A cerveja, mesmo sendo uma das bebidas mais antigas que existe, tem cada vez mais recebido a devida importância que merece e assim sendo o motivo principal de muitos turistas entrarem num avião com diversos destinos, em busca das mais desejadas cervejarias.
Nós mesmos já fizemos algumas viagens com o principal objetivo de conhecer a melhor cerveja do mundo (a abadia Brouwerij de Sint-Sixtusabdij em Westvleteren na Bélgica), uma das mais conhecidas e admiradas (a Heineken em Amsterdam na Holanda), uma das mais tradicionais e encontrada em qualquer Pub (a Guinness em Dublin, Irlanda), a cerveja trapista mais vendida e consumida (a La Trappe em Berl-Enschot na Holanda) ou também uma microcervejaria que apesar de nova é ganhadora de prêmios (a De Struise em Oostvleteren na Bélgica).
Sim, cerveja, simplesmente: cerveja, pode ser o início de uma grande aventura por um país desconhecido.
Vamos então listar nossos roteiros para conhecer 5 das cervejarias mais famosas da Europa.
Guinness (Irlanda)
A cerveja Guinness é praticamente sinônimo de Pub! Em praticamente todo bar típico irlandês é possível encontrar essa cerveja do tipo Stout, bem escura e sabor mais amargo. E foi por ela que iniciei minhas aventuranças por esse mundo etílico.
Por muitos anos, a Guinness foi a minha preferida e principal escolha quando ia ao mercado, então claro que na primeira oportunidade que tive, viajei para Dublin, Irlanda, onde é possível visitar a antiga fábrica, chamada agora de Guinness Storehouse, e conhecer mais de sua história. Transformada em museu e com atrações para visitantes conhecerem a história e como é fábricado esse delicioso líquido negro.
E ao ir para Dublin, é possível dar uma escapada para a fábrica do Whisky Jameson, outra excelente iguaria irlandesa.
–> Leia mais no post sobre nossa viagem para a Guinness Storehouse em Dublin na Irlanda.
Westvleteren (Bélgica)
A ceveja fabricada na Abadia de Brouwerij de Sint-Sixtusabdij já recebeu diversas vezes o título de “melhor do mundo” por várias publicações especializadas. Mas além desse atrativo, quem quer experimentar esse néctar precisa visitar sua fábrica devido a sua política restrita de venda. Como nunca foi de real interesse dos monges a distribuição em larga escala, eles proíbem a revenda, limitando a compra a um número bem limitado de garrafas.
Eles produzem apenas três tipos de cerveja: a Westvleteren Blond, a Westvleteren 8 e a mais famosa Westvleteren 12. E se você não fizer a reserva com antecedência, terá que dar sorte do restaurante In de Vrede, que fica na propriedade da abadia, possuir estoque (sim, na segunda vez que fui tinha apenas a n° 8) e poderá comprar apenas uma caixa de 6 unidades por pessoa.
Isso realmente faz com que seja difícil encontrá-la, procure no Mercado Livre por exemplo, você verá anúncios de venda de uma garrafa de 250ml por até R$150.
Ah! E sim, a cerveja é muito boa. Muito diferente das cervejas que tomamos todo dia, mas recompensadora de todo esse esforço.
–> Leia mais no post sobre nossa viagem atrás da melhor cerveja do mundo em Westvleteren na Bélgica.
La Trappe (Holanda)
Você sabe o que é uma cerveja trapista? São aquelas produzidas sob supervisão de monges da Ordem Trapista e com diversas regras, sendo a principal que ela deve ocorrer integralmente dentro do monastério. A soma de sua história, qualidade e dificuldade de compra tornou a cerveja trapista uma dos tipos mais famosos do mundo e objeto de desejo de todo amante cervejeiro.
A La Trappe, ainda que sua fabrição continue seguindo esse conceito, melhorou sua distribuição a partir de parcerias e hoje é possível ser encontrada muito mais facilmente e a um preço bastante acessível. E além disso, eles melhoraram bastante sua recepção turística, incluindo tours de visitação e um excelente restaurante.
Então não deixe de incluir no roteiro pela Holanda um passeio pela Brouwerij de Koningshoeven em Berkel-Enschot.
