Nós viajamos por 12 dias nos Emirados Árabes e durante esse período nosso principal transporte em Dubai e Abu Dhabi foi o metrô, porém também usamos também taxi, trem, monorail, barco e até camelo. Neste post vamos descrever como foram nossas experiências com seus diversos meios de transporte e também algumas dicas e curiosidades.
Lista de todos os nossos posts sobre Dubai e Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos que podem te ajudar:
- Planejamento de 12 dias em Dubai e Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos
- Como escolher a melhor região e o melhor hotel em Dubai para se hospedar
- Transporte em Dubai na prática e com baixo custo
- Passeando pela Dubai turística
- Passeando pela Velha Dubai
- O que fazer em Dubai de graça (ou quase)
- Dubai Garden Glow, um jardim temático com muitas luzes
- Dubai Miracle Garden, o jardim dos milagres do Oriente Médio
- Platinum Heritage Safari no Deserto em Dubai
- Um dia em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos
- Nossas experiências de turistas em países muçulmanos
Andando de taxi em Dubai
Sempre ouvimos e lemos relatos de que taxi era a melhor maneira de se locomover em Dubai, porém não sei se por que a cidade não é a mesma de cinco anos atrás, mas achamos que o valor das corridas pesaram bastante no bolso. Além disso a disponibilidade de carros não é tão fácil, é muito comum ver filas longas nos pontos de taxi.
Nosso primeiro susto foi o preço do taxi do aeroporto até o hotel, uma viagem de 30 quilometros que demorou 25 minutos custou 60 AED (R$ 60,00). E como as distâncias entre os pontos turísticos são enormes, foi necessário montar um esquema para amenizar o rombo nas contas.
Aqui já vai a primeira dica, um site muito bom para ter uma estimativa de quanto o taxi vai custar é o Taxi Fare Finder. Nele é possível incluir o ponto de partida e chegada e é calculado o custo mínimo e máximo que a corrida vai ter. Com esses números em mãos, você consegue comparar se vale utilizar algum outro meio de transporte.
Ah! Se você é time do UBER, também é possível utilizá-lo, porém no período que estávamos o custo era uns 50% maior e por isso nós não testamos. Vale a pena conferir quando estive por lá.
Voltando aos táxis, claro que não ficamos imunes ao seu uso, mas usamos com parcimônia. E o fato de termos uma Estação do Metro ao lado do hotel ajudou bastante, por isso usamos e abusamos desse meio de transporte.
Metro é o principal transporte em Dubai
Hoje a malha do metro esta bem melhor do antes, ela cobre toda a área turística e o aeroporto principal de Dubai. Ah! Para constar não descemos no aeroporto principal de Dubai… Acabamos descendo no Al Maktoum International Airport que ficava mais próximo do nosso hotel e (aha!!) não tem acesso ao metro. Entendeu o porquê utilizamos aquele primeiro taxi? 🙁
Sobre o metrô, nós usamos as linhas principais e foram bastante tranquilas. A linha principal do metro e que serve a todos os pontos turísticos é a linha vermelha; A verde, nós usamos para ir para o centro antigo de Dubai. Para isso é necessário trocar de trem na estação Burjuman ou na Union Square. O ticket usado na linha vermelha vale também para a linha verde.
Nós utilizamos também o outro meio de tranposrte que é o Tram, a linha laranja, para irmos ao Atlantis de Palm na Palm Jumeirah. Para acessar o Tram, há duas estações: Marina Walk ou Jumeira Lake Towers. Aqui também usamos o mesmo ticket das linhas vermelhas e verde.
E também usamos o Monorail para finalmente chegar ao Hotel Resort Atlantis de Palm, que é acessível pela linha laranja e é necessário comprar um ticket separado.
A compra dos tickets do metro pode ser feita em máquinas ou direto com o atendente nos caixas. Nós optamos o segundo meio, pois o preço varia dependendo da zona ou estação que iríamos e eles são bem atenciosos para dar explicações.
