Estrasburgo é a capital da região da Alsácia na França, fronteira com a Alemanha, que tem uma forte influência sobre a arquitetura das casas, a comida e atrações turísticas. Nós achamos a cidade realmente linda, em especial todo centro histórico, que é um patrimônio mundial da UNESCO.
A região foi governada em diferentes épocas pelos franceses e alemães antes de se estabelecer sob o domínio francês permanente após a Segunda Guerra Mundial. Estrasburgo é também considerada a capital europeia, juntamente com Bruxelas.
Para aqueles que estiverem na França ou na Alemanha (especialmente nas cidades mais próximas, como Stuttgart ou Frankfurt), é possível ir para Estrasburgo em uma viagem de um dia.
De Paris, leva 3 horas pelo TGV e você pode comprar ingressos no site da SNCF site. De Frankfurt também leva 3 horas por Dbahn e de Stuttgart há opções mais rápidas, aproximadamente 2 horas. Você pode ler mais informação que visita o site de Dbahn.
Não deixe de ler também nosso publicação de como comprar passagem, como usar e dicas de viagem de trem na Alemanha.
Atrações turísticas de Estrasburgo na região da Alsácia, França
Visitar esta cidade é muito fácil. E se perder pelas ruas e apreciar o clima da Alsácia é um prazer.
Nossa sugestão de pontos turísticos são:
- Catedral de Notre Dame (Cathedrale Strasbourg): Uma das igrejas mais fantásticas que vi na minha vida. Desde a minha primeira visita à cidade fiquei hipnotizado por ela. De estilo gótico, a construção começou em 1015. Seu exterior é ricamente decorado com esculturas feitas de pedra rosada que mudam de cor ao longo do dia. É a quarta maior catedral da Europa, com sua torre de 142 metros. Nós subimos e a vista é deslumbrante; vale a pena o esforço! O interior da Catedral também é muito bonito. E o legal é que eles têm um relógio astronômico, cujo mecanismo data de 1842. O relógio é ligado todos os dias às 12h30. Para ver de perto é necessário compre um bilhete no posto de turismo, que fica na praça da catedral, no lado esquerdo, de frente para a frente da catedral. Dica: é grátis ver o relógio nos feriados.
- Casa Kammerzell (Maison Kammerzell): Considerada a joia arquitetônica de Estrasburgo, fica ao lado da catedral. Vale muito a pena ver por que é realmente muito bonita. Esta casa serviu como área de vendas para os vários comerciantes durante o século 15 e agora é um restaurante.
- Praça Gutenberg (Place Gutenberg): Apenas 2 minutos a pé da Catedral. É um belo quadrado que tem um carrossel fofo para as crianças e bons restaurantes. Fui duas vezes ao restaurante Au Gutenberg, sua especialidade é comida regional e bom para levar crianças. Dica: Da praça de Gutenberg você pode tirar uma foto muito bonita da catedral.
- Praça Kléber (Place Kléber): a maior praça de Estrasburgo, onde você pode encontrar as icônicas lojas francesas FNAC, Galeries Lafayette, Sephora e outras. No Natal, é a casa da famosa e enorme árvore de Natal.
- La Petite France: O bairro mais pitoresco e bonito de Estrasburgo. Antigamente, pescadores, ferreiros e curtidores faziam parte do bairro. Esta área tem a maior concentração de casas de madeira. Hoje a área está cheia de restaurantes e cafés que estão à beira do Reno e rio I’ll.
- As Pontes Cobertas (Ponts Couverts): Perto da área da Petite France. As pontes cobertas, que hoje não são mais cobertas, podem ser identificadas por quatro torres que datam do século XIV.
- Barragem Vauban (Barrage Vauban): Localizado a poucos metros das pontes cobertas, foi construído por volta de 1690 para proteger a cidade inundando o extremo sul da cidade, caso houvesse uma invasão. Hoje dentro da barragem você pode ver várias esculturas recuperadas ao longo dos anos. Do terraço a vista é muito bonita, com a Catedral de Notre Dame na parte de trás das pontes cobertas.
- Rio I’ll: Em qualquer lugar ao redor do centro antigo, você pode passear pelas margens do rio e apreciar a arquitetura da cidade. A rota que eu gosto começa na Praça da Catedral até a Praça da República, passando por vários restaurantes de barco, o Palais Rohan, vendo pessoas caminhando na esplanada de Batorama, passando pela Igreja de São Paulo.
- Praça da República (Place de la République): Após a derrota francesa em 1870, a Alemanha planejava fazer de Estrasburgo a capital do Reichsland da Alsácia-Lorena. Este bairro, conhecido como a “nova cidade”, representava uma nova forma de planejamento urbano, com ruas largas, prédios administrativos e culturais, monumentos e luxuosas casas particulares. Também há o Palácio do Reno, a Biblioteca da Universidade e o Teatro Nacional. No centro da praça há um memorial de guerra do escultor Drivier, datado de 1936. Ele apresenta uma mulher com seus dois filhos, um que morreu pela França e um pela Alemanha, uma situação dramática que, infelizmente, foi muito real para a França durante as duas guerras mundiais.
Veja também como é o Mercado de Natal da cidade, o Capitale de Noel de Straßbourg na França.
Pontos turísticos e atrações em Estrasburgo na região da Alsácia, França
Onde ficar em Estrasburgo na região da Alsácia, França
Booking.comDicas gerais de viagem internacional
Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
- Primeiros e principais passos para planejar sua viagem
- Como escolher um hotel para sua viagem
- Dicas para usar o Google Flights e comprar a melhor e mais barata passagem aérea
Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Cintia Grininger diz
Que cidade linda! Já visitei outras regiões da Alemanha e da França, mas nunca estive na Alsácia. Parece mesmo um roteiro perfeito para um passeio de um dia.
Aninha diz
Estrasburgo parece ser um charme com essa arquitetura única. Ainda não fui à região, mas é um sonho!
Surian Dupont diz
Amei Estrasburgo! Já estivei na França mas não visitei está linda cidade. Próxima ida a França vou incluir no roteiro.
Lulu Freitas diz
Adorei as dicas de Estrasburgo. A França é muito diversificada. Cada região uma característica muito particular. Gostei muito da arquitetura da cidade, com um charme e beleza todo especial. Quero conhecer!
Murilo Pagani diz
Estrasburgo parece ser aquele tipo de cidade em que uma simples caminhada já um belo passeio, né?!
A região de Rio I’ll parece ser super linda!
Adorei as dicas do que fazer por lá!
Abraço
Angela C S Anna diz
tai uma regiao que quero muito explorar, acho que ano que vem finalmente vou dar uma passadinha em estrasburgo com o jean!