–> Leia mais no post sobre nossa visita a Abadia onde é fabricada a La Trappe na Holanda.
Heineken (Holanda)
Uma das cervejas mais conhecidas e patrocinadora de diversos torneios esportivos, a Heineken possui um tour de visitação muito legal em Amsterdam, com uma pegada moderninha, uma energia bem diferente da Guinness, por exemplo.
Como em todo roteiro, na Heineken Experience é mostrado o processo de fabricação, da matéria-prima até a cerveja geladinha à mesa, mas o legal mesmo são as atrações interativas que eles têm. Como um cockpit que mostra diversos comerciais, um lugar que dá para você fazer um karaokê e um vídeo engraçado, uma máquina para caras e bocas em fotos virtuais e por aí vai.
A visita é encerrada no bar da Heineken, onde cada pessoa pode saborear duas cervejas.
–> Leia mais no post sobre nossa viagem para Amsterdam, onde está a fábrica da Heineken.
De Struise (Bélgica)
A primeira vez que tomei uma cerveja da De Struise foi em Bruges, praticamente sem querer. Enquanto a patroa foi fazer uma visita, eu aproveitei para conhecer uma pequena loja de cervejas da marca e comprei duas garrafas. E depois de experimentar, gostar e pesquisar, vi que essa microcervejaria era uma das mais festejadas pelo conhecedores cervejeiros, com algumas receitas próprias e bastante diferenciadas.
E claro que quando voltei para a Bélgica fiz questão de incluir sua fábrica no roteiro.
O lugar em si não tem grandes atrações ou mesmo algum tour específico, mas a possibilidade de poder comprar garrafas que você não encontra em outras lugares e beber diretamente da fonte não tem preço. Seu bar serve apenas cerveja, não tem comida ou outra bebida, e a quantidade de biqueiras de chopp é assustadoramente linda.
–> Leia mais no post sobre nossa visita na fábrica da De Struise na cidade de Oostvleteren na Bélgica.
Blogagem Coletiva
Este post faz parte da Blogagem Coletiva sobre Roteiros Etílicos com blogs amigos do grupo de Pequenos Grandes Viajantes. Conheçam as outras postagens:
- Viagem de Fuga: Viagem + Cerveja Artesanal: alguns destinos no Brasil para unir essas duas paixões.
- Pelas andanças na América do Sul o O Melhor Mês do Ano encontrou muito, mas muito vinho! E se apaixonou!
- Ligado em Viagem: Nossa indicação de roteiros para conhecer 5 das mais famosas cervejarias da Europa: Heineken, Guinness, La Trappe, Westvlesteren e, a novata e já prestigiada, De Struise.
- Casal Califórnia: Aproveite sua viagem pelo litoral da Califórnia, através da incrível Highway 1, para degustar os excelentes vinhos da Costa Central do estado, na Região Vinícola de Paso Robles!
- Coisos on the go: Vai para o Chile e não bebe muito? Conhecer algumas vinícolas é uma boa opção de passeio para você também. Algumas delas estão bem perto de Santiago!
- Tá indo pra onde? Curte vinhos e está curioso para saber como é a Avaliação Nacional da Safra em Bento Gonçalves, todo mês de setembro?
- Destinos por onde andei…: Passamos bebendo pelos melhores bares na Capital da Bélgica e contamos aqui pra você!!!
- Asas pra que te quero!: Cinco lugares para visitar e degustar os sabores da Serra Gaúcha. Tem vinho, espumante, suco de uva e até cerveja.
- O blog Love and Travel listou 10 lugares no mundo para apreciar uma boa bebida. Tem vinícola, cervejaria, restaurantes e bares com drinks deliciosos e todos testados e aprovados pelo casal que adora viajar.
- Fourtrip: Tour imperdível numa das maiores e mais famosas vinícolas do mundo, Concha y Toro em Santiago do Chile.
- Apure Guria!: Acha que só tem vinho na Serra Gaúcha? Bahh tá enganado! Várias cervejarias artesanais pra você visitar na Rota Cervejeira da Serra Gaúcha! Toma um gole!
