Liubliana, capital da Eslovênia, é neste ano de 2016 também a capital verde da Europa. E não é para menos, pois o que mais tem por todos os lados são árvores e mais árvores. Uma das capitais mais jovens da Europa, a independência da Eslovênia ocorreu em 1991, Liubliana é pequena e pode ser visitada facilmente em um dia bem planejado.
Nós fizemos um daytrip a partir de Bled e mesmo assim conseguimos fazer tudo o que queríamos. Sobrando ainda tempo de ir caçar a famosa Fonte de Cerveja em uma cidade perdida no meio da Eslovênia…
Nosso roteiro, bem sossegado, passou pelos seguintes pontos da cidade:
- Nós paramos o carro no estacionamento do Praça do Congresso, que é históricamente muito importante para o país, sendo palco de eventos em todas as suas fases, desde sua independência, revolução comunista e época atual. Nela fica também a Universidade de Liubliana, a maior, mais antiga e importante universidade do país. Uma curiosidade, é que ao sair do estacionamento, nós demos de cara com uma festa que estava rolando na cidade e tinha todo o jeito de ser uma passeata político, chegamos a pensar que estávamos vivenciando uma nova revolução.
- De lá caminhamos para a Ponte Tripla, um dos pontos turísticos mais famosos de Liubliana, por conectar a o lado da cidade histórica com o lado moderno. Pena que para tirar uma foto legal é necessário ir a algum prédio e vê-la do alto. Mas de qualquer maneira nós fizemos questão de passar por cada uma das três pontes, só pra constar…
- Perto da ponte tripla também fica a Igreja Franciscana, que chamou a atenção por ter um rosa tão bonito e contrastante com o restante da cidade.
- Passeando ainda pela cidade, você encontra o Mercado Central, que fica entre a Ponte Tripla e a Ponte dos Dragões no finalzinho da Adamič-Lundrovo nabrežje (sim, os nomes da ruas da cidade parecem com isso 😛 ). Lá é possível encontrar de tudo, frutas, souvenir, roupas, plantas etc. E foi onde fizemos nossa parada para um rápido almoço e foi tudo de bom.
- Caminhamos mais um pouco e chegamos na Ponte do Dragão (Zmajski most)! E por falar em dragões, eles são muito importantes na história da cidade. Citado em diversas lendas e histórias (até em Jasão e os Argonautas), é possível encontrar sua representação em brasões, esculturas, desenhos e estátuas por toda a cidade. Não tinha jeito, para todos os cantos que olhávamos tinha um dragãozinho.
- Nossa próxima parada foi o Castelo de Liubliana e, como a nossa picurucha ama, fomos de bondinho. Não visitamos os salões do castelo internamente, mas demos uma caminhada pelo pátio, pela área externa e conseguimos tirar até umas boas fotos da cidade vista de cima.
- Pegamos uma dica do guia da Lonely Planet e fomos visitar a Biblioteca da Universidade de Liubliana, que foi planejada pelo famoso arquiteto Jože Plečnik. O prédio é realmente diferente da arquitetura local, suaparte externa é toda composta por tijolos e blocos de pedra, bem contrastantes. Já a porta é enorme e pesada, com sua maçaneta uma cabeça do Pégaso, responsável por levar os seus visitantes ao lugar de conhecimento. Já no hall, você encontra uma escadaria monumental e seus 32 pilares de mármore preto, que criam um lugar tão sóbrio que pode ser considerado até sombrio. E no seu final, o principal salão de leitura. Nem preciso dizer que gostamos muito, né?
Terminada a nossa visita na cidade (que gostamos muito), como já adiantei, o maridoviski encasquetou que queria ver se a história da Fonte de Cerveja na cidade de Zalec era mesmo verdade e lá fomos nós.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Que legal a cidade! Eu nem imaginava que a Eslovênia s´se tornou independente em 91.
Não é? Um país muito novo ainda.
Que gracinha a cidade! E a biblioteca é demais mesmo, hein!
Que bonitinha essa cidade! Amei tudo ter um dragão!
