Eu sempre vejo em relatos na Internet, viajantes que não se encantaram em Porto durante sua viagem por Portugal. E eu não consigo entender, pois para mim foi coisa de amor à primeira vista!
Como não se encantar pelas ladeiras íngremes cheias de casarões antigos não restaurados? Com não se maravilhar igrejas exibindo os seus muros de azulejos? As Street Art para os mais modernosos e ainda ter um leque enorme de opções de restaurantes e barzinhos? Ah! E como não se esquecer das vinícolas… mesmo se formos ser exatos e elas fiquem na Vila de Nova Gaia, é destino obrigatório em todas as viagens para a cidade do Porto que se preze.
Roteiro de 2 dias com o que fazer na cidade do Porto em Portugal
Para completar o planejamento de sua viagem, não deixe de ler os posts:
- 5 melhores comidas de Portugal
- 7 Praias mais bonitas da Região de Algarve em Portugal
- 5 Igrejas com fachadas de azulejos azuis na cidade de Porto em Portugal
- Visitando a Cave do Vinho do Porto Cálem em Porto, Portugal
E para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
- Primeiros e principais passos para planejar sua viagem
- Como escolher um hotel para sua viagem
- Por que é necessário um Seguro Viagem? E como contratar um.
Roteiro do 1° dia de viagem pela cidade do Porto em Portugal
Nossa visita começou embaixo de um tempo horrível, com muita chuva. Isso atrapalhou bastante, pois o legal é gastar todas as calorias na andança para conhecer a cidade. Mesmo assim fomos fortes e conseguimos cobrir uma boa parte do que queríamos ver.
Andando pelas ruas estreitas, íngremes e molhadas vimos:
- Igreja de Santo Idelfonso. Pequena e cheia de detalhes, ela é mais bonita por fora. Porém, se for visitar o interior deixe uma pequena contribuição para a reforma do teto da igreja, vale bastante preservar este lindo prédio.
- Capela das Almas. Na hora que passamos por ela estava chovendo horrores… Mas mesmo com o tempo ruim paramos para fotos. Seu exterior é magnífico!
- Majestic Café. Um lindo café em estilo art nouveau. Passamos na frente duas vezes e mesmo que sua visita seja recomendada em vários guias, desisti de entrar devido a massa de grupos turistas chineses amontoados na entrada… aff…
- Livraria Lello e Irmão. Olha vale o perrengue. É necessário comprar um ticket para entrar na loja, que é vendido em um quiosque de cor vermelha instalado no outro lado da rua. O bom é que o valor pago é usado como desconto caso na compra de um livro na loja. A livraria é um deslumbre, um lindo trabalho de madeira. E a escadaria então? Diz a lenda que a escadaria da livraria serviu de inspiração para J.K. Rowling descrever as escadarias de Hogwarts… Será?
- Mercado do Bolhão. É o mercadão da cidade, paramos lá para um pit stop e saímos cheios de guloseimas. Os corredores na parte inferior, com as lojinhas enfeitadas, rendem ótimas fotos.
- Câmara Municipal e a Praça dos Aliados. Pena que o dia estava feio demais… O lugar é muito bonito, porém ficamos pouco tempo. Tiramos só uma foto engraçadinha com o guarda-chuva e fomos para o próximo ponto.
- Torre dos Clérigos. Como falei, o tempo estava terrível e assim ynem cogitamos subir. Estávamos no desânimo total, passamos só na frente e seguimos em frente. Mais uma vez, uma pena…
- Igreja Nossa Senhora das Carmelitas. Só o exterior mesmo e ainda conseguimos ver um dos tradicionais bondinhos. Foi pra foto! 🙂
- Estação São Bento. Foi a estação de trem mais bonita que já visitei. Impossível não ficar deslumbrado e de boca aberta ao ver as paredes com seus azulejos maravilhosos e as pinturas representando momentos históricos do país. Uma dica importante, para não dar bobeira com pick pockets, já que o local é bem movimentado, guarde bem os seus pertences. Aí é só aproveitar a visita.
- Instituto do Vinho do Porto. Fugindo do mau tempo, encontramos sem querer o prédio que sedia o Instituto do Vinho do Porto. O saguão de entrada é todo pomposo para poder representar bem o poderio do vinho na cidade e logo ao lado há uma ala museu que conta a história do cultivo do vinho, bem lúdica e interativa. E um espaço de degustação de diversos produtores + lojinha.
- Palácio da Bolsa. Essa visita, outra para escapar do frio, foi uma grande e grata surpresa. O tour guiado é pago e em horários específicos. Como fomos quase no final do dia, conseguimos aproveitar horrores, pois já não tinha tantas pessoas para visitar o local. O prédio mistura diversos estilos arquitetônicos, porém o grande destaque fica para a sala árabe. Que sala! As paredes são cobertas por caracteres árabes e tem vários detalhes em ouro, realmente algo deslumbrante e muito lindo de se ver.