No geral, o preço de um ticket ida e volta ficou 10 AED por pessoa. Comprando o ticket vermelho ele dá o direito de entrar somente nos vagões normais e o mesmo é recarregável. O único, porém é que ele não pode ser usado nos ônibus, não entendemos o porquê. Para tanto é necessário comprar o cartão cinza, recarregável, 25 AED, sendo que 19 AED são usáveis e também só pode usar os vagões normais. O ticket do tram custa 3 AED/pessoa e o ticket do monorail custa 25 AED ida e volta por pessoa. Para todos os casos, as crianças de até seis anos não pagam. Neste site é possível ver mais detalhes das diferenças dos tipos de cartão e tarifas aplicadas.
Nós também fizemos um post com dicas do que fazer em Dubai de graça (ou quase). Não deixe de ler!
Curiosidades sobre o metro de Dubai
As estações do metro são famosas por serem modernas, com linhas elegantes e ar condicionado, mas as estações do centro antigo, a começar pela Burjuman, tem aquele toque a mais, rendendo belas fotos.
Ok, isso não é tão curioso, já que em praticamente toda cidade, os prédios antigos são aqueles mais curiosos e atraentes. Mas algo bastante conhecido e que vivenciamos em toda viagem que fizemos, foi a existência de vagões somentes para mulheres e crianças. E, diferentemente do que aconteceria no Brasil, isso é bastante respeitado.
Isso acabou ajudando bastante nos horários de pico, enquanto o maridoviski ia meio que sardinha enlatada, eu e a picurucha íamos de boa sentadas e curtindo a paisagem. 😀
Se algum homem estiver no vagão e for pego pela fiscalização, além de tomar uma baita bronca, vai pagar uma multa de 100 AED. Às vezes, a turistada desatenta não percebe, mesmo sendo impossível não ver as faixas de cor fúcsia por todo o canto, mas as mulheres locais sempre fazer o “favor” de lembrar.
Outro ponto importante do metro é que existem várias ações que podem acabar rendendo multas, como beber, comer, viajar sem ticket, fumar e, atenção, mascar chicletes.
Além do vagão feminino, também existem vagão “primeira classe”, o Golden Class, que não utilizamos mas visto por fora pareceu bem nhé… Pensei que teria mais conforto, mas quando vi as poltroninhas sem graça, não vi o porquê de pagar a mais. Para mim, o vagão feminino já quebra bastante o galho.
E como ir para Abu Dhabi?
No dia que fomos à Abu Dhabi não teve jeito, alugamos um carro. Usamos o site Rentalcars e encontramos ao lado do nosso hotel, no Ibn Batutta Mall, a empresa Thrifty. Foi bem fácil e barato, o único problema é que é necessário levar a carteira de habilitação internacional – PID e o passaporte.
Dirigir entre Dubai e Abu Dhabi é bem sossegado, apesar do pessoal correr e buzinar muito. A viagem que leva aproximadamente 1 hora e 15 minutos tem pedágio, que funciona do mesmo jeito do Via fácil / Sem parar e é cobrado diretamente no cartão de crédito após o retorno do carro, com um valor total de 14 dólares. E sim, a gasolina é beeem barata! 😀
Em Abu Dhabi só pagamos estacionamento na nossa parada para almoçar e dar uma passadinha pela Corniche, já os estacionamentos para visitar a Grande Mesquita do Sheikh Zayed e o Emirates Hotel são gratuitos.
Para quem não pode ou não quer dirigir, tem como ir de Dubai para Abu Dhabi de ônibus. Não pesquisamos muito sobre isso, mas na frente da estação de metro Ibn Batuta há um pequeno terminal de ônibus e lá tem o busones para Abu Dhabi, número E101, saindo de hora em hora.
Andamos também de barco
E o último tranporte em Dubai que usamos (além do camelo no Safari) foi o Abra, aqueles pequenos barcos com cobertura, para cruzar o Dubai Creek, o rio que cruza a cidade, de uma margem para a outra. É possível ir de metro, mas escolhemos esse passeio mais pela diversão. E é bem baratinho, apenas 1 AED.
Andar em Dubai, mesmo que um pouco caro, é bem fácil e não gera preocupação na montagem de qualquer roteiro de viagem.
Não deixe de ler nossos posts sobre dois roteiros bem legais:
Ofertas de Passeio em Dubai
Ofertas de Hospedagem em Dubai
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Eliana C. Pereira diz
Muito legal as dicas!!!
