Nós saímos da cidade de Mostar, visitamos a vila fortificada de Počitelj e antes de voltar para o hotel, paramos para visitar o famoso monastério dervixe Blagaj Tekija na Bósnia e Herzegovina.
Para visitar o local, você passa pelo centra da cidade de Blagaj até o monastério e para num bolsão de estacionamento que fica a uns 10 minutos de caminhada do local. É mais fácil parar o carro por lá do que ficar procurando uma vaga perto da entrada do monastério.
Situada na fonte do rio Buna, origem do rio Neretva que corta a cidade de Mostar, fica o Blagaj Tekke. Um lugar para retiro espiritual, que servia para abrigo ou estudo de seguidores do Sufismo, uma corrente mística do Islamismo. Em comunhão com a natureza ao seu redor, a construção data do século XVII após o império Otomano e, mesmo sendo reparada em diversas ocasiões, é preservada em sua arquitetura original até hoje.
Porém chegando perto do monastério tive uma surpresa, o entorno tem vários restaurantes e lojinhas de souvenir na beira do rio. Não achava que iria encontrar algo assim, pensei que seria algo mais zen, sei lá. Por isso quando vi o monastério ao longe, acabei que fiquei um teco decepcionada, pois a vista não era a mesma que eu tinha visto no Instagram e Pinterest.
Para ver e tirar uma foto que remetesse a tranquilidade que imagina, eu saí caçando um lugar para atravessar o rio e chegar em um ponto legal. Achei uma trilha que passa por detrás dos restaurantes e que acaba no spot, quase na entrada da caverna e de frente para o monastério, com a vista que queria.
Parei por um tempo, esperando as pessoas irem embora para captar o momento desejado, e enquanto eu estava sozinha lá, senti uma tranquilidade sem igual, olhando aquela água de cor esmeralda, a caverna misteriosa e o monastério exótico.
Uma sensação que nem a foto mais bonita na Internet havia me passado.
Além da vista exterior e os bares e restaurtantes, é possível fazer um passeio de barco pela caverna e visitar o monastério, porém acabou não fizemos nada disso, devido ao cansaço das subidas e descidas em Počitelj.
Mas foi uma experiência tão legal, que mesmo que você também não faça esses tours, vale a pena a visita do local.
Já no cair da noite, nós voltamos para nosso hotel em Mostar para descansar, pois no dia seguinte pegaríamos as estradas do interior da Bósnia e Herzegovina até chegarmos em Perast, já em Montenegro.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
viajei_compartilhei diz
Lindo demais. Adorei o post e as fotos. Pena que nao deu para fazer o passeio de barco.
Helen Waldemarin diz
Realmente lindo o lugar! Imagino o que tenha sentido!!!
Juliana Rios (Juny) diz
Que lugar maravilhoso! Nunca pensei que houvesse paisagens tão belas na Bósnia e Herzegovina, um país ainda pouco conhecido pela indústria do turismo.
Vou tentar incluído no meu roteiro pela Europa!
Cynara Vianna diz
Quero muito conhecer a Bósnia, fico encantada com a cor da água de lá. Adorei o post.
Amanda Saviano diz
Que lindo!! Quero muito conhecer um dia!
Fabia Fuzeti diz
Que lugar LINDO! Confesso que não conhecia, mas agora está na lista de desejos. às vezes é assim mesmo, a expectativa com as fotos de instagram às vezes não se cumpre… mas pode ser até melhor!
Camila Lisbôa diz
Cada vez mais me surpreendo com esse país lindo! Tenho uma amiga de lá que sempre me mostra foto e fico BABANDO!!
Taís diz
Quero muito conhecer esse lugar!! Na minha mente tb era um pouco mais zen, não imaginava que tinha essa instrutura turistica bem ao lado.. Adorei ler teu relato, me deixou mais animada pra minha viagem atéa Bosnia! 🙂
Cristina Souza da Rosa diz
Que lugar lindo! Tão decepcionante quando a gente chega em um lugar cheio de lojinhas e restaurantes para turistas. Ainda bem que vc conseguiu um ângulo legal para fazer as fotos. Ficaram lindas.
Ana diz
Tem lugares lindos no mundo que nem imaginamos! E esse é um dos que eu não conhecia mas me parece que vale a pena. Pena que muitas vezes estragam os locais com tanta “lixo” para turistas 🙁
Flávia Donohoe diz
Que lugar lindo, com certeza quero visitar Mostar e também quem sabe passar pelo Sul da Croacia! Louca para explorar esses lados!
rui batista diz
Estive nesse belo lugar há uns bons 10 anos… que bom foi recordar. E aprender mais do que já sabia sobre um dos mais especiais destinos da Bósnia-Herzegovina. Belo trabalho.
Lid Costa diz
Essas fotos estao fantásticas! Já quero conhecer! Vou pesquisar mais, quem sabe nao dou um pulinho aí já que eu estou pertinho daí (estou morando em Budapeste por agora 😀 ).
Edson Amorina Jr diz
Budapeste é linda, precisamos voltar. 🙂
Ana Carolina Miranda diz
Que lugar incrível! Ainda não tinha ouvido falar, mas amei ver as fotos e fiquei morrendo de vontade de conhecer.
Carla Mota diz
Parece ser um lugar mágico. Um dia pretendo fazer uma viagem pelos Balcãs. Ainda não é para já. Vai ter que esperar.
Claudia diz
Lindo mesmo, estou adorando os posts da Bósnia. Mas eu dava um jeito de ter feito o tour ! 😉
Clau Bins
Viviane Carneiro diz
Nossa… que lugar incrível e que fotos lindas! Adorei o post!
Diana Contramapa diz
O Mosteiro parece-me um belo monumento, assim colocado na rocha. E você tirou uma excelente fotografia do por-do-sol, parabéns!
angela sant anna diz
que lugar encantador! parece até um cenário de filme de ficção com esse azul e o edificio refletido, maravilhoso!