Em nossa viagem pelo Sudeste Asiático, nós tivemos a oportunidade de conhecer e visitar diferentes tipos de templos religiosos, sejam eles cristãos, budistas e hinduístas. Na cidade-estado de Singapura, incluímos em nosso roteiro pelo bairro Little India dois templos hinduístas muito importantes, o Sri Veeramakaliamman e Shree Lakshminarayan.
O hinduísmo é descrito muitas vezes como a mais antiga das tradições religiosas mundias. Ela também é presente em nossa vida, mesmo em países ocidentais, em diversas situações, como nas aulas de ioga ou em comentários relacionados a carma.
A visita dos hindus a templos para seus momentos de culto não é obrigatória, pois muitos possuem em suas casas um altar onde praticam sua religião. Os templos hinduístas costumam ser dedicados a uma ou mais divindades religiosas e são ricos em imagens e santuários, tornando a visita muito interessante, mesmo para não crentes.
Abaixo descrevemos os dois templos que visitamos em Singapura.
Leia também nosso Planejamento de Viagem no Sudeste Asiático em Singapura, Kuala Lumpur na Malásia e Bagan e Yangon em Myanmar.
Templo Sri Veeramakaliamman
O Sri Veeramakaliamman é dedicado à deusa e destruidora do mal, Sri Veeramakaliamman ou Kali, encarnação de Shakti e esposa do deus Shiva, Parvati.
Uma curiosidade sobre a história do templo, durante os ataques japoneses na Segunda Guerra Mundial, muitas pessoas buscaram refúgio no templo, onde oraram pela proteção de Kali. E o templo e todas as suas estátuas escaparam incólumes dos bombardeios.
O templo passou por várias obras de reconstrução e ampliação, send hoje é um importante ponto turístico em Singapura. Dentro é possível encontrar diversas imagens de Kali com sua guirlanda de crânios em momentos carinhosos com seus filhos Ganesha e Murugan ou mesmo em fúria arrancando as entranhas de suas vítimas.
Nós entramos no templo enquanto distribuíam alimentos para os crentes e algumas celebrações nos altares existentes. O aroma do ambiente, uma mistura da comida forte indiana com velas e incensos, transforma a visita em experiência única.
Templo Shree Lakshminarayan
O Shree Lakshminarayan foi construído a partir da compra de várias residências e lojas de um edifício no bairro Little Índia. Denominado como um santuário de valores espirituais de Sanatan Darm e da tradição védica hindu, ele não é usado pela comunidade indiana apenas para adoração religiosa, mas também para encontros sociais.
Nós visitamos apenas sua parte frontal, onde estava ocorrendo uma roda de oração em torno de uma fogueira. Bastante curioso e bonito ao mesmo tempo.
Você já visitou um templo hinduísta, que achou?
Leia também as publicações detalhadas de nossos roteiros em Singapura:
- Roteiro pela Little India, Arab Quarter e Chinatown em Singapura
- Roteiro pelo Civic District e Orchard Road em Singapura
- Roteiro de 1 dia na Universal Studios Singapura na Ilha de Sentosa
- Nossa experiência no incrível Marina Bay Sands e a visita ao Gardens by the Bay
- Roteiro pelo Artscience Museum, OBC Skyway e Supertree Grove no Gardens by the Bay
Blogagem Coletiva
Esse post faz parte da Blogagem Coletiva #templosreligiosos, onde Blogs de Viagem de Pequenos Grandes Viajantes escreveram sobre Templos Religiosos pelo Brasil e mundo.
Não deixe de ler os outros posts:
- Destinos por onde andei… – Chen Tien, o Templo Budista de Foz do Iguaçu
- Mulher Casada Viaja – A Sinagoga Espanhola de Praga: beleza, informação e emoção
- Fui ser viajante – A Catedral de São Bavão, o tesouro gótico de Haarlem
- London, sô! – 15 dos mais impressionantes templos do Japão
- Cantinho de Ná – A Capela Sistina das Américas em Andahuaylillas – Peru
- Turistando.in – As igrejas de Florença que você tem que conhecer
- Uma Viagem Diferente – Visitando a Catedral de Maringá
- Viagens Invisíveis – Abadia de Melk na Áustria, patrimônio mundial
- guia&turismo – Mosteiro Zen Morro da Vargem, o primeiro mosteiro budista da América Latina
- Vem que te Conto! – Visitando a Mesquita Muçulmana e o Templo Budista de Foz do Iguaçu
Ofertas de Passeios e Atrações Turísticas em Singapura
Ofertas de Hospedagem em Singapura
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Aline DP diz
Interessante ver as fotos desses templos aparentando estarem bem no meio das cidade. Sempre imaginei que ficassem em áreas mais isoladas.
E acho que nunca tinha visto imagens de um templo Hindu.
Parabéns pelo post. :*
Gisele Prosdocimi diz
Que interessante estes templos, quanta informação para os nossos olhos, não é?
Uma mistura de cheiros, cores, pessoas, tudo junto e ao mesmo tempo, acho que sairia meio zonza deste lugar. Mas que deve valer a pena, deve. Bom demais!
Andrea diz
Tá aí…um tipo de turismo que acho bastante curioso…cultura religiosa do outro país…e esses templos são lindos hein?!
Ruthia diz
Nunca visitei um templo hindu mas tenho muita curiosidade. Vocês tiveram a sorte de visitar em momentos de fé, o que tornou tudo mais interessante. Lindo post
Livia Zanon diz
Caraca, tenho maior vontade de conhecer esses templos… Lindíssimo e acho que deve ter uma energia surreal. Show o post!
NiKi Verdot diz
Sou louca para conhecer o sudeste asiático. Tenho muita curiosidade pela cultura e ver um templo hinduísta de perto deve ser impressionante. E não tenho dúvidas que foi uma experiência única. Amei o post.
Giulia diz
Eu visitei apenas o primeiro. Gente que nomes difíceis ne? hahahaha Não fui no Shree Lakshminarayan mas parece interessante. Incrível como países pequenos e um pertinho do outro são tão diferentes em cultura. Adorei o relato. Abraços.
Cynara Vianna diz
É uma cultura muito diferente da ocidental hein! Conhecer-los deve ser uma experiência muito interessante. Aprendeu a falar os nomes??
Edson Amorina Jr diz
Haha… a gente tenta fala, mas certeza que errado! 🙂
Nivia diz
Amo os templos hinduístas, cheios de mistérios e suspense. É como entrar em outro mundo! Os de Singapura parecem também não deixar a desejar. Adorei