Nós sempre tivemos vontade de conhecer a Eslováquia e durante nossa viagem por Viena, na Áustria, resolvemos passar um dia em Bratislava (um clássico de roteiro de viagem, não?).
Durante o estudo sobre o país, eu li em muitos lugares que depois da separação da República Tcheca, a Eslováquia tinha ficado com a parte mais sem graça do país… Ledo engano, para a minha surpresa Bratislava, essa cidade de muitas árvores e muitos tons pastéis, tem muito a oferecer e é uma viagem que merece muito ser feita.
No início do nosso planejamento a ideia era sair de Viena de navio, curtindo as paisagens do rio Danúbio, mas como o dia que tínhamos escolhido era feriado na Áustria, os tickets tinham esgotado dois meses antes (não não sabíamos). No final as opções que restaram era ir de trem ou de ônibus, decidimos ir de trem. O bom é que que poupou o nosso bolso (é mais barato que ir de barco) e ainda proporcionou boas paisagens.
Nós compramos as passagens dois dias antes no posto de atendimento da OBB (Österreichische Bundesbahnen) na estação central de Viena (Wien Hauptbahnhof) com destino até a estação Bratislava Hlavná (Bratislava Hvavná stanica). Se você já tiver tudo planejado, é possível fazer a compra no site e não correr nenhum risco.
Ah! Também é possível fazer um esse daytrip a partir de Budapeste na Hungria.
Da estação Hlavná até o centro histórico não me perguntem qual tram pegar, pois foi uma sucessão de erros e de confusões que no final das contas nem lembro direito… O mapa dos trams + ônibus é confuso e infelizmente as pessoas não falam tanto inglês assim. Foi o santo dos viajantes errantes que nos ajudou no final das contas. Então não faça como a gente e tente advinhar qual condução pegar, é bem melhor ir a pé, são apenas 20 minutos e já começa a visita da cidade.
Tá, ok! Se você não quiser andar, esse é o mapa do transporte público de Bratislava e para ir da estação de trem até o centro da cidade, você pega a linha 93 ou a linha 1.
Finalmente no centro histórico, começamos a nossa caminhada e o que me surpreendeu foram as cores dos prédios em tons pastéis e o tom festivo da cidade. Como nós não tínhamos um roteiro bem definido, apenas os principais pontos turísticos anotados, fomos para a Centro de Turismo e fizemos o trajeto sugerido por eles.
O legal do roteiro sugerido é que ele passa pelas principais ruas, vai até o Castelo e não deixa de lado as famosas estátuas de Bratislava: o #CUMIL, o #SCHONE NACI e o #NAPOLEON SOLDIER.
Nós acabamos não encontrando o #PAPARAZZI, então se você souber onde fica, por favor compartilhe com a gente! 😀
Então nosso dia em Bratislava foi seguir o Caminho Real, que passa pela Praça Central Hlavné Námestie, pela Porta de Miguel, que é um dos principais cartões postais da cidade, voltando para a Catedral St. Martin, que tem uma vista bem bonita do Castelo e dos Muros da Cidada Velha.
Depois de passear e aproveitar bastante, nós voltamos para a praça central e comemos um bolo com chocolate quente no Schokocafe Maximilian Delikateso. Foi uma boa escolha para apreciar um pouco mais da beleza da cidade no entardecer.
Se estiver procurando um passeio mais radical, o blog amigo Apure Guria escreveu sobre o Skywalk Bratislava na UFO Tower. Já para finalizar o dia, nós voltamos para os Muros da Cidade, admirar um pôr do sol (mesmo que tímido) e começar nosso rotorno para a Estação Hlavná.
Foi uma ótima escapadinha de Viena e oportunidade de conhecer um pouco mais de um novo país.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Bianca Cavalcanti diz
Assim como vocês, fiz o bate-e-volta para a Bratislava a partir de Viena, de trem, e recomendo muito mesmo. Obrigada por me lembrar dessa viagem maravilhosa… ótimo post com todas as dicas necessárias para o bate-e-volta! 🙂
Edson Amorina Jr diz
Que bom que trouxe memórias boas, Bianca. Fico bem feliz! 😀
Carlos e Gleidys - Nas Estradas do Planeta diz
Uma delícia o humor contido nas estátuas. Sugere que a personalidade do povo local é receptiva ao turista. Sensação de Bem Vindos.
