Entre geleiras e vulcões, as atrações turísticas naturais mais procuradas em uma viagem pela Islândia são suas cachoeiras. Viajar pelo país é encontrar paisagens fantásticas, daquelas que vemos em filmes e séries, sendo o exemplo mais famoso Game of Thrones.
Nós já escrevemos em outra lista também sobre suas famosas praias de areia preta.
E existem vários tipos delas, das mais diversas alturas e volume d’água. E somado a paisagem ao seu redor, que podem ser as “escadas de basaltos” ou planícies verdejantes, é certeza de que você irá se surpreender em cada visita.
Nós viajamos cinco dias pelo sul e sudeste da Islândia, incluindo as cidades de Vík, Reykjavik e seu mais famoso circuíto turístico, o Círculo Dourado, e listamos abaixo 5 cachoeiras sensacionais que conhecemos. Sim! Você irá se surpreender com a 4ª. da lista e diremos o porquê.
Também organizamos essa lista num vídeo publicado no youtube, se quiser vê-las em movimento, não deixe de conferir:
Ofertas de passeios na Islândia incluindo suas lindas cachoeiras
Lista das melhores 5 cachoeiras para visitar na Islândia
Confira no mapa a localização das cachoeiras que visitamos em nossa viagem para a Islândia.
Não deixe de ler nosso planejamento de viagem de 5 dias de carro pela Islândia
1. Urriðafoss
Urriðafoss é a cachoeira mais volumosa da Islândia, com uma quantidade de queda d’água média de 350 m³/segundo. Ela foi a primeira cachoeira que visitamos e logo percebemos que as cachoeiras seriam parte das grandes atrações de nossa viagem.
A cacheira está no rio mais longo do país, o Pjórsá, e sua maior queda tem altura de aproximadamente 6 metros. E pelo rio ser bem largo, possibilita também pesca no lugar, apesar do frio no ano todo.
2. Svartifoss
Svartifoss é um dos cartões postais da Islândia, principalmente no inverno, quando a parede onde ela está, com suas formações de basalto, é coberta por pequenas esculturas de gelo. Procure no Pinterest, é realmente muito bonito.
No caminho da cachoeira tem uma plataforma de observação, que já rende algumas belas fotos, mas quem quiser dá para chegar bem pertinho. Nada como correr um pequeno risco de escorregão para aquele melhor ângulo para fotografia.
3. Skógafoss
Skógafoss é uma das maiores cachoeiras da ilha, com aproximadamente 60 metros de altura e 25 metros de largura.
Como é uma das cachoeiras mais visitadas na Islândia, o local estava bem cheio, e por isso a subida até o topo demorou mais do que esperávamos. Ao seu lado direito tem uma série de escadas que levam até a posição mais alta da queda d’água.
A vista é bonita, mas preferimos a parte de baixo, sua dimensão e força realmente são impressionantes.
4. Seljalandsfoss
Seljalandsfoss está no caminho de Vík até Reykjavik e é uma das mais altas do país, com 63 metros de altura, mesmo sendo bem fina, comparada às outras dessa lista.
É a minha preferida! Principalmente por podermos andar por detrás de seu fio d’água. A sensação é indescritível! E tivemos bastante sorte de estarmos no fim do dia e com um pôr do sol lindo.
Molha um pouco, mas vale muito a pena! Não disse que ia surpreender?
5. Gullfoss
Gullfoss é bastante famosa por ser parte do Círculo Dourado, a rota turística mais famosa da Islândia.
Formada não só por uma que d’água, mas na verdade três quedas d’água juntas, é um excelente exemplo da união de uma paisagem linda com o som da força bruta da água caindo.
A parte que mais gostamos foi ver os inúmeros arco íris formados pela névoa da cachoeira, enquanto andávamos pela trilha até chegar em seu mirante.