- Atravessar Fronteiras: Visitas a vinícolas em Bento Gonçalves, Santiago, Mendoza e no Vale do Loire (França). Visita às fábricas de cerveja em Dublin e Amsterdam. Tudo isso para você juntar o útil ao agradável: viagens etílicas!
- O blog Novo Caroneiro te leva de carona até o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, com este super guia de vinícolas e outros passeios pela região.
- Cantinho de Ná: Vem com a gente nesse roteiro etílico onde falamos sobre 4 bebidas: cerveja, whisky, coquetéis e vinho. Mostramos lugares onde encontrá-las e tem até onde NÃO ir de jeito nenhum.
- O #KariDesbrava te mostra lugares no Rio de Janeiro onde com certeza você vai encontrar gente bonita e cerveja gelada!
- Quebrei a Bússola: Um museu com mais de duas mil marcas de cachaças, muitas curiosidades e diferentes sabores da deliciosa marvada. Tudo isso aqui em Minas, berço da cachaça! Confira!
- A Path to Somewhere: Turismo Cervejeiro – confira cinco cervejarias na Bélgica que um verdadeiro cervejeiro precisa conhecer!
- Vou pra Roma: Vamos viajar juntos entre os vinhos italianos de cada região. Dicas de onde comprar e quais levar na mala.
- The World by Fon: 8 destinos “etílicos” que o Fon recomenda na América, Ásia e Europa.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Adriana Magalhães diz
Já compartilhei seu post, tenho dezenas de amigos que vão adorar.
E nós temos em comum nos nossos posts, a Heineken e a Guiness.
Edson Jr diz
Oi Adriana, obrigado! Pode recomendar que as visitas são garantidas, quem gosta de cerveja vai realmente adorar. Abs
Camila Lisbôa diz
As duas mais badaladas (a Guiness e a Heineken) não são as minhas preferidas, não são meu tipo de cerveja…
Mas as outras… deu vontade de abrir uma geladinha aqui em casa! Adorei o post e essas cervejarias belgas estão todas na minha lista!
Adorei!
Edson Jr diz
Eu gosto muito da Guinness, ainda hoje, mesmo já conhecendo outras. E sim, as cervejarias belgas são realmente as melhores. 🙂
Nini Ferrari diz
Adoro as cervejas belgas!!! Na minha próxima visita a Bélgica vou querer conhecer todas as Trapistas… e também a De Struise, que não cheguei a provar ainda e parece interessante… =]
Edson Jr diz
Melhor lugar para tomar todas as trapistas e não ter o bolso perfurado (mesmo pagando em Euro). A De Struise tem diversos tipos de cerveja, algumas são muito fortes, até dificeis de beber. Mas vale muito conhecer.
Nini Ferrari diz
Eu já provei todas as trapistas belgas + La Trappe, mas quero ir conhecer todos os mosteiros… passei 2 meses na Bélgica ano passado, estava com o roteiro prontinho para ir em todas, mas no fim não rolou de alugar o carro e ficou pra próxima… =/
Ana diz
Quanta coisa bacana! Eu só conheço a Heineken, em Amsterdam!
Já estou guardando as dicas para o maridão! 🙂
Edson Jr diz
Que legal que gostou, sao lugares muito bons mesmo. 🙂
Sonia diz
Chocada com esse preço “garrafa de 250ml por até R$150” ahaha
Fiquei curiosa de conhecer a cerveja trapista 🙂
Edson Jr diz
Se você procurar no Mercado Livre vai achar por isso mesmo, é absurdo. Mas no local você paga 3€ e é possível encontrar aqui na Europa por uns 10€. É bem gostosa, muito diferente da cerveja do dia-a-dia, mas não pagaria esse preço brasileiro.
Cynara VIanna diz
E olha a Guinness ai de novo! Acho que ela estará presente em vários posts dessa blogagem Edson. Ainda não fomos à Bélgica, mas está em nossos planos e com certeza faremos um tour cervejeiro por lá. Adorei.