Estou indo morar na Europa ano que vem e estava procurando destinos diferentes pra ir, já vou deixar separadinho esse post! =)
Obrigada e parabéns!
Que legal, boa sorte na mudança. Estando por aqui, depois de fazer as visitas “obrigatórias”, você vai ver que tem muita mas muita coisa para se ver.
Que cores, hein?! Fotos lindas. Dá mesmo pra imaginar os dragões voando em outros tempos. Viajei! ;)! Parabéns pelo post.
Adorei o post e especialmente as fotos! Deu muita vontade de conhecer… Mais um destino pra lista de desejos 🙂
Que roteiro mais lindo! Pareceu-nos bastante aconchegante e sem aqueles tumultos das grandes cidades da Europa. Deu vontade de conhecer! Parabéns pelo post. Abraços, Cristina e Renato – blog Pegadas na Estrada.
Puxa, meu sonho é fazer um roteirão pelos destinos menos prováveis da Europa. E Liubliana tá praticamente no topo dessa lista, obviamente! Seu post vai virar quase um guia para essa trip, hehe. 😀
A Eslovênia como um todo é imperdível, um lugar mais bonito que o outro.
Faz tanto tempo que eu penso em ir para a Eslovênia… Ainda não rolou oportunidade, mas quando eu vir esses dragões de pertinho, vai ser mesmo um sonho realizado ♥
Sua série de posts da Eslovênia estão me dando uma vontade de comprar uma passagem para lá… hehe
Cidade fofa, parece limpa e muito organizada. Nunca pensei em visitar a Eslovénia, mas fiquei animada com seu post
Bjs
Dani Bispp
Sim. Todas as cidades que visitamos estavam bem organizadas, limpas e com bastante coisa para se ver. Lindo mesmo!
Nossa não imaginava que a Liubliana seria um lugar tão lindo! Adorei as fotos e as dicas, quando foi a Eslovênia não deixarei de conhecer esta cidade.
gente que cidade incrível! amei essa ponte, sou apaixonada por dragões!!! como são caprichosos nos detalhes!
Se você gosta de dragões… meu, vai adorar! E tem muita lembrancinha para comprar… rs
É incrível que uma cidade tão linda seja ainda tão pouco conhecida! Descobri Liubliana quando comecei a rascunhar um roteiro pela Croácia (a Eslovênia é tão pertinho que a gente acaba não resistindo a vontade de marcar mais um pino)! e, desde que vi as fotos pela primeira vez, me apaixonei! Seu post só fez aumentar ainda mais a vontade de pintar logo por lá. Rs!
Não, é ? Eu escrevi um post com 5 razões para visitar Eslovênia e olha que 5 foi pouco. O país é muito lindo.
Eu ia tirar foto com todos os dragonzinhos – rolava até cosplay de daenerys com tantas opções 😉
E gente, a filhota de vcs eh uma fofa 🙂 Toda vez que tem foto dela nos posts tá sempre lindinha <3
Ela é viciada em dormir em hotel, você nem imagina! 😛 Estamos mal (ou bem) acostumando muito cedo a menina… rs
Muito medieval esse lugar, mágico, esses dragões em todos os detalhes… iria pirar tentando achar os dragões escondidos na Liubliania!!! Show de post!
Essa cidadezinha é a típica cidade que eu amo…. Dessas que eu me perderia e ficaria fotografando tudo e mais um pouco. Me apaixonei! E suas fotos, incríveis! Conseguiu me deixar com vontade de conhecer-la! Saludos!
Que cidade linda! Eu amo conhecer esses pontos históricos, adorei o post 😀
Liubliana está liderando minha wishlist! Estava tudo certo para irmos para Eslovênia e Croácia em julho. Só faltou o dinheiro… (kkk). Bom que quando formos, vou encontrar muitas dicas aqui no blog!
Nós precisamos voltar para a Croácia… É excelente combo esse que você está planejando, lindo! 😀
Que cidade mais lindinha!!! AMEIIIIII….