Em nosso guia do que ver e visitar em Ronda na região da Andaluzia na Espanha, incluindo onde se hospedar, como chegar e seus pontos turísticos, eu já começo dizendo que a cidade é linda e que sua principal atração, que todo mundo quer ver, a Ponte Nova realmente te leva para um mundo medieval fantástico.
A cidade de Ronda exala algo de extraordinário, talvez por ter sido construída em um desfiladeiro e toda sua imponência. É deslumbrante! Eu sabia de sua beleza pelas fotos que tinha visto em pesquisas na Internet, mas nada se comparou com estar lá. Eu realmente gostei muito de ter conhecido Ronda.
Onde ficar em Ronda na Espanha
E o hotel que nos hospedamos também ajudou nessa ambientação, já que ele fica quase dentro da arena de toros de Ronda, o berço das touradas na Espanha, e do Centro Histórico Turístico e seus pontos de visitação.
Como falamos no post da rota dos Pueblos Blancos, nós escolhemos Ronda como base para visitar as cidades brancas, mais especificamente no Hotel Catalonia Ronda e foi uma excelente escolha.
Encontre outras opções de hotel, hostel e Bed & Breakfast e onde se hospedar na região da Andaluzia no Booking.com.
Nós temos outras publicações que podem ajudar no seu roteiro de viagem pela Espanha:
- Rota dos Pueblos Blancos, um passeio perfeito na região da Andaluzia na Espanha
- O que fazer em Córdoba na Espanha em 1 ou 2 dias de viagem
- O que visitar em Madrid na Espanha
Onde fica e como ir para Ronda na Espanha
A cidade de Ronda fica no sul da Espanha, mais especificamente na província de Málaga, região da Andaluzia. As cidades mais turísticas e conhecidas próximas são Sevilha (133 Km) e Málaga (104 Km).
Outra alternativa é contratar uma excursão para Ronda, existem várias opções tanto em Sevilha quanto em Málaga, como por exemplo:
A Plaza de Toro em Ronda
A cidade de Ronda é tida como o berço das touradas espanholas. Hoje ainda é possível visitar sua Plaza de Toro, que funciona como museu e centro de treinamento equestre. Ela é propriedade da “Real Maestranza de Caballería de Ronda” ( a mais antiga e mais nobre ordem de cavalaria da Espanha desde 1485) e é uma das maiores e mais antigas do mundo. Na verdade, a arena como um todo é bastante pequena, com apenas cinco mil lugares, mas a praça de touros em si é a maior da Espanha.
A Plaza de Toro não recebe mais eventos de touradas, o que na nossa opinião é muito bom. De qualquer forma, visitá-la é uma oportunidade de conhecer um pouco mais desse espetáculo espanhol. O passeio dura aproximadamente uma hora e conta a história das touradas não só da cidade de Ronda, mas da própria Espanha. Eu não fui, mas o maridoviski e a pequena gostaram bastante. Ela voltou super animada ao ver a “casa do touro e dos cavalos”.
A principal família de toureiros da cidade é a família Romero de Ronda, que foi muito famosa durante três gerações de toureiros. Sendo o nome mais conhecido o de Pedro Romero (1754-1839), que na história das touradas que matou mais de 5.600 touros. A segunda família mais importante da cidade é a de Ordoñez, que inclusive tem as estátuas de bronze de Cayetano Ordóñez e o filho Antonio Ordóñez ficam em uma de suas entradas.
Melhor horário para passear em Ronda na Espanha
Uma dica valiosa se você for visitar Ronda no inverno: Vá bem cedo andar pela cidade!
Mesmo amanhecendo somente às 9 da manhã e que esteja bastante frio. Pois é nessa hora que a luz do sol estará maravilhosa e não vai ter milhares de grupos de turistas perambulando. E sim, tem muito turista chegando de ônibus e excursões de outras cidades, como Sevilha e Málaga.
Pontos turísticos que visitamos em Ronda na Espanha
É possível conhecer os principais pontos de interesse da cidade de Ronda em um passeio de apenas um dia. Para ajudar no seu roteiro de viagem, nós criamos o mapa abaixo com as atrações que visitamos.
Nós aproveitamos o dia, que por sorte estava muito bom para caminhar, e seguimos nosso roteiro que, como já disse no inicio do texto, realmente são lugares lindos que valem muito a pena conhecer:
- Mirador de Aldehuela, uma praça perto da Plaza de Toro com uma vista maravilhosa da região;
- Jardins de Cuenca, uma sequência de pequenos mirantes, que mesmo não estando florido no inverno é bonito e rende boas fotos da Ponte Nova;
- Ponte Viejo, uma ponte que fica abaixo da Ponte Nova e tem boa vista do abismo, e continuando o caminho na Calle Real;
- Mirante que fica na Carretera de los Molinos (O melhor é colocar no GPS ou GoogleMaps um ponto para chegar nessa estradinha e bastante atenção, pois a estrada é de pedras praticamente polidas, então se for em um dia chuvoso ou mesmo um dia posterior a chuva é necessário tomar um cuidado redobrado para que o carro não deslize ou atole);
- Mirador de Ronda e o caminho que leva até a Ponte Nova; e claro
- A Ponte Nuevo, que liga a antiga parte da cidade com a nova.
