Não é a toa que Hallstatt, Áustria, sempre é mencionada na internet como um dos vilarejos mais bonitos do mundo. Quando estávamos andando pela estradinha que liga Salzburg a Hallstatt e a vi de longe, o corazones pulou de alegria. O local realmente é lindo demais!
Leia também nosso roteiro de 3 dias em Viena, a riquíssima capital da Áustria.
Paramos o carro no estacionamento que fica à uns 5 minutos do centro da cidade e como já estávamos ao lado, nossa primeira atividade foi visitar Salz Welten, a mais antiga mina de sal do mundo.
O ticket não é a coisa mais barata do mundo, o combo família (2 adultos + 1 criança) custa 63 Euros e te dá o direito de andar no funicular e fazer a visita pela mina de sal.
A visita é guiada e os tours têm horários definidos. A dica é chegar uns 5 minutos antes, pois é necessário vestir uma roupa de proteção para fazer a caminhada mina adentro. E claro leve um casaco, pois lá dentro faz um friozinho bom.
Mas vamos dar um passo pra trás, a primeira parte do passeio propriamente dita já começa com a subida do funicular, que já dá vistas incríveis da cidade de Hallstatt. Depois ainda tem uma pequena trilha montanha acima até chegar ao ponto onde se inicia a visita à mina.
Como tínhamos um tempo, nós aproveitamos para almoçar no restaurante que fica no início dessa trilha e aproveitamos muito o mirante que tem lindas vistas da cidade e o seu lago.
Visita na Mina de Sal em Hallstatt na Áustria
Do restaurante fomos para o ponto inicial do tour e nos juntarmos ao grupo. E já adiantando, a visita de quase uma hora e meia foi muito educativa e bastante divertida.
Houve várias paradas para contar a história da mina e seus achados arqueológicos, que datam de 5000 AC. Hoje, a grande estrela da mina de sal é a escada mais antiga da Europa, datada de 1344 AC.
Mas um dos pontos altos da visita foi utilizar os escorregadores que os próprios mineiros usavam para ir de um nível a outro. O maridoviski com a picurucha chegaram a uma velocidade de 37 m/s, batendo o record do guia! :0
Depois de encerrar a visita com a saudação típica “Gluck auf” e um vidrinho de sal como lembrança, descemos em direção a cidade de Hallstatt para nos encantarmos com as casinhas e seu lago cor esmeralda. A cidade é muito fotogênica… Não dá para negar!
Pontos turísticos em Hallstatt na Áustria
Passeamos pela mini Marktplatz, tomamos sorvete e fomos até o local de onde podemos tirar aquela foto de cartão postal.
Visita na Capela de Ossos em Hallstatt na Áustria
Voltando para o estacionamento visitamos a famosa capela de ossos de Hallstatt. Bem intrigante. Nela há mais de 600 crânios pintados à mão e milhares de ossos, essa prática foi adotada até a década de 60, quando a cremação foi permitida. Agora a capelinha serve como atração turística somente.
Depois de suspirar mais um pouco por essa linda cidade, pegamos a estrada rumo a próxima parada e ao mais novíssimo país a ser explorado, Eslovênia.
Leia nosso roteiro pela Eslovênia, um destino que dever incluir na sua lista de próximas viagens!
Ofertas de passeios e atrações turísticas em Hallstatt na Áustria
Ofertas de hospedagem em Hallstatt na Áustria
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Bianca Cavalcanti diz
Uma pena que não conheci essa cidade tão linda quando estive na Áustria no ano passado. Nunca dá tempo de ver tudo né?! Mas pelo menos tive a sorte de ler esse post maravilhoso e sentir um pouquinho mais desse país encantador. 🙂
Vaneza Narciso diz
Faz jus a lista de ums dos vilarejos mais lindo do mundo. Meu sonho poder conhecer este lugar. As fotos estão belíssimas!
Paulo diz
Visitamos Halstatt em um bate-volta de Salzburg, a paisagem do caminho é muito linda, ônibus de Salzburg a Bad Ich, trem ate o lago, e barco para chegar na cidade do outro lado do lago, 2:30hs aproximadamente, foi maravilhoso.
Edson Amorina Jr diz
Sim! O caminho também compensa, não só o lugar. Realmente é muito bonito.
Adriana Magalhães Alves de Melo diz
Você não exagerou em dizer que era o vilarejo mais lindo do mundo. Que coisa!!! E aquele mirante???
AMEI!!!
Jorginhi diz
Bem legal o post, parabéns não conhecia esta cidade. Achei a capela bem interessante
Analuiza (Espiando Pelo Mundo) diz
Eu sempre fico achando que essas paisagens não são reais! Mesmo quando estou diante delas, como em algumas cidades suíças recentemente, eu custo a acreditar que elas sejam de verdade. O Universo definitivamente estava inspirado quando fez este cenário, que o morador local soube respeitar, ao que parece, e se integrar lindamente formando um conjunto ainda mais bonito.
Derretendo de tanta vontade de ver tudo isso ao vivo e em belas cores. 🙂
Ana Coutinho diz
Esse vilarejo é mesmo lindo. Não é à toa ser sempre citado como um dos mais belos do mundo. Achei muito bacana o programa que vocês fizeram e meio sinistro os crânios com os nomes das pessoas… hehehe parabéns pelo post e pelas fotos que estão encantadoras:)