Quem nunca viajou ou mesmo não tem muita experiência sempre fica com aquele receio ao fazer os passos para embarcar que voos internacionais no Brasil, como por exemplo em Guarulhos em São Paulo ou no Galeão no Rio de Janeiro.
Para ajudar nessa (não tão difícil) tarefa, nós fizemos um verdadeiro passo-a-passo junto como algumas dicas de segurança para evitar possíveis perrengues em sua viagem.
Mas se ficar com dúvidas ou quiser melhorar nossa lista, só comentar embaixo, certeza que vai ajudar alguém.
Vamos lá.
Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
13 dicas e passos para embarcar num voo internacional no Brasil
Tudo começa na arrumação de sua mala de viagem.
- Uma dica que não sei lê muito por aí é escrever do lado de dentro da mala o seu nome, endereço completo e o telefone, pois sempre se tem o risco de uma etiqueta externar ser avariada (propositalmente ou não);
- Depois de colocar tudo dentro da mala, fecha-la com aquelas abraçadeiras de plástico. Eu prefiro isso ao cadeado por que um cadeado pode ser aberto e fechado sem que você saiba (com uma chave universal por exemplo), já o lacre não. Ah! Marque o número do lacre para comparar depois.
- Marque sua mala com uma fita de cor “berrante” ou adesivos que não soltem, assim fica mais fácil a identificação nas esteiras e saguões do aeroporto.
- Não coloque nada de valor na mala que será despachada! Passaporte, dinheiro, cartões, recibos, reservas de hotéis etc. devem ser levados na sua bolsa ou na sua mala ou mochila que viajará contigo na cabine do avião.
- Não é necessário levar CPF e RG em viagem internacional, apenas o passaporte, dinheiro, cartão de crédito e, se você for alugar carro, a carteira de habilitação para dirigir. Não esqueça também de levar uma cópia das reservas de hospedagem e compras de ingressos ou passeios turísticos.
- Na bagagem de bordo não pode levar líquido em frascos acima de 100 ml, além de outras regras de segurança (consulte no site oficial da ANAC regras sempre atualizadas), mas você pode levar uma pasta de dente pequena, sua escova de dente e remédios que você tome (é importante ter a prescrição do médico no caso). Leve também uma blusa, pois faz muito frio dentro do avião.
- Compre um porta dólar e coloque o passaporte, o dinheiro mais o cartão de crédito que for levar nele. Carregue-o tempo todo no corpo quando estiver andando no aeroporto, é mais seguro.
Enfim chegamos no aeroporto.
- Com as passagens impressas e o passaporte, você deve ir até o guichê da Companhia Aérea que você comprou a passagem para fazer o check in, no caso de não ter feito o check in via internet anteriormente, ou só para despachar suas malas. Preste muita atenção na hora que o atendente for colocar a etiqueta. Ele precisa colocar direitinho na alça da mala, se não pode soltar e com isso ela pode extraviar.
- Depois de fazer o check in, você vai receber o cartão de embarque.
- Em seguida você deve ir para a fila do Embarque Internacional e aqui somente quem vai viajar pode entrar. Esse é o momento de passar as malas de mão no Raio X, assim como suas jaquetas, cintos, bolsas, carteiras e qualquer objeto de metal. No guichê da policia federal, você vai entregar o passaporte e o responsável vai analisar e devolver.
- Depois você deve seguir as placas até o Portão de Embarque que esta escrito no seu cartão de embarque.
- Quando estiver na hora de entrar no avião, os comissários avisam pelo microfone e é só entrar na fila. Quando chegar a sua vez, você vai dar o cartão e o passaporte para a atendente conferir e então é ir para o avião.
- A última dica é guardar a bolsa de mão embaixo da poltrona da sua frente, já sua mochila ou mala maior, guarde no bagageiro logo acima de sua poltrona.
Agora é relaxar, dormir, assistir algo na “tevezinha” e comer seu lanchinho durante as horas de voo.
Dicas gerais de viagem internacional
Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Liany Garves Nogueira diz
Nossa que dicas sensacionais para voos internacionais. Realmente é um guia completo para àqueles que ainda não bem inexperientes. Trabalho com alguns clientes que não estão muito acostumados a viajar e com certeza vou indicar a leitura desse post!
Fabíola Moura diz
Minha gente, não sigo quase nenhuma dessa dicas de segurança para voos internacionais, rs. Mas agora aprendi e vou seguir as suas orientações. Só não entendi porque colocar a bolsa pessoal no banco da frente? Acha que tem risco colocar no bagageiro também?
Fernanda diz
Adorei esse post com o passo a passo com direito até a foto do cartão de embarque explicando td! hehehe
Sil Mendes diz
Adorei todas as dicas de segurança para voos internacionais. Já faço algumas mas uma que não faço mas vou começar a fazer é colocar o nome e endereço do lado de dentro da mala.
Ana Carolina diz
Gostei muito da dica do lacre, pois realmente é uma ótima forma de saber se abriram ou não nossa mala. Não costumava anotar o número do lacre, mas depois de ler seu artigo passarei a fazer isso
Mariana Menezes diz
Excelente post com.dicas de segurança! Acho bom ler sobre isso, a gente sempre Aprende mais alguma coisa. Valeu por compartilhar!
Marta Rocha diz
Tenho medo de me perder entre o trajeto do check in até o raio x e dela para o portão de embarque! Fica um seguido ao outro ou tenho que atravessar o aeroporto! Fica longe?
Edson Amorina Jr diz
Oi Marta, depende qual é o seu portão de embarque do avião. Mas falando de nossas experiências, não é muito longe não e o aeroporto é bem sinalizado. Só fica o cuidado de não chegar muito em cima da hora e seguir as orientações dos funcionários. Outra dica, na dúvida, não se envergonhe de perguntar para um funcionário ou segurança do aeroporto, eles sempre vão te ajudar. Abraço.
Igor oliveira diz
Olá eu gostaria de saber o seguinte tenho uma cirurgia na perna direita (femor) e tem um pino que vai da cintura ao joelho, para não causar transtorno na hora do meu embarque e evitar constrangimento tem alguma norma que eu tenho que seguir não quero ser resvitado em nenhuma salinha nem passar por raio-x
Edson Amorina Jr diz
Oi Igor, você precisa avisar os policiais e funcionários com antecedência e deverá ser revistado manualmente. Não há nenhum constrangimento nisso, pode ficar tranquilo em relação a isso.
“BUSCA PESSOAL – O passageiro que, por motivo justificado, não puder ser inspecionado pelo detector, deverá ser submetido à busca pessoal. Grávidas podem solicitar revista física ou detector manual de metais.”
https://www.infraestrutura.gov.br/novoguiadopassageiro/inspecao-de-seguranca-do-passageiro
Abraços