Quem não adora fazer uma viagem curta de vez em quando para quebrar a rotina? Se estiver em terras germânicas, a cidade de Wiesbaden na Alemanha é excelente opção para um passeio de final de semana.
Ela fica na distância de:
- 40 min de Frankfurt
- 1h40 de Colônia
- 2h15 de Stuttgart
Esse percurso pode ser feito tanto de carro, quanto por trem, para isso é só pesquisar e comprar a passagem no site do DBahn.de, a empresa de transporte ferroviário mais importante do país.
Capital do estado de Hessen, Wiesbaden é uma cidade riquíssima, elegante e muito, muito bonita. Mas diferente das cidades listadas acima como ponto inicial, ela ainda não foi rendida pela modernidade e ainda respira os ares dos velhos tempos.
Nós decidimos dormir duas noites por lá, de sexta-feira até domingo, e o hotel escolhido para nos hospedarmos foi o Radisson Blu Schwazer Bock. Além de ser muito bem localizado, possibilitando que fizéssemos praticamente todo o roteiro a pé, o hotel foi bem legal para os pequenos, com quartos super espaçosos e confortáveis, uma piscina aquecida muito boa e um café da manhã que faz a genoveva chorar só de lembrar.
Roteiro de visita por Wiesbaden na Alemanha
No nosso passeio visitamos os seguintes pontos:
- Kochbrunnen, que é uma fonte natural de água quente que chega a incríveis 85ºC;
- Goldgasse, rua com vários restaurantes, onde comemos um hamburger muito bom;
- O maior Relógio Cuco do mundo (existe uma atualização que na região da Floresta Negra, na cidade de Triberg, já tem um maior);
- Marktkirche, a linda igreja da cidade com o seu teto azul maravilhoso;
- Marktplatz, a praça principal e, como em toda Alemanha, o coração da cidade e onde se encontram a antiga e nova prefeituras e o Stadtschloss;
- Heidenmauer, que é um pedacinho dos muros medievais da cidade;
- Warmer Damm, que é um lindo parque em estilo inglês, onde fica o teatro da cidade, que estava lotaaado com a molecada jogando Pokemon Go;
- Kurhaus, um prédio maravilhoso que antigamente funcionava uma casa de tratamento com água termal, e que hoje abriga o famoso cassino da cidade (que atrai muitos senhorzinhos e senhorinhas que andam pela cidade todos na estica).
Todos esses pontos visitamos a pé, regado a muita água e sorvete, pois o calor tava de matar.
O único que não foi possível ir a pé, foi o Parque Neroberg, para onde fomos de taxi, que levou pouco menos de 10 minutos, e votamos de ônibus, apenas meia horinha.
E já adianto que o lugar é lindo, a cereja do bolo!
O principal ponto a ser visitado do Parque Neroberg é a Igreja Ortodoxa Russa, que além de ser simplesmente linda, possui uma história maravilhosa:
Uma duquesa russa e um conde alemão se casaram, segundo a lenda, por amor à primeira vista. Os dois, depois de passarem um tempo São Petersburgo, foram morar em Wiesbaden, onde eram queridos por todos. Um tempo se passou e a duquesa ficou grávida, transbordando a cidade de alegria. Porém, devido a uma fatalidade, a duquesa e o seu bebe faleceram durante o parto! Wiesbaden ficou de luto por mais de 2 anos e para homenagear a amada, o conde construiu a Igreja Ortodoxa Russa para enterrar a esposa e filha. A colina Neroberg foi escolhida, para que o conde sempre pudesse ver o local onde sua família amada repousava da janela do Schloss Biebrich. E todos os dias, o conde levava flores frescas ao túmulo e pediu para que essa tradição fosse mantida para sempre, mesmo após a sua morte. E isso é feito até hoje…
Para chegar até a igreja há duas opções, ir de Nerobergbahn, o funicular do parque movido por contrapeso da água, ou fazer trilha ladeira acima. Como somos atletas e destemidos, nós decidimos… ir de funicular! 😛 Depois de cinco minutinhos já estávamos no topo.
De lá, mais cinco minutos de caminhada, nós chegamos à Igreja Ortodoxa Russa. Para visitá-la é necessário comprar um ingresso de 3 € e, mesmo que ela seja muito pequenina, ela é linda e ricamente decorada. Muitos detalhes para perder o tempo admirando.