Edson Jr diz
Não tem como não ir para a Guinness estando na Irlanda, né? 🙂 Vai sim, ir para a Bélgica e não comer chocolate e tomar cerveja da fonte, é não aproveitar. 🙂
Regina Oki diz
Muito bom o seu post! Gostei bastante… Como eu moro aqui na Holanda, a Heineken é a minha queridinha mas, o meu marido, que é mais “cervejeiro” prefere as mais encorpadas… Eu adoro os copos da La Trappe, acho super charmosos! Abraço e “proost” (para brindar em bom holandês)!
Edson Jr diz
Obrigado! Vocês está bem servida de cerveja então, que legal. Eu também gosto muito do copo da La Trappe, comprei um claro. Prost (em alemão 🙂 ). Abs
Thais diz
Nossa, que legal suas dicas. Adorei. Normalmente faço degustação de vinho, mas adoro uma cerveja.
Edson Jr diz
Dê uma chance aos tours de cerveja, são tão ricos quanto de vinhos.
Gisele Prosdocimi diz
Estive na Heineken em Amsterdam e fiz o Heineken Experience, adorei! Agora quero conhecer todas estas que você sugeriu, pois amo cerveja. Além da bebida, os lugares também são muito interessantes, deve valer muito a pena visitar cada uma.
Edson Jr diz
Principalmente na Bélgica, os lugares são especiais. Como a cerveja é feita por monges em abadias, a visita é maravilhosa.
Fernanda Scafi diz
Nem curto cerveja, mas já visitei a Heineken em Amsterdã! A visita vai muuuito além da degustação então vale super a pena!
Edson Jr diz
A Viviane também não gosta de bebida alcoólica e adorou os passeios. São bem interessantes e alguns lugares realmente muito bonitos.
Alexandra diz
Gente e eu que achava que entendia de cerveja. Simplesmente arrasou. A partir de agora irei me especializar mais…
Edson Jr diz
Viajar para conhecer cerveja é tão rico quanto para visitar vinicola, para quem gosta, é muito muto bom. 🙂 Que bom que gostou.
Patricia diz
conheci 2 desse roteiro mas já vi que vou ter que voltar para a Europa rsrs
Edson Jr diz
Quais foram os dois roteiros que você fez? Eu listei só cerveja boa realmente, dá mesmo uma vontade de voltar e fazer tudo de novo.
angie diz
gente, que lindeza essa Westvleteren!!! eu não conhecia e agora já tá na minha lista de must go <3
Edson Jr diz
Cara, é muito boa! 🙂 E o legal é a viagem em si, a abadia fica no meio do nada, várias fazendos e ruas estreitas. Fui já duas vezes e pretendo ir mais. 🙂
Luis Felipe Afonso diz
Adorei a ultima frase do texto: “a quantidade de biqueiras de chopp é assustadoramente linda.”. Desses passeios todos, conheço apenas a Heineken, e achei muito legal, além de ser muito bem atendido por lá. Já provei a Guiness muitas vezes, mas meu paladar não se adapta a ela!!
Edson Jr diz
Eu gosto muito da Guinness, é tipo aquela cerveja que escolheria para o happy hour nosso de cada dia. Gostei bastante da Heineken também, preciso voltar para Amsterdam, aquela cidade é boa demais.
Enrico Gregório diz
Biqueiras de chopp é simplesmente um sonho, hein?? hahaha mt bom!
Vlamir Gomes diz
Moro na Alemanha ha um ano e meio, mas ja havia morado por 3 meses antes e conheço todas acima, realmente são ótimas experiencias, recomendo conhecer tambem a fabrica da cerveja Delirium, bem proximo a Gante (Belgica) e a fabrica da Pilsner Urquell na cidade de Pilsen (Republica Tcheca). Prost!!!
Edson Amorina Jr diz
Oi Vlamir, adorei as dicas, vou tentar visitar. Abraço
Alexandre diz
Boa noite
Parabéns pela matéria, achei superinteressante porque foi dessa forma que montei um roteiro durante 2 anos para viajar à Europa ano passado.
Como este site foi um dos que me ajudou, gostaria de compartilhar a minha experiência como agradecimento, e aqui deixo o site que criei para que também ajude outras pessoas a montar roteiros cervejeiros pelo mundo.
http://www.eurobeertrip2018.com.br
Agradeço novamente.
Att