Quase no final do verão, nós decidimos viajar para a Suíça e fazer um mini roteiro pelas regiões de Berna e Fribourg para aproveitar antes que o frio alpino nos faça hibernar.
O roteiro que fizemos foi de carro a partir da cidade de Berna, onde ficamos por duas noites. A primeira atenção, para dirigir pela Suíça é necessário comprar um selo chamado Vignette, que custa 40 Euros ou 38 Francos Suíços. A vantagem é que ao alugar um carro alugado na Suíça, ele já vem com o Vignette, já para quem aluga carros nos países vizinhos é necessário comprá-lo nos postos de gasolina ou mesmo na fronteira do país.
Leia sobre nossa publicação de Onde se hospedar na região de Berna, capital da Suíça.
Roteiro de viagem entre Berna, Thun e Fribourg
Thun
De Berna para Thun são 40 minutos em uma estrada bem tranquila e nós conseguimos estacionar o carro bem próximo ao centro histórico, onde começamos o nosso roteiro pela cidade.
Thun é uma cidade bem pequena, facilitando o deslocamento a pé. O único ponto que fomos de carro foi o parque Schadaupark, onde visitamos seu palácio. Mas perto do palácio tem um ponto de ônibus ajudando quem está passeando pela Suíça de trem.
A nossa primeira parada foi na parte alta da cidade, passando pela muralha da cidade onde andamos até chegarmos ao Castelo de Thun. O castelo data de 1200 e domina a vista da cidade, infelizmente não entramos e visitamos a parte interna do castelo, mas ficamos em um jardim um bom tempo com a picurucha correndo para todos os lados.
Depois até a igreja da cidade, Stadtkirche e de lá tivemos uma bela vista para o finalzinho do rio Aare e o lago Thun. Descemos pelas ruelas íngremes e passamos pela Obere Hauptgasse, a rua com dois andares… as fotos explicam melhor! 😉
Andando pela Obere Hauptgasse chegamos à Rathausplatz, local onde dá para tirar aquela foto de porta retrato. Sim, nós tiramos uma, enquadramos e ficou muito legal. A praça com o Castelo de Thun ao fundo. Perfeito! Na época do mercado de Natal, o lugar fica mais lindo, ainda… Dá uma olhada no Pinterest, nós precisamos voltar.
Com a genoveva reclamando fomos almoçar na ilhota que divide o rio Aare. Não lembro o nome do restaurante, mas sei que foi bom e caro como toda Suíça. Nessa região dá para ver uma pequena ponte coberta, a Untere Schleuse, mas a cereja do bolo fica um pouco mais pra frente.
Andando em direção à ponta da ilhota, chegamos ao Fluswelle Thun e a Obere Schleuse. O barulho impressiona, parecendo uma grande cachoeira. Não vimos, mas tem pessoas que surfam nesse trecho do rio. Nós só vimos um pai e o filho, uma criança, pulando de uma ponte mais perto da prefeitura.
Andando mais uns 30 minutos, isso a passo de tartaruga, chegamos à Kleist Inseli. Olha, é bonito, mas não vale a pena… Poderia ter tomado um gelato nesse tempo.
Pegamos o carro e então fomos para o parque Schadaupark. O lugar é muito bonito e com uma vista maravilhosa do lago de Thun, a foz do rio Aare e das montanhas.
Não tem melhor forma de fechar o passeio pela cidade de Thun.
Leia nosso Roteiro de Viagem pelos Alpes da Baviera no sul da Alemanha.
Oberhofen am Thunersee
O próximo ponto só existiu devido ao Pinterest. Eu queria por que queria ver o castelo de Oberhofen deitado sobre o lago de Thun. A foto é realmente linda! E pessoalmente, nem preciso dizer que tive aquele momento nooossa estou aqui…
Foram 30 minutos de Thun até Oberhofen am Thunersee, estacionamos o carro e fomos em direção ao castelo. Como tudo é planejado e nunca erramos, acabamos em um jardim lindo à beira do lago, florido, com vários nichos e a com a vista da parte de trás do castelo.
Já ficamos encantados com que vimos o combo jardim + lago + montanhas + barquinhos, mas faltava ainda ver o castelo do jeitin do Pinterest… obsessões… Andamos mais um pouco e chegamos no ponto! Para referência usar o restaurante Pier 17, perto dele tem um estacionamento.
Então foi a hora de babar e ficar com o sorriso bobo de sempre. E de tirar fotos, pois o dia estava mara, incluindo a foto que está na capa desta publicação. Como já era final da tarde a genoveva começou a reclamar e para atender seus pedidos fomos em direção ao nosso último ponto antes de retornar para Berna.
Uma hora depois chegamos a Fribourg, para comer o melhor fondue da vida.
Fribourg
A cidade é bonita, tem o charme de se situar na parte francesa da Suíça, de ser dividida em cidade alta e baixa, diversas pontes, fontes, mas nós somente fomos para comer mesmo.
Fomos jantar o fondue mais gostoso da vida no restaurante Cafe du Midi. Não estou brincando, melhor a minha genoveva não está de brincadeira. O restaurante é bem simples e você pode escolher diferentes tipos de queijo, nós fomos do básico moitié moitié servido com baguetinha e batatas. Divino!
Depois de saciados, nós curtimos o finalzinho dos raios do sol sobre a cidade baixa e medieval de Fribourg. Indicamos dois lugares lindos, a Cathédrale Saint-Nicolas de Fribourg e o mirante próximo do Funicular de St Pierre, com uma vista linda. Nós queríamos também visitar o Museu de Gutenberg, mas já estava fechado.
Com o fim do dia, era hora de voltarmos para Berna, numa viagem de 30 minutos em estrada duplicada e tranquila.
Escrevi como foi uma Caminhada pelas colinas de Signau na região do Emmental, Suíça.
Ofertas de Hospedagem em Berna na Suíça
Ofertas de Passeios e Atrações Turísticas na Suíça
Dicas gerais de viagem internacional
Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
Primeiros e principais passos para planejar sua viagem
Como escolher um hotel para sua viagem
Dicas para usar o Google Flights e comprar a melhor e mais barata passagem aérea
Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:
Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Cristina diz
A Suíça é mesmo um país encantador! Cada cidadezinha que vejo me apaixono ainda mais. É também um país caro, mas que vale a pena. E esse fondue? Morri por aqui!!! Parabéns pelo post, muito inspirador!
Jair Prandi diz
Que lugares lindos! Um espetáculo!
Mas os nomes, hein! Nem imagino como se pronuncia!
Lulu Freitas diz
A Suíça está no meu radar e esse post chegou em boa hora. Você fez o comentário que sempre leio sobre o país… tudo é lá caro. Mas não vou desanimar!
Angela C S Anna diz
eu simplesmente amei conhecer essa cidade, parece uma pintura a vista da torre! voltamos de barco pra interlaken e foi muito legal ver a galera pulando na agua e surfando aheuaheua
Gisele Prosdocimi diz
Juro que a única coisa que entendi no título foi “o melhor fondue da Suíça” e isto já foi o suficiente pra me chamar a atenção, rsrs.
Apesar das palavras incompreensíveis, amei as dicas dos destinos e as fotos da filhota, que simpatia.
Beijos.