O sarcófago onde está a duquesa e sua filha contrasta com o colorido do local, já que ele é todo em mármore branquinho… Muito lindo mesmo, vale a saída do centrinho de Wiesbaden.
Além da igreja, o Parque Neroberg tem um mirante com uma vista bastante ampla da cidade, ruínas de um estádio romano e várias trilhas pela floresta. E para quem quer saciar a genoveva antes de voltar para o centro da cidade, tem um restaurante com comida loca e cerveja muito boa.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Camilla Kafino diz
Gente, to eu aqui organizando minha próxima viagem onde vamos incluir a Alemanha no roteiro e me deparo com essa delícia de post! Adorei e anotei tudo.
Luciana de Campos Assis diz
Wiesbaden me pareceu muito gostosa, o duro é conseguir pronunciar o nome da cidade do jeito certo né? Rs Seus posts sempre são excelentes guias para a viagem, tudo pronto.
Cristina e Renato diz
Roteiro completíssimo! Amamos as cidades do interior e a Alemanha é campeão nesse ponto! Abraços, Cristina e Renato.
Itamar Japa diz
Que lugar lindo! E que cereja eim! Adoro igrejas ortodoxas são lindas, e esta pra variar, é linda também! Adorei o post!
Flávia Donohoe diz
que lugar interessante Viviane e adorei as curiosidades, também adoro o estilo das igrejas ortodoxas, lindas fotos!
Claudia Bins diz
Linda cidade, adorei o passeio e as fotos!
Clau
Eliana C. Pereira diz
Não conhecia essa cidade e achei um charme… Vou ter que incluí-la em uma próxima viagem à Alemanha…
Lidiane Albuquerque diz
Que legal ! Adorei o post, pretendo passar o réveillon em Colônia e terei uns dias para fazer bate e volta a partir de Colônia, estou pesquisando quais lugares ir. Tem mais dicas ou sugestão ? Obrigada.
RAfael diz
A arquitetura alemã me fascina, com certeza em alguma eurotrip, estara no meu roteiro. Bonito demais, duro sera a comunicação hehehe
Fábio Junior Alves diz
Uau, adorei o post e as dicas do roteiro, maravilhoso!
Anderson Kaiser diz
Que lugar interessante. De fato a Alemanha tem muito dessas “pequenas cidades” que são verdadeiras surpresas. Tem muito o que se explorar nos arredores, com certeza.
Camila Lisbôa diz
Vi a foto e o título… gente, tem cara de Russia isso aí e não Alemanha! hahahaha… No fim deu pra entender que é um pouco de tudo 🙂 A opção é muito boa pra um fds, adorei!
Carlos Roberto e Gleidys diz
Alemanha, um objetivo logo ali na esquina. Me aguarde 2018
Juliana (www.turistando.in) diz
Obrigada por compartilhar essa dica conosco!
Peguei uma paixão pela Alemanha de uma forma que eu não iria imaginar! Não conheço ainda essa parte, mas jà deixei este post salvo pois temos planos de retornar para ficar mais tempo por ai!
Filipe Morato Gomes diz
Não sou apaixonado pela Alemanha, mas na verdade conheço muito pouco. Curiosamente, nos últimos tempos mais gente me tem falado de pequenos recantos que valem mesmo a pena neo país. Wiesbaden é um desses lugares, gosto muito de igrejas ortodoxas. Obrigado pela partilha.
Francisco Agostinho diz
Foi por muito pouco que não fui até à Alemanha, iria ser na zona, mas não nesta cidade, para ver mercados de Natal. Esperamos ir noutra ocasião !
Luiz Jr. Fernandes diz
Alemanha é realmente surpreendente. Quero voltar mais vezes e conhecer lugares memoráveis como Wiesbaden. Abraços!
Rozembergue diz
Que cidade linda! Pena que não ouvi falar antes, pois teria a visitado em minha última passagem pela Alemanha! Parabéns pelo lindo post!
Viviane diz
Tenho muita vontade de conhecer a Alemanha e esse post me deixou com mais vontade ainda. Que lugares lindos!!!
Naiara Back de Moraes diz
Não conhecia essa cidade da Alemanha. Adorei 🙂 Geralmente as cidades germânicas seguem uma característica padrão, mas essa, em algumas fotos me lembrou as igrejas de Moscou e a paisagem do Douro.
angela sant anna diz
realmente que lugar magnifico! achei muito bonita a história do casal e mais ainda saber que as flores são levadas até hj! as fotos tão demais!