Edson Amorina Jr diz
Oi Eliana, que bom que gostou! 😀
Julia Sawaki diz
Eliana, muito legal essas informações bem detalhadas. Interessante como não mudam os preços em Dubai, esse Abra nós pagamos 1 dirham em 2007, depois em outros anos que passamos por lá continuava o mesmo preço. Bjs
Edson Amorina Jr diz
Haha… que legal essa curiosidade. Nós ficamos bem impressionados por ser tão barato assim, mas também os barquinhos não param de ir pra lá e pra cá.
Cristina e Renato diz
Que legal, dá para fazer uma mistura boa de transportes! Curti o metrô, super moderno. Aliás, a cidade esbanja modernidade, né? Parabéns pela matéria. Abraços, Cristina.
Edson Amorina Jr diz
Sim!!! A gente usou de tudo um pouco, vale também como experiência de como passear pela cidade, né?
Alyssa diz
AMO cidade que tem metro que leva para qualquer lugar! Muito mais prático e barato. Só fiquei curiosa com o Uber ser 50% mais caro que o taxi, normalmente é o contrário, né? Ótimo post, super detalhado!
Edson Amorina Jr diz
É, a gente ficou com essa dúvida também. Mas como o preço do Uber altera muito conforme disponibilidade, dia, horário etc. é bom comparar na hora.
Daniela Xavier diz
Uauuu, fiquei encantada com o metro de Dubai… bom, aliás tudo nessa cidade é encantador não? Dicas excelentes!!!!!
Edson Amorina Jr diz
Oi Daniela, o metro realmente é muito bonito. E mesmo quando a paisagem é só deserto, é bonito de se ver.
Angelica Figueiredo diz
Muito legal! Ainda não conhecemos Dubai, adorei as dicas sobre o transporte, nós também adoramos “provar” todos os meios de transporte do lugar que visitamos, rs. Não sabia que precisava da carteira internacional – PID para dirigir em Dubai! Parabéns pelo post! Bjs Angelica @descansanavolta
Edson Amorina Jr diz
Oi Angelica, sim, esse foi um grande problema. Ainda bem que a Viviane tem essa carteira e conseguimos alugar o carro normalmente.
Deisy Rodrigues diz
Adorei as dicas, sempre procuro explorar as cidades que visito com vários meios de transporte diferentes quando possível e esse post foi muito interessante.
Edson Amorina Jr diz
Nao, é? Deu até para andar de barquinho… rs
Itamar Japa diz
Excelentes dicas, o post está muito completo e cheio de informações! Parabéns! Adorei a paisagem a partir do Monorail. 🙂
Edson Amorina Jr diz
Obrigado! E realmente é muito bonito… 😀
Matheus Crespo diz
Que legal ver que tem várias opções, alguns amigos tinham me falado que só rolava usar táxi.
Talvez quando eles foram 2 anos atrás o metro não estivesse todo pronto.
Ótimas dicas =)
Edson Amorina Jr diz
Oi Matheus, quando a gente pesquisou também lemos bastante sobre só conseguir andar de taxi, mas é possível sim fazer um roteiro com todas as opções. E se aguentar andar debaixo de um sol de 40°, dá até para fazer umas caminhadas… hahaha 😀
Guaciara diz
Muito interessante seu post! E olha que nem achei esse táxi tão caro, sei lá se o daqui de SP é tão absurdo que nada me surpreende mais, rs. Moro na Zona Leste, são 20 Km até GRU e deu 140 reais de taxi de lá para casa, quase caímos duros!
Edson Amorina Jr diz
Oi Guaciara, isso é verdade! As vezes esquecemos de comparar como as coisas são caras na nossa cidade…
Alessandra Motta Marques diz
Olá, boa noite. Você tem noção de preço do aluguel de carro?
Dayana diz
Adoro posts sinceros e com dicas de barateza assim. Viajar para Dubai é carinho e toda dica desse gênero é super bem-vinda!!!
Thais Colatruglio diz
Adorei o post, muito fácil de compreender e nos encoraja a conhecer Dubai além dos pontos turísticos.
Edson Amorina Jr diz
Nós gostamos muito de ter conhecido Dubai, valeu bastante a pena a viagem.