Ofertas de onde ficar na Islândia incluindo hotel e hostel
Dicas gerais de viagem internacional
Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
- Primeiros e principais passos para planejar sua viagem
- Como escolher um hotel para sua viagem
- Dicas para usar o Google Flights e comprar a melhor e mais barata passagem aérea
Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Analuiza diz
De fato elas são, não apenas lindas, como impressionantes. Eu tinha dito que tinha achado a segunda tão encantada que quase podia ver seres fantástico se banhando nela, mas acho que mudei de ideia! Acredito que na verdade eles se escondem na terceira e na quarta! 🙂
Fato é: difícil escolher a mais interessante dentre estas 5 cachoeiras! As paisagens desse país são mesmo extraordinárias! 🙂
Edson Amorina Jr diz
Haha… Islândia, esse país habitado por seres não conhecidos 🙂
Francisco Agostinho diz
Esse país foi abençoado, e ainda está a ser heheh pois ainda está em formação, certo ? Bom post pois tenho visto isoladamente as cachoeiras mas ainda não tinha visto nenhum post como o seu. Quando estiver nos planos uma viagem pela ilha já sei onde venho heheh boas viagens!
VICTORIA M FARINA diz
Ai como eu sou maluca para visitar a Islândia! Já salvei o post e, assim que comprar a passagem, vou marcar essas cachoeiras na minha wish list! Achei super engraçado os nomes que são super difíceis de decorar, ne? 🙂
Tina Wells diz
UAU! Cada vez mais vontade de conhecer a Islândia! Lindíssimas as fotos e vou ver o vídeo com calma depois! Adoro cachoeiras! Uma força incrível da natureza!
Marcia Picorallo diz
Edson, que post lindoooo! Não sei se a Seljalandsfoss é a mais bonita ou se são suas fotos, parabéns! Perguntinha: vocês foram a primavera, quando a vazão é maior? Sugestao: um post para ensinar a pronúncia dessas palavras! ahahaha
Edson Amorina Jr diz
🙂 obrigado
Nós fomos em junho, no início do verão, mas não cheguei a pesquisar sobre a diferença de vazão. E sim, essas palavras, só com cola… haha
Adriana Mendonca diz
Eu sou fascinada por cachoeiras! Pretendo visitar a Islândia esse ano e sei que vou me apaixonar de vez por esse lugar! Agora uma coisa, não foi só a #4 que surpreendeu não: são todas lindas e maravilhosas! Pretendo conhecer todas pessoalmente!
Carla Alexandra Fernandes Mota diz
A Islândia é um sonho. Adoro o país. Voltava já hoje se pudesse! 😀
Lívia diz
Estou tão impressionada com estas paisagens da Islândia. Acho que pelas fotos a Seljalandsfoss é minha favorita! Mas acho que não molha só um pouco não! kkkkkkk
Ana diz
Que sítios ESPECTACULARES! Espero um dia poder conhecer a Islândia (quero acreditar que em algum momento vou conseguir ter dinheiro para essa viagem haha). Estas imagens falam por si, é simplesmente deslumbrante!
angela sant anna diz
islandia ostentando toda a beleza na nossa cara com essas cachoeiras! confesso q a primeira e ultima sao as minhas favoritas! so por uma capa de chuva e ir embaixo dela aheuaheua
VICTORIA M FARINA diz
Amei as dicas das cachoeiras na Islândia! Realmente a 4 surpreendeu. Amei as fotos da Islândia e a minha preferida foi a Seljalandsfoss, obviamente!
Cintia Grininger diz
A Islândia é mesmo campeã de paisagens deslumbrantes e diferentes! O que são essas 5 cachoeiras lindíssimas???? Vontade de comprar a passagem agora e embarcar amanhã rsrsrs
Sil Mendes diz
Ao fazia ideia que na Islândia tinha tantas Cachoeira incríveis . Se antes eu já queria conhecer, agora depois desse post, esse destino foi p topo da lista.
Ana Carolina diz
Sou apaixonada por cachoeiras e essas que você escolheu me conquistaram. Acho que terei que ir para a Islândia conhecê-las! ÓTimas dicas
Ruthia Portelinha diz
Vocês visitarama Islândia em que mês? Conseguiram fotos incríveis. A cachoeira de Svartifoss faz lembrar a calçada dos gigantes, na Irlanda
Edson Amorina Jr diz
Oi Ruthia, nós fomos no final do verão, em agosto. E olha… é bem frio!
Juliana diz
Eu sou a doida por cachoeiras, seja para entrar ou apenas para contemplar, adoro estar em contato com essa força da natureza. Amei essa lista das cachoeiras na Islândia, fiquei impressionada com a Seljalandsfoss.
Mariana diz
A Islândia é de longe meu país preferido por causa das paisagens! Ainda sonho em voltar em um dia… faltaram tantas cachoeiras na minha lista!