Quando incluímos uma cidade como destino em nosso roteiro de viagem, nós sempre pensamos nos seus principais pontos turísticos, como museu, um local com importância histórica ou mesmo alguém famoso que morou ou nasceu por lá. Hoje também é comum escolher uma viagem pela sua importância atual e um fato que pode influenciar bastante é a riqueza de sua Street Art, a arte de rua formada por grafites e pichações
A arte urbana pode ser feita de diversas formas e com diversos motivos, seja para expressar um sentimento, para enfeitar ou mesmo apenas para provocar. E muitos artistas ganharam fama mundial, como Banksy e os brasileiros Os Gémeos, para citar apenas 2 (ou 3).
Conheça 8 destinos em que a Street Art foi um diferencial em nossa experiência ao viajar.
Reykjavik na Islândia
A fria Islândia é cada vez mais um destino de viagem, principalmente por suas lindas e únicas paisagens naturais, que serviram de cenário para filmes e séries, como Game of Thrones e Black Mirror, porém sua capital Reykjavik já era famosa por artistas como Sigur Rós, Björk e Of Monsters and Men. E além de música e filme, a cidade também é um ótimo destino para ver grafites espalhados por suas ruas. Tente caminhar e procurá-los durante o sol da meia noite, uma experiência única.
- Leia sobre nossa visita a cidade de Reykjavik na Islândia durante nossa viagem pela ilha do gelo e fogo.
São Paulo no Brasil
É possível ver em diversos lugares grafites e pixos espalhados pela cidade de São Paulo, mas existe um lugar em que a arte de rua é tratada de forma especial, o Beco do Batman. Não se sabe exatamente em qual ano, mas essa pequena viela foi nomeada assim devido ao desenho um do famoso personagem de quadrinhos e cinema; E desde então é referência no que se diz respeito a street art e um famoso destino turístico para ser incluído em qualquer roteiro de viagem.
Porto em Portugal
Uma viagem para Portugal é rica em comida, vinho e lugares bonitos, mas na cidade de Porto, além de tudo isso, você ainda encontra espalhado no centro histórico e logo depois do Rio Douro, perto das caves do vinho do porto, as mais belas e intrigantes artes de rua. Vale muito a pena prestar atenção nas paredes e vielas, enquanto você caminha pelos pontos turísticos da cidade.
Valparaíso no Chile
A pequena cidade de Valparaíso no Chile já é um famoso destino de viagem bate-e-volta de Santiago, principalmente devido ao seu centro histórico declarado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e por ter uma das casas do conhecido Pablo Neruda. Provavelmente por este motivo, a cena de street art com lindos grafites seja tão rica e não é difícil encontrá-los no meio de suas casa coloridas e lindas vistas para o mar.
- Leia sobre nossa visita a cidade de Valparaíso no Chile, enquanto subíamos para o Deserto do Atacama.
Londres na Inglaterra
A capital da Inglaterra é uma das cidades mais conhecida e visita do mundo, seus pontos turísticos, sejam relacionados a nobreza britânica ou não, são parte de quase qualquer roteiro de viagem pela Europa. E entre casas históricas, torres seculares, igrejas e lojas, também é possível encontrar grafites e pichações espalhados, com os mais diversos motivos. Não deixe de prestar atenção e se perder.
Bônus “Histórico”: East Side Gallery em Berlin na Alemanha
A cidade de Berlin está cada vez mais sendo lembrada ao se montar um roteiro de viagem pela Europa, principalmente pela força da Alemanha no mundo e seu passado tão importante para a história. E parte dessa influência vem da época em que a cidade era dividida em ocidental e oriental, capitalista e socialista. Ainda é hoje é possível ver trechos do Muro de Berlin e sua parte mais preservada é conhecida como East Side Gallery, onde diversos artistas de várias partes do mundo puderam expressar acontecimentos políticos relacionados a época da guerra fria e sua influência. Parada obrigatória.
- Leia sobre nossa visita a cidade de Berlin na Alemanha.
Bônus “Amante de História em Quadrinhos”: Bruxelas na Bélgica
A cidade de Bruxelas tem espalhado pela cidade várias estátuas de Cartoons e desenhos legais pintados em muros, paredes e até janelas das casas. Uma dica de destino muito legal para quem curte a nona arte, as é uma arte bem legal de se ver. Ah! Não deixe de visitar também o Museu da História em Quadrinhos (Centre Belge de la Bande Desinée).
- Leia sobre nossa viagem para a cidade Bruxelas na Bélgica.
Bônus “Grafite Mais Bonito”: Glasgow na Escócia
Como pude esquecer do grafite mais bonito que vi? Esse painel pintado na lateral de um conjunto de prédios comerciais e residências é um dos mais belos exemplos de como um a Street Art pode aquecer nosso coração, mesmo num dia nublado e frio.
- Leia sobre nossa visita a cidade de Glasgow na Escócia.
E para você, qual foi a cidade rica em arte de rua que mais gostou de visitar?