Para quem quer saciar a Genoveva com pão fresquinho e jamón, tem um posto de gasolina na saída da cidade, o Cepsa San Francisco, que nos surpreendeu. Nosso piquenique durante a viagem para a cidade de Granada estava garantido!
Dicas gerais de viagem internacional
Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
- Primeiros e principais passos para planejar sua viagem
- Como escolher um hotel para sua viagem
- Dicas para usar o Google Flights e comprar a melhor e mais barata passagem aérea
Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Luciane diz
Já faz um tempo que estou me planejando para conhecer Ronda na Espanha. Seu post me ajudou muito. Obrigada!
Alessandra diz
Ola! Estamos programando uma viagem para o sul da Espanha no final de junho e estou com um dilema. Chegamos em Ronda vindo de Granada, teremos este dia para aproveitar Ronda e partiremos no dia seguinte para fazer a rota dos Pueblos Blancos em somente 1 dia, indo direto para Sevilha, onde teremos 3 dias inteiros para fazer um bate volta a Cordoba.
Que cidades vocês sugerem que façamos paradas nos Pueblos?. Infelizmente para aumentar um dia nos Pueblos teria que cancelar o bate volta a Cordoba.
Edson Amorina Jr diz
Oi Alessandra, tudo bem?
Nós temos um post sobre os Pueblos que visitamos: https://www.ligadoemviagem.com.br/pueblos-blancos-andaluzia-espanha/
Vale a pena você ler sobre o que achamos de cada um deles, mas já adiantando, segue nossa ordem de preferência: Grazalema, Vejer de la Frontera, Setenil de las Bodegas, Arcos de la Frontera e Olvera.
Abraços e boa viagem 🙂
Murilo Pagani diz
Morro de vontade de conhecer uma cidade em estilo medieval! Ronda realmente parece ser lindíssima.
Uma pergunta… Quanto tempo você recomenda para visitar os principais pontos turísticos de Ronda e arredores?!
As fotos estão lindas, parabéns!
Abraço
Edson Amorina Jr diz
Oi Murilo, para os arredores, incluindo a Rota dos Pueblos Blancos, uns 2 dias (falamos no outro post https://www.ligadoemviagem.com.br/2019/05/23/pueblos-blancos-andaluzia-espanha/). Já para Ronda, eu acho que em 1 dia e meio dá para visitar bastante coisa (metade para visitar a Plaza de Toros e um dia inteiro para passear pelas pontes, jardins e centro histórico). Abraço, Edson.
Christian Wilson Roel Gutierrez diz
Tenho muito vontade de conhecer Ronda, ainda mas agora vem suas fotos
Andrea diz
Eu não conhecia Ronda, adorei as fotos, o lugar é muito bonito. Mais um para a lista de paradas quando retornar a Espanha.
Daniela Cascardo diz
Que lugar!!! Ainda não conheço a Espanha, mas já quero conhecer Ronda! Lindíssimo. Ahhhh! Salvei a dica do posto para garantir o picnic kkkk
Ana Carolina diz
Ronda parece uma cidade encantadora. Em dezembro farei uma road trip e já inclui a cidade em meu roteiro. Obrigada pelas dicas, pois já inclui várias delas.
Cynara Vianna diz
A Espanha é um país que estará sempre em nossos roteiros pela Europa porque minha enteada mora em Madrid, assim o país virou parada obrigatória quando vamos para o Velho Continente. Da última vez fomos para Córdoba e Sevilha e na próxima Ronda já está na lista. Fiquei encantada com o que vi e li aqui.
Hebe diz
Nossa lugares lindissimos. Não conhecia essa cidade, mas adorei.
Lisia diz
Que linda região.Se fossem hospedar se em outro pueblo…qual seria?Vejer ou Grazalema?Obs: no inverno(fevereiro).Obrigada pelas dicas,
Edson Amorina Jr diz
Oi Lisa, nós ficamos em Ronda por ser uma cidade maior e ter mais estrutura. Daí fomos de carro visitar os Pueblos Blancos, até escrevemos sobre:
https://www.ligadoemviagem.com.br/pueblos-blancos-andaluzia-espanha/
Agora, sem dizer com experiência, apenas do que vimos ao passear na cidade, das duas opções que você comentou, acho que ficaríamos em Grazalema por ser mais central em relação aos outros Pueblos.
Abraços, Edson
Sueli diz
Olá. Em que mês vcs foram? Parece frio.
Edson Amorina Jr diz
Oi Sueli, nós fomos durante o natal e ano novo, realmente estava frio, mas nada absurdo não. E fica bem bonito. Abs e boa viagem.