Loucura, loucura! Foi assim que encontramos Avignon.
Julho é o mês na Europa que todo mundo coloca as asinhas pra fora e onde acontecem os mais diversos festivais… Isso se estende até o final de setembro onde bate aquela deprê ao saber que o sol só vai retornar triunfante daqui a uns 7 meses…
Parando com a divagação, quando chegamos em Avignon estava acontecendo o festival de teatro e pelo jeito é algo grande, pois a cidade estava tomada por diversas nacionalidades.
Ficamos na cidade por três noites, pois ela foi a primeira base para explorarmos a região da Provença, e claro conhecer a cidade em si.
Avignon é famosa por ter sido a cidade que acolheu os papas durante um tempo laaá em 1309, quando estava sob o governo dos reis da Sicília. O resultado disso foi uma cidade murada que ainda se encontra em ótimo estado de conservação, um palácio gótico – Palais des Papes que tem muros com até 5,5 m de espessura e de quebra tem a ponte Saint Benezer, mais impactante para mim que o próprio Palais.
Nossa primeira parada e numa visita meio que estabanada foi no Palais des Papes. Compramos um ticket combo que incluía o Palais e a ponte Benezer, que sai um tico mais barato do que comprar separadamente. Mas o ticket tem validade de 24 horas somente, então é necessário planejar a ida direitinho, para não ter que pagar novamente.
Como todo canto da França ele estava sendo preparado para o festival de verão e por isso tinha vários acessos fechados, impedindo algumas áreas de serem visitadas. Mas na minha humilde opinião o Palais não é lá essas coisas não… esperava mais o que mais gostei foram os seguintes pontos:
- Escadarias que ficam praticamente na saída do Palais
- Exposição temporária com esculturas muito bonitas e hiper coloridas também na saída da visita
- E o pedaço do telhado que se pode visitar, pois oferece uma bela vista da cidade e do rio, pena que estava uma tarde nublada.
De lá fomos dar uma volta pelo centro da cidade e vimos a muvuca que ela estava… Parecia campanha eleitoral :/ Na rua principal, na praça onde fica o teatro tinha milhões de pessoas entregando panfletinhos dos shows disponíveis, tinham vários pocket presentation… do nada aparecia um grupo e começava dar uma palhinha do show que seria apresentado. Tudo muito louco… é sério.
Fomos até uma praça que parecia uma praça de alimentação, pois a mesma estava atulhada de mesas e cadeiras dos restaurantes que a rodeiam. Fomos no Ginette et Marcel comer tapas. Muito bom, mas é melhor não ligar tanto para limpeza pois sabe como é… No final é para dar o gostinho. 😉
Dia seguinte fomos visitar a ponte Saint Bénezer, que por sinal estava completamente vazia… A visita é bem rápida, e rende fotos legais.
De lá fomos começar o nosso peuqeno giro pela Provenca! Primeira parte: Fontaine-de-Vaucluse, Abbaye de Sénanque, Gordes, Oppède le Vieux e Saint-Rémy-de-Provence.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.