Depois de um tempo morando na terra da batata e do Currywurst, a gente percebeu que toda cidade na Alemanha tem uma estrutura básica composta pelos seguintes elementos:
- Marktplatz (centro comercial turístico) + Igreja + Museu + Casas antigas em estilo enxaimel = que carinhosamente chamamos de MIMCe
Assim ao passar dos anos e depois de visitar as principais cidades do país, nossas viagens acabaram ficando repetitivas, por mais que elas sejam fofas. Por isso nós sempre procuramos por lugares que estejam em um contexto diferente, como uma cidade na beira do rio, fincada no meio da floresta ou que tenha uma atracão interessante.
Preferimos claro quando conseguimos planejar as nossas escapadas no famoso formato de bate e volta, pois nada melhor do que dormir no aconchego do nosso lar.
E foi nesse esquema que visitamos Würzburg e Miltenberg, pérolas do rio Main, que cruza os estados da Baviera, Baden-Württemberg e Hessen.
Leia nossas informações, dicas e curiosidades que você deve conhecer antes de viajar para a Alemanha.
Miltenberg, a pérola do rio Main
Miltenberg é uma cidade minúscula encrustada nas montanhas e que está a beira do rio Main, essa junção confere a cidade o título de “a pérola do rio Main”. E ela faz jus ao título, pois é realmente bonita e o melhor de tudo, bem compacta facilitando a andança. Miltenberg é a típica cidade alemã com o combo MIMCe e um twist: aqui fica a pensão mais antiga da Alemanha, o Hotel Zum Riesen, fundado em 1411.
Nós estacionamos o carro no estacionamento que fica em baixo da Mainbrücke, ponte que cruza o rio Main, e fomos andando até o centro histórico da cidade. Eu falei que a cidade é compacta, né? Todos os pontos de interesse estão na Hauptstraße, a rua principal da Marktplatz.
As principais atrações turísticas de Miltenberg são:
- O Gasthaus Zum Riesen é o restaurante do Hotel Zum Riesen, que foi o local onde almoçamos uma comida típica da região da baviera, simples, farta e saborosa;
- O Alter Marktplatz, a antiga praça comercial da cidade;
- O Museum Burg Miltenberg, mirante muito lindo, com belas vistas da cidade e o do rio Main (queime calorias com a subida e aprecie a vista, vale muito a pena); e
- A Pfarrkirche St. Jakobus der Ältere, uma Igreja em homenagem ao São Tiago o Velho, imponente e linda.
Se você for passar a noite por lá, não deixe de fazer Tour de Observação Noturna em Miltenberg, onde um guarda irá conduzi-lo pelas ruas escuras da cidade.
De Miltenberg nós fomos para a cidade de Würzburg, foram 50 minutos até chegar e um balde de água fria.
Würzburg, primeira cidade da Rota Romântica Alemã
Já explicando o porquê “balde de água fria”, por ser a primeira cidade da rota romântica alemã, eu estava na hype de ver uma cidade no nível de Rothenburg ob der Tauber, cheia de casinhas em estilo enxaimel, parte de muralha antiga e etc. Mas o que encontramos foi uma cidade maior, arquitetura mais atual, mega muvucada com o pessoal se amontoando para pegar um copo de vinho na Alte Mainbrücke.
Para compensar, a vista da Alte Mainbrücke, a ponte velha principal, para o Festung Marienberg é realmente bonita, o que fez até que no final do dia fôssemos até o Festung, porém ele estava em reformas e não conseguimos visitá-lo internamente. O mirante dele para a cidade foi o que salvou a nossa ida até lá!
Não que viajar para Würzburg seja um furada, longe disse, além dos mirantes, o Residenz Würzburg e os seus jardins Hofgarten e Orangerie são maravilhosos e valem muito o passeio.
E a própria caminhada do Residenz até a Alte Mainbrücke é bem bonita, passando pela área central turística, por igrejas e a Würzburger Dom, a catedral da cidade, além é claro, pela Marktplatz.
Mas voltando para o principal ponto turístico e museu de Würzburg, o Residenz, um palácio barroco construído entre 1720 e 1744, é todo decorado com afrescos de pintores venezianos e uma escadaria de cair o queixo.
Infelizmente o palácio foi devastado pelo fogo aéreo durante a Segunda Guerra Mundial, mas como grande parte do acervo foi guardada antes do ataque, os danos foram concentrados em suas arquitetura, tendo as peças artísticas salvas e a perda para humanidade minimizada. A reconstrução e restauração levou 40 anos e hoje podemos visitá-lo em sua grandeza.
O passeio por suas instalações não é guiado e mesmo sendo imenso, a visita não é muito demorada, uma pena que não se pode tirar fotos e gravar vídeos. Já nos jardins as fotos são liberadas, então é só achar o melhor ângulo para aquela foto especial.
Também é possível escolher um local calmo, sentar e apreciar o passar do tempo. As esculturas, flores e árvores são excelentes companhias para sua visita.
Para quem vai fazer a Rota Romântica Alemã é um começo morno, mas não desanime, pois as outras cidades tende a atender qualquer expectativa.
Leia nossas dicas e roteiros de cidades e pontos turísticos para incluir no planejamento de sua viagem para a Alemanha.
Ofertas de Hospedagem no Estado da Bavaria na Alemanha
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Idelvani Langheinrich diz
Infelizmente assim como todas as cidades grandes e de meio porte ela foi destruída na guerra.
Edson Amorina Jr diz
Sim, isso é bem triste, no museu da Residenz dá para ver fotos da época… assustador.
Rui Barbosa Batista diz
Que cidadezinhas maravilhosas… parecem saídas de contos de fadas 🙂 ADORO essa Alemanha rural… até a comida parece excelente!
Suzy Freitas diz
Que delícia, poder fazer bate-voltas para cidades tão lindas! já me prometi que da próxima vez que for à Alemanha, darei uma escapadinha até o interior para visitar essas belezuras!
Luciana Rodrigues diz
Ando precisando voltar à Alemanha. Adoro essas cidadezinhas cheias de casa em enxaimel.
Fabio diz
Olá! Ainda não tive a oportunidade de visitar a Alemanha, mas só de ver essas construções diferentes já dá vontade. Deve ser uma cultura apaixonante. 😉
Mariana Antunes diz
As cidades de Würzburg e Miltenberg são bem bonitinhas, nunca fui para Alemanha, mas só de ver as fotos acredito que ia amar. Essas construções são bem característica. O mais próximo que fui foi no sul do país! rs Obrigada pela dica, não conhecia essas cidades!
Gabriela Torrezani diz
São lindas essas cidades! Eu entendo a coisa das viagens ficarem mto parecidas dentro do mesmo país, isso tbm já acontece com a gente aqui na Espanha… Mas eu curtiria muito visitar a Baviera na Alemanha!
Andrea diz
Desconhecia a rota romântica da Alemanha. Gostei das fotos. As duas grandes guerras destruíram muitas coisas, um lembrete importante para não repeti-las.
Paula diz
Essa é aquela Alemanha de casas de einxamel que todo mundo sonha! Eu ia adorar visitar esse palácio e os jardins!
Angela C S Anna diz
voltei 8 anos vendo miltenberg ai ahuehaue n eh todo mundo q conhece nao hein, top da balada ver em outro blog pq ooooi essas coisas sao escondidas!