Blogagem Coletiva
Esse post faz parte da Blogagem Coletiva #streetartpelomundo, onde Blogs de Viagem de Pequenos Grandes Viajantes escreveram sobre Street Art pelo Brasil e mundo.
Não deixe de ler os outros posts:
- Destinos por onde andei… – Beco do Batman e a arte de rua em São Paulo
- Viagem Lado B – Onde ver o melhor da Street Art em SP, Londres e Berlim
- Turistando.in – Arte de rua em Valparaiso, Chile
- Tá indo pra onde? – Graffity Alley – o melhor lugar em Toronto para quem curte street art
- Vem que te Conto! – Conhecendo o Porto Maravilha (Boulevard Olímpico) RJ
- Um Olhar Novo – Street Art entre Santa Apolônia e a Graça: Outro Olhar sobre Lisboa
- Cantinho de Ná – Street Art em 7 cidades pelo mundo
- Contando Destinos – Street Art em Moscou: A bailarina de Eduardo Kobra
- Let’s Fly Away – 4 super cidades com street art na América do Sul
- guia&turismo – A arte toma conta das ruas de Barra do Jucu
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Juliana Moreti diz
Enquanto via teu Top5 pensei: como assim eles não colocaram Berlim????
hahahaha
Aliàs, em Kreuzberg, perto de onde se encontra a East Side Gallery, hà vàrios grafites espalhados pelos prédios, incluindo o Yellow man dos Gêmeos!
Edson Amorina Jr diz
Precisamos voltar para Berlin, certeza! 🙂
Aline DP diz
Gostei muito da seleção. Nunca tinha pensado que países frios poderiam se tornar quentes com as artes de rua.
parabéns!
Edson Amorina Jr diz
Não é? As vezes vemos um desenho e de repente esquecemos do que está ao redor…
Gisele Prosdocimi diz
Quantos grafites incríveis, amei, tão coloridos e ricos, muita arte espalhada pelas cidades do mundo. Mas o último que postou realmente é uma verdadeira obra prima, tão singelo e delicado, transmite uma mensagem muito bonita, show demais!
Edson Amorina Jr diz
Sim! E olha que na loucura de escolher o que listar, eu estava esquecendo dele. Como?
Gisele Prosdocimi diz
Hahaha, imagino que sim, mas não poderia nunca ter se esquecido dele, valeu demais por lembrar, porque é maravilhoso!
Ana Carolina Santos diz
Amei este post! Relembrei alguns lugares queridos, descobri a street art em outros, e especialmente por ter visto a obra do Bordalo II, de quem sou fã (Coelho em Porto).
Edson Amorina Jr diz
Esse foi uma das obras mais interessantes que vimos em nossa viagem para Porto e que encontramos totalmente sem querer… arte de rua é incrível!
Aline Dota Naganawa diz
Adorei a seleção, mas esse de Glasgow é sensacional! Parabéns!
Lucas diz
2 outros bônus são: Montreal e Miami (Wynwood)!! Acho de mais 🙂
Edson Amorina Jr diz
Uia, vou por na lista de desejos! 🙂
Lulu Freitas diz
Um top 5 cheio de bônus maravilhosos! Amei saber que cidades poucos visitadas como Glasgow possuem uma street art tão interessante.
Marcelo Ribeiro diz
É impressionante como a cidade muda com estes trabalhos. Lembro como era diferente a parte alta da parte baixa de Valparaíso.
Incrível a sua seleção! Difícil escolher um.
Carla Mota diz
Que artigo super interessante. Eu adoro quando as cidades e surpreendem desta maneira.
Lais Cerullo - Viagem Lado B diz
Super bacana o post!! A Islândia já estava na nossa lista de desejos, agora temos mais um motivo para visitá-la.
Lindas fotos dos grafites!!
Filipa Santos Sousa diz
“as mais belas e intrigantes artes de rua” na cidade do Porto… moro nesta bela cidade portuguesa e não poderia estar mais de acordo! 🙂 o post está interessante, mas aí com a referência à Invicta ficou ainda melhor :)))
Cristiane diz
Que painéis lindos! O ultimo é realmente sensacional! Só conheço Valparaíso. Doida para conhecer os outros locais.
Katarina diz
Que demais, Edson! Não sei se você chegou a conhecer o distrito Praga aqui em Varsóvia, mas li recentemente que tem street arts maravilhosas, vou conhecer em breve. Amei o post!
Juliana Proença diz
Nossa, eu acho esse tipo de arte muito linda! Amo tirar fotos dos grafites!
Fernanda Scafi diz
Ah, fui correndo ver se Berlim estava na lista – e está! S2 S2 S2 S2
Cynara Vianna diz
Adorei sua seleção, nunca imaginei que na Islândia tivesse arte de rua. Muito bom saber disso.
Gabriela Torrezani diz
Eu adooooro Street art, e de todos que você sugeriu só falta Bruxelas! Adoro essas cidades que são verdadeiros museus a céu aberto 😀
Edson Amorina Jr diz
Bruxelas é um lugar que quer voltar, explorar mais as ruas dedicadas a quadrinhos.