Edson Amorina Jr diz
É, as estatuas foram uma boa sacada para trazer mais turistas e fazê-los percorrer mais o centro antigo.
Gê Azevedo diz
Que lugar lindo! Ainda não conheço e seu post me fez vontade. O centro histórico parece encantador!
Edson Amorina Jr diz
Oi Gê, é muito legal mesmo, se tiver por perto, pense em incluir essa escapada no seu roteiro.
Renata Sucena diz
Europa é demais, né? Pensar que em 1 horinha você está em outro país, é o máximo!! Eu tenho um post também sobre o bate e volta a partir de Viena… hehe
Abraços,
Renata
Edson Amorina Jr diz
Oi Renata, adoramo isso mesmo! Você consegue criar seu roteiro e é só aumentar 1 ou 2 dias para incluir um novo país. Muito bom mesmo. 😀
Adriana Magalhães Alves de Melo diz
Eu fui pro Leste Europeu no século passado hahaha, eles tinham acabado de sair do comunismo.
Fui pra Praga e o trem passou pela Eslováquia, tivemos que tirar o visto e passar pela imigração só pra ficar uma hora de trem no pais, pode?
Naquela época, as únicas pérolas do leste europeu pros turistas eram Praga e Budapeste, que eu conheci. Nem pensei em ir a Bratislava. Agora deu vontade… Parabéns pelo post.
Edson Amorina Jr diz
Que legal, Adriana! :O Toda vez que visito esses lugares, que hoje são turísticos, eu fico pensando como seria visitá-los no passado. Muito boa experiência a sua, mesmo! 😀
angie diz
Quando vi a primeira foto e li Namestie já fiquei contente pois entendi uma palavra ao menos ahuehae Aí que vi quera Eslováquia e não Rep. Tcheca, mas tudo bem! Não conhecia nada sobre o país, achei bem lindo e com a mesma atmosfera de Praga! Provavelmente é mais tranquila e alguns lugares parecem bem mais cuidados! gostei!
Edson Amorina Jr diz
É Guria, ainda bem que eles pensam em nós, pobres turistas analfabetos, e incluem umas palavras em inglês por aí… rs
Alessandra Maróstica de Freitas diz
Fiquei tentando ler, em vão, algumas palavras nas fotos. Meu Deus, que idioma esquisito rsrs. Estou imaginando como deve ser a pronúncia. Mas isso não diminuiu minha vontade de conhecer Bratislava. Sei que o santo dos viajantes errantes também vai me proteger!!! Ótimo post!
Edson Amorina Jr diz
Eu não consigo nem lembrar como é eles falando… hahaha… mas pelo menos nessas partes centrais é fácil falar em inglês e mesmo quando a gente se perdeu no busão, conseguimos alguma ajuda. 😀
Dayana diz
Nossa, curti demais a Bratislava. Esse nunca que é um dos primeiros lugares que se pensa em visitar na Europa, mas é super encantador.
Adorei as estátuas! haha
Edson Amorina Jr diz
Siiim, não é um dos lugares que pensamos em ir quando estamos fazendo um roteiro pela Europa, mas se sobrar aquele 1 ou 2 dias, vale o pulo.
Camila Lisbôa diz
Como é fotogênica Bratislava?!? Essas estátuas todas são ótimas pra essas fotos lindas 🙂 E o bom é que esse roteiro de um dia pareceu ser bem gostoso de fazer e sem mta correria 🙂 Adorei!
Edson Amorina Jr diz
Oi Camila, sim, é bem gostoso o lugar e acabamos pegando um bom dia. Pelo menos o centro antigo e o castelo são possíveis de fazer num daytrip sem correria, bem tranquilo.
Eloah Cristina diz
Babando aqui na experiências e fotografias de vocês. Li e conheço muito pouco sobre a Eslovaquia. Obrigada por nos apresentar tantas riquezas.
Edson Amorina Jr diz
Oi Eloah, a gente conhecia bem pouco também, mas já tínhamos ouvido falar das estátuas… rs… foi o que acabou motivando conhecer mais o lugar e inlcuir no roteiro. 😀