marcando seu post aqui em 3…2…1…
Ele veio bem a calhar nesse momento! 😛
Vou até fazer uma dieta para fazer o roteiro sem pesos (na consciência e no corpo…kkk).
Gisele Rocha diz
Esse roteiro ficou sensacional!! Eu sou fissurada em chocolate, gosto de ver flores em jardins e aprecio uma boa cerveja. Preciso percorrer esses caminhos na minha próxima viagem à Europa!
Flávia Donohoe diz
adorei o roteiro, tô pensando muito em visitar esses países novamente em uma temperatura mais amena, e associar a viagem ao chocolate e flores, ficou perfeito!
NiKi Verdot diz
Amei seu roteiro!!! Estou morando em Dijon (França) e estou pensando em visitar Luxemburgo ou Holanda em um próximo feriado prolongado. Algumas pessoas falam que Luxemburgo não tem nada, e não vale a pena… Mas não me convenceram. Acho que deve ser maravilhoso. Me conta tudo!! Vou aproveitar todas as suas dicas pra fazer minha viagem, mesmo que eu faça o seu roteiro “quebrado” ao longo do tempo. 🙂
Laura Sette diz
Bem bacana o roteiro de vocês! Eu também sonho em conhecer o Keukenhof, e agora que estou morando na Dinamarca certamente ficará mais fácil – mas infelizmente terá de ficar para o ano que vem agora. Quem sabe não consigo incluir estas outras cidades também?!
Obrigada por compartilhar!
Bjos
Analuiza (Espiando Pelo Mundo) diz
É uma região muito bonita né?! Eu só conheço Alemanha e Holanda, onde visitei em viagens distintas, mas tenho muita vontade para voltar e conhecer outras cidades, Este texto aguçou ainda mais minha vontade. eheh
Simone Hara diz
Tantas paixões minhas reunidas num só post: viajar, chocolate, cerveja… Preciso demais fazer esse roteiro!
Adorei o post!
Leo Vidal diz
Já conheço Bélgica e Holanda, da lista faltou Luxemburgo que tenho bastante vontade de conhecer. Achei ótima a ideia do roteiro. Amo Amsterdam, sempre que dá volto, mas da próxima vez quero conhecer outras cidades próximas a capital e aproveitarei as dicas das cidades que você sugeriu.
Paola Ramos diz
Parabéns pelo post! Tá bem completo e inspirador! Deu vontade de conhecer também, principalmente porque sou grande amante das flores, cervejas e principalmente dos chocolates!! haha
Vitória diz
Adorei seu roteiro, tá tudo bem explicadinho sem deixar dúvidas, tá deixando apenas uma vontade enorme de arrumar as malas e pegar o primeiro vôo pra Bélgica. Hahaha
Gaia Vani diz
Adorei essa sugestão de roteiro. Ainda não visitei estes países da Europa e acho que eles ficam super bem juntos em uma única viagem!