O Monastério de Rila na Bulgária, também conhecido como Mosteiro de São João de Rila, é uma preciosidade e claro que, durante a minha curta passagem pelo país, eu não perdi a oportunidade de visitar este lindo Patrimônio Mundial da UNESCO.
Fundado no ano de 927 pelo padroeiro e primeiro eremita do país João de Rila, canonizado santo pela Igreja Ortodoxa e também pela Igreja Católica Apostólica Romana, o Monastério de Rila é considerado uma das maiores atrações turísticas e de peregrinação religiosa da Bulgária.
Como chegar no Monastério de Rila na Bulgária
Ele fica localizado no vale do rio Rilska, a aproximadamente 1 hora e meia da capital Sófia de carro. A estrada é bem tranquila, lembra muito a Rodovia Bandeirantes do Estado de São Paulo, ela é bem sinalizada, conservada e com paisagens belíssimas dos montes Rila.
Ah! Mas ela é melhor, muio melhor: não tem pedágios. 🙂
O estacionamento do local é pago, porém bem baratinho, mas a entrada para o monastério e igreja é gratuita. Você pode encontrar no mais informações no site oficial do Monastério de Rila em inglês.
A parede e também muralha de proteção do mosteira são bem simples, mas as cores e riqueza de detalhes de seu portão de entrada já mostra um pouco do que vamos encontrar.
Leia também nosso roteiro de 1 dia em Sófia, capital da Bulgária.
Visitando o Monastério de Rila na Bulgária
Como o meu voo atrasou uma hora e meia, eu cheguei no finalzinho do dia e assim o Monastério estava completamente vazio e todo para mim. Mas nem tudo são flores e não pude visitar o museu do monastério, nem provar um Mekitsa, uma das iguarias locais, uma massinha frita polvilhada com açúcar, pois estava tudo fechado.
Mesmo com esse imprevisto pude visitar a impressionante Igreja da Natividade, que é principal igreja do mosteiro, e ainda presenciar uma celebração ortodoxa. Ela é lindamente decorada com muitos detalhes em dourado e a luz do final do dia deixou uma áurea surreal.
O exterior da igreja também é lindo e decorado com afrescos, rendendo muitas fotos lindas. Parecido com as igrejas católicas que conhecemos no Brasil, foram pintados trechos e motivos bíblicos, com muita representação do céu e do inferno.
O pátio do mosteiro também foi um ponto alto, eu adorei os prédios listrados de branco e vermelho queimado. São onde ficam os escritórios e salas, entrada para os museus e também as celas que acomodam os monges.
E como última informação, vale destacar a Torre Hreliova, que é a estrutura mais antiga do Mosteiro de Rila, construída em 1334-1335, por Hrelja Ohmućević, um dos mais importantes senhores feudais da história da região.
Com 23 metros de altura, ela servia como torre de vigilância e proteção do monastério e também como um lugar seguro para guardar os objetos de valor e seus prisioneiros.
É possível dormir no Monastério de Rila na Bulgária!
Uma curiosidade bem legal, é possível dormir no Monastério de Rila. Eu vi duas senhoras chegando de mala e cuia para ficar por lá, não existem muitas informações disponíveis, apenas um telefone de contato no site oficial: +359 896 872 010 (contato de segunda a sexta-feira das 10h as 19h).
Em alguns fóruns de viagem, eu li que eles não garantem a reserva com muita antecedência, muitas vezes confirmando na sua chegada. Porém ao mesmo tempo, existem vários quartos disponíveis.
Além da experiência de dormir num lugar tão especial e importante para a Igreja Ortodoxa e para a Bulgária, os hóspedes tem também a liberdade de caminhar no terraço e corredores, que são fechados para visitantes comuns.
O passeio até o Monastério de Rila é uma ótima viagem bate e volta a partir de Sófia, que pode ser feita de carro, transporte público ou via várias opções de Tours.
Mas não importa o meio que você use para chegar, é uma linda experiência de viagem.
Conheça nosso roteiro de 1 dia em Plovdiv na Bulgária.
Ofertas de Passeios para o Monastério de Rila
Ofertas de Hospedagem na região de Sofia na Bulgária
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Camila Neves diz
Uauuuu!! Fiquei impressionadissima com os detalhes do monastério. Lindissimo! 🙂
Thiago diz
Fiquei impressionado com a ornamentação da Igreja. E o monastério com um todo é muito bem organizado e cuidado. Não conhecia. Curti.
Anna Luiza Santiago diz
Nossa, que lugar mais lindo. Adoro conhecer igrejas. Realmente, uma preciosidade que merece ser visitada.
Marlise V. Montello diz
Nossa, que fotos lindas! Eu sou apaixonada por estes lugares, tiro zilhões de fotos e fico encantada com tudo. Vou colocar na minha lista!
Janete diz
É um dos lugares que quero há muito conhecer! O seu post está super completo e até guardei para consultar no futuro! Valeu!
Analuiza diz
Que lugar incrível! Estou completamente apaixonada! Exatamente o tipo de lugar que eu adoro visitar!!! Encantada! Ah! Que quero muito conhecer esta Bulgária! 🙂 Dormir ai deve ser o máximo. Gostaria também de assistir ao culto. Gosto de ver os mais diferentes rituais.
Itamar Japa diz
Adorei o post! Sou meio fissurado nestas igrejas! Acho muito bonito os detalhes! Imagino que se algum dia for a região, irei tentar dormir no local. hehe.
Marcia Picorallo diz
Só paulista mesmo pra valorizar uma estrada boa e sem pedágios ahaha.
Lindo este monastério, muito boa a dica, acho que é pouco conhecido pelos brasileiros.
Edson Amorina Jr diz
Hahaha… temos tanto trauma de pedágios que sempre ficamos surpresos! 😛
Diego Arena diz
Quantos detalhes tem esse Monastério eim. Tanto na parte externa quanto as pinturas no teto. Achei lindo. Com certeza um passeio bem interessante para se fazer na Bulgária.
Obrigado por compartilhar.
Dalila Barakat diz
Bulgaria parece ser um pais lindo, né? Tive oportunidade de ir uma vez e não fui. Me arrependi! Vou guardar essa sua dica.
Wandering life - Catarina Leonardo diz
Uau, que monumento fantástico. Ainda bem que foram! Nunca fui à Bulgária, mas parece ser um local que eu muito provavelmente também gostaria de visitar. Boa dica.
Lulu Freitas | Let's Fly Away diz
Deve ser muito interessante se hospedar lá. Um belíssimo lugar, de arquitetura bastante singular (adorei os afrescos e o pátio interno). Fico imaginando como seriam os quartos…