Em minha viagem a trabalho para a Cidade de Ho Chi Minh no Vietnã, eu consegui fazer alguns passeios, seja por conta própria ou contratando agências de turismo. Eu já escrevi sobre os Passeios de Motoca pela Cidade de Dia e de Noite e também sobre a navegação pelo Rio Saigon e Delta de Mekong.
As agências que contratei foram as Les Rives Experience e a XO Tours, mas existem outras agências que valem ser consultadas, para comparar preço e roteiros, por exemplo:
Neste post eu vou detalhar o passeio Cu Chi Tunnels & Vietnam Countryside Experience, que já adianto que achei uma experiência muito legal.
Já leu sobre o planejamento de minha viagem para a Cidade de Ho Chi Minh no Vietnã? Escrevi sobre visto, hospedagem, transporte, impressões, passeios, restaurantes e compras.
Visita aos Cu Chi Tunnels usados na Guerra do Vietnam
O tour para os Túneis do Cu Chi é curto, mas não menos interessante que os outros que já comentei. Ele começou com a agência de turismo me levando do hotel até o píer de Ho Chi Minh City, onde embarcamos no Speed Boat no rio Saigon.
Iniciando o passeio por um rio com uma largura absurda, pouco mais de 10 minutos depois de partirmos, os prédios altos da cidade foram substituídos por uma vegetação bem verde. Eu fiquei com a impressão de que essa parte do rio é muito mais limpa do que a que naveguei no Delta do Mekong.
Nós estávamos em 15 pessoas e mesmo sendo um grupo maior do que nos outros passeios, o café da manhã foi farto, com muito café gelado ou em vietnamita Ca Phe Sua Da. Depois de uma hora e meia, chegamos ao píer de Cu Chi e lá começamos a nossa visita. E como fomos bem cedo, conseguimos passear antes da invasão dos grupos maiores de turistas.
O centro de visitação é uma lição de perseverança, audácia e da engenhosidade do povo vietnamita. A cada parada do passeio fui surpreendida com as armadilhas, métodos e árduo trabalho da população e do exército durante a guerra americana contra os Estados Unidos e Vietnã do Sul.
São 250 km de uma intrínseca rede de tuneis, com até 20 metros de profundidade, usados como armadilhas, casa, armazém de comida e armas, rota de fuga etc.
O passeio passa por diversas áreas do complexo e vemos armadilhas, esconderijos para posicionamento de atiradores, como eram montadas as munições, acampamentos e, o ponto mais interessa, nós passamos por dentro de um dos túneis. Só não gostei dessa parte, por que percorremos apenas 20 metros e corrido demais.
Depois da visita, nós tivemos um belo almoço à beira rio e, como sempre no Vietnam, a Genoveva saiu da miséria com a comida local. E em seguida, eu me separei do grupo principal, que retornou a HCMC de Speed Boat, e fui de van percorrer a área rural da região.
Vietnam Countryside Experience
Eu achei a região rural do Vietnã muito bonita, mais limpa e menos caótica do que a cidade de Ho Chi Minh e olha estávamos somente a 40 km da cidade.
A primeira parada foi em uma vila onde as mulheres fazem artesanalmente o papel de arroz, muito usado na culinária vietnamita. É um processo muito legal e lembrou muito da visita que fiz em uma cooperativa de argan no Marrocos. O som do papel secando nas esteiras de palha é muito legal, lembra estalinhos elétricos.
A segunda parada foi em uma fazenda orgânica, que achei OK, e na sequência visitamos uma plantação de seringueiras, que eu achei muito interessante, pois nunca tinha visto uma seringueira antes na vida e nem como eles coletam o látex.
A última parada posso dizer que foi intrigante, pois nós visitamos uma fazenda de grilos. Isso mesmo, uma Fazenda – De – Grilos. Ah! E eles também criam lagartos, ambos vendidos para consumo humano. E o preço do quilo dos bichinhos não é barato não, viu? O lagartinho custa 20 dólares/kg e o grilo, pasmem, 40 dólares/kg.
Além de apresentar a fazenda, eles também prepararam uma refeição típica com esses ingredientes. Eu não provei nada, mas o casal de suecos que estava comigo mandou ver. Fiquei no meu chá verde e jasmim, que estava bom demais.
Eu ainda preciso quebrar estereótipos, pois, pensando racionalmente, é uma boa alternativa proteica para a carne bovina, suína e aves. Mas ainda tem um bom caminho para ter essa mudança…
Depois desse grand finale, nós retornamos pelo trânsito caótico para Ho Chi Minh City.
Ofertas de Hospedagem na Cidade de Ho Chi Minh no Vietnam
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Ruthia diz
Isso foi uma imersão cultural pelo Vietname, e eu adorei. Nunca pensaria visitar os vestígios da guerra com os EUA, mas acredito que ficou com uma perspetiva muito diferente do país.
Como os grilos estão caros! Quem diria?!
Edson Amorina Jr diz
A Vivi acabou não experimentando, eu não sei se comeria… haha
Lulu Freitas diz
Que passeio interessante! Como os túneis são apertados! Fiquei imaginando os soldados ali escondidos durante na guerra. Muito curiosa a fazenda de grilos, mas igual a você eu ia pular a refeição e comer os bichinhos
Katarina diz
Ahh, essa viagem foi demais! Vendo os grilos, me lembrou as tanajuras que comia quando criança em Pernambuco. Só saindo de lá me dei conta como era estranho pra outras pessoas. E hoje é pra mim, hahahaha.
Leo Vidal diz
Melhor coisa quando conseguimos conciliar nossas viagens de trabalho com lazer. Um sonho ainda conhecer o Vietnã.
Mayte diz
Tenho muita vontade de conhecer o Vietnã, deve ser uma viagem surpreendente. Eu já havia lido sobre os túneis e fico imaginando como era a situação dos soldados. ótimo POST.
angela sant anna diz
bahh os americanos devem ter ficados putos da cara com essas taticas ninjas ai dos vietnamitas…ai os eua foram la e sacanearam geral com o agente laranja, uma tristeza que nao tem limites