Quer fugir do básico? Leia nossa lista de 10 destinos baratos para incluir no seu roteiro pela Europa além do tradicional.
Roteiro do 2° dia de viagem pela cidade do Porto em Portugal
Já no segundo dia da nossa andança, o sol resolveu dar as caras e aí ficou tudo mais fácil! Então fomos visitar os pontos de turismo que faltava:
- Catedral Sé do Porto. A catedral é bonita, porém para os lugares mais legais e interessantes é necessário comprar um ingresso. Com a entrada em mãos, você pode visitar o claustro, subir em uma parte do telhado da igreja e etc. Provavelmente você irá ser abordado por estudantes da Universidade de Porto para tirarem uma foto sua, para depois tentar vendê-la junto com um livrinho com a história e um CD de fado. A minha ficou bem boa viu… Não resisti e comprei.
- Cais da Estiva. É a região beira rio com as casas típicas e coloridas, vários restaurantes, lojinhas e barraquinhas de souvenires. Também é onde ficam os pontos de saída dos barcos de passeio pelo rio Douro. Além disso, é ali que se tiram as melhores fotos da Ponte D. Luis I.
- Cais da Vila Nova de Gaia. Aqui todo amante do vinho deve deixar se levar, tem cave para todos os gostos e bolsos. Já a beira rio tem uma feirinha com produtos típicos da região para aqueles que não tão afim do entra e sai nas vinícolas. Deste lado do rio, aproveite para tirar as melhores fotos de Porto, aquelas de cartão postal, sabe… não economize. 😛
- Teleférico de Gaia. Para retornar pela parte superior da ponte D. Luis I, pegamos o teleférico. Ele sai da margem do rio e faz a subida do morro. O passeio foi bem gostoso e mesmo ventando foi tranquilo. Com o ticket você ainda ganha uma degustação de vinho do porto em uma cave local.
- Ponte D. Luis I. A emblemática ponte da cidade é muito bonita. Ela foi projetada por Théophile Seyrig, que já tinha trabalhado com Gustav Eiffel, por isso a ponte tem uma trama parecida com a da torre Eiffel de Paris. Nós a atravessamos para ir para Vila de Nova Gaia pela parte inferior e retornamos pela parte superior, rendendo ótimas fotos (a ponte é bem alta e isso foi tenso para mim).
Da Ponte D. Luis I dá para ver um pedaço dos muros antigos da cidade, eu sei que dá para visitá-lo, mas demos só uma espiadinha, pois era hora de ir embora e queríamos ainda satisfazer a genoveva.
Fomos então o Restaurante Tripeiro, onde o maridoviski se acabou em um cozido de Tripas à Moda do Porto e eu na famosa Francesinha. Fechando muitíssimo bem nossa passagem pela do Porto.
Encontre a melhor hospedagem na Cidade de Porto em Portugal
Ofertas de Passeios e Atrações Turísticas na cidade de Porto, Portugal
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Angela C S Anna diz
porto eh uma cidade bem fofinha ne, ainda nao fui, mas planejo uma viagem pra la. fica facil pq a tap tem opcao de stopover em porto ou em lisboa!
Ruthia Portelinha diz
Eu adoro o Porto. Acrescentaria ao roteiro o miradouro das Virtudes e o Centro Português de Fotografia perto dos Clérigos. Foi uma cadeia histórica (Camilo Castelo Branco esteve lá) e é gratuito
Christian diz
Portugal é um país que me encantou, tanta nas atrações turisticas como nas deliciosas comidas que tem nas cidade como Porto.
Andrea diz
Olá,
Quando fui a Portugal acabei não incluindo Porto na lista de cidades pelo número de dias, e até hoje sinto como uma pendência que deve ser resolvida.
Mariana Menezes diz
Já anotei várias dicas desse roteiro de 2 dias sobre o que fazer no Porto. Faz 13 anos que estive lá, mas em novembro voltarei e já estou planejando visitar vários desses lugares. Fiquei impressionada com a escada da livraria.
Ana carolina diz
No final do ano vou conhecer Porto e já salvei suas dicas, que por sinal estavam muito completas. Obrigada por compartilhar
Fabíola Moura diz
Que gratas surpresas em cada fugida do mau tempo heim? Porto me pareceu uma ótima cidade para incluir no roteiro em Portugal, certamente eu visitaria.
Fernanda diz
As igrejas portuguesas tem uma riqueza de detalhes incrível!
Daniela Cascardo diz
Portugal é um sonho pra mim! Quando vejo esses painéis de azulejo fico pensando em o quão emocionada vou ficar! Obrigada por compartilhar!
Rui Barbosa Batista diz
Eu vivo na maravilhosa cidade do Porto… Com este roteiro poderás sentir parte da sua essência.