Depois de duas viagens a trabalho para o Sudeste Asiático, onde eu fiquei com o corazón apertado por não poder dividir as sensações de descobrir um mundo totalmente diferente da bolhinha que vivemos, até que enfim fomos como família e em férias.
Para a nossa viagem de estreia nesse cantinho do mundo, nós começamos por dois países tranquilos, Singapura e Kuala Lumpur na Malásia, e depois o exótico, que está no burburinho da rota dos viajantes, Myanmar, também conhecido como Birmânia.
O período que escolhemos para viajar foi nas férias de Páscoa, 15 dias para explorar a região. Mas acho que a tarefa mais difícil foi decidir a quantidade de dias em cada local, pois são culturas diferentes, queríamos conhecer o máximo de cada país e não dá para ficar pipocando de um lugar para o outro, ainda mais com a Picurucha.
Nosso roteiro detalhado ficou assim:
Leia também a publicação detalhada de cada um dos lugares visitados:
- Roteiro pela Little India, Arab Quarter e Chinatown em Singapura
- Roteiro pelo Civic District e Orchard Road em Singapura
- Roteiro de 1 dia na Universal Studios Singapura na Ilha de Sentosa
- Nossa visita aos Templos hinduístas Sri Veeramakaliamman e Shree Lakshminarayan no bairro Little India em Singapura
- Nossa experiência no incrível Marina Bay Sands e a visita ao Gardens by the Bay
- Nossa viagem para Myanmar e a síndrome da viagem perfeita
- Todos os pontos turísticos visitados em 24 horas úteis em Kuala Lumpur na Malásia
- Roteiro pelo Artscience Museum, OBC Skyway e Supertree Grove no Gardens by the Bay
Vale dizer, que em Kuala Lumpur na Malásia nós tínhamos mais tempo, mas a Air Asia mudou o nosso voo para Yangon e então perdemos um dia inteiro no país.
Num futuro próximo, nós queremos viajar para a Tailândia. Enquanto não viajamos e não produzimos um post, leia o texto do blog amigo Across the Universe sobre 10 coisas que você precisa saber ao organizar uma viagem para a Tailândia.
Como chegar e se locomover no Sudeste Asiático
Para detalhar nossas opções de transporte, eu vou dividir em três tipos.
Longas distâncias
Há várias formas de chegar no Sudeste Asiático partindo do Brasil. A dica é escolher a rota que dê para aproveitar a escala, como um país na Europa ou Emirados Árabes. Se você conseguir ampliar essa parada, além de conhecer um lugar lugar novo, ajuda na transição do fuso horário.
Distâncias curtas
Já na região, o melhor é usar as companhias áreas low cost como AirAsia, JetStar e SilkAir, o importante é olhas todas as entrelinhas para não pagar taxas extras (eles realmente pesam a mala antes do embarque).
A única exceção é em Myanmar. O país ainda é ainda mais fechado quando comparado aos seus vizinhos, nós voamos para chegar e sair com AirAsia e Silkair, porém os voos internos são só realizados por empresas nacionais. Então após muito pesquisar, nós achamos uma agência de viagens local, a Flymya, que vende as passagens no país.
O processo é bem fácil, os voos são ofertados dentro de um período de cinco meses de antecedência, se escolhe a companhia aérea que se melhor adéqua ao cronograma e pronto. O pagamento pode ser realizado com cartão de crédito, tudo bem fácil e no dia seguinte as passagens chegam no e-mail.
Localmente
Já nas cidades, usamos e abusamos do transporte púbico. Os preços foram razoáveis e fiquei impressionada com a malha do metro de Singapura e Kuala Lumpur na Malásia.
A exceção, vou repetir essa palavra sempre, foi Myanmar. Em Yangon nós andamos de taxi o tempo inteiro, pois o transporte público não era amigável, e em Bagan alugamos motos elétricas que foi uma aventura sem igual. O preço do taxi em Yangon foi muito baratinho, mesmo pegando o taxi que o hotel chamava. Já as motos elétricas foram alugadas no hotel e pagamos 20 dólares/dia.
Visto para Myanmar
Quase toda Ásia é visa free para nós, brasileiros, mas é necessário tirar um visto eletrônico para viajar para Myanmar. O país disponibiliza um site oficial para essa atividade, o Myanmar eVisa, que mesmo estando em inglês é fácil de entender e preencher. O pagamento pode ser feito via cartão de crédito e você recebe o visto em seu e-mail.
A seção de Perguntas e Respostas está bem completa e também é possível encontrar a página com o Preço Atualizado de todo o processo.
Porém como estávamos viajando em família e não queríamos correr o risco de ter algum problema por morarmos fora do Brasil ou algo parecido, eu contratei uma empresa que presta serviço para onde trabalho. O custo foi um pouco maior, mas os vistos saíram todos juntos e sem erro.
Hotéis no Sudeste Asiático
Nossas escolhas de hotéis em cada uma das cidades em que nos hospedamos.
Singapura
Hotel Nuve Heritage – Todos sabem que Singapura não é uma cidade barata, então depois de muito pesquisar, eu achei o Hotel Nuve Heritage, que pensei que ser um achado. A localização é realmente muito boa, mas o nosso quarto era beeem pequenino e infelizmente sujinho. Tanto que eu e o maridovisk tivemos uma gripe/alergia daquelas. O café da manhã foi esquizofrênico, um dia tinha quase nada de opção e no outro tinha coisas saindo pelo ladrão. Se o mais importante para você é a localização e não tem nenhum problema com alergia, é até uma boa recomendação.
Marina Bay Sands – Nossa viagem terminou nesse hotel maravilhoso. É caro? sim! Vale a pena mesmo? Ôoo se vale! A piscina é tudo o que o pessoal fala? Sim! O atendimento é bom? Mara! Olha foi o término de viagem mais perfeito que já tive em todos esses anos. E claro que se um dia eu retornar à Singapura, eu retorno para o Marina.
Kuala Lumpur na Malásia
Impiana KLCC Hotel – Que hotel gostosinho. O melhor de tudo é que ele tem uma vista, a partir de sua piscina, para as Petronas. O quarto é muito bom e o café da manhã bem servido. A localização é excelente, pertinho das Petronas, e o preço dele é bem camarada. Vale a escolha.
Yangon em Myanmar
Chatrium Hotel Royal Lake Yangon – Depois de madrugarmos em Yangon, nós chegamos nesse hotel MARAVILHOSO. Isso mesmo! Ele fica fora do burburinho da cidade, mas isso não tem problema. O serviço é muito bom e a piscina a mais bonita que já vi. Outro diferencial foram seus restaurantes, tanto que fizemos todas as nossas refeições por lá, mesmo o preço sendo mais caro que um no centro da cidade.
Bagan em Myanmar
Bagan Lodge – Myanmar não decepcionou no quesito hotéis… Depois de Yangon, o Bagan Lodge foi mais um acerto. As acomodações são em bangalôs chiquetosos, que deixou a gente de boca aberta. A cama era enorme e mega confortável. O serviço foi impecável, foram mega simpáticos com a picurucha o tempo todo. Eles oferecem transfer gratuito para o aeroporto e de extra vimos os balões bem pertinho, enquanto a gente tomávamos café da manhã. Outra coisa legal é que alugamos nossas motos elétricas no hotel mesmo, sem ter que sair caçando um lugar no centrinho da New Bagan. Ah! E no complexo tem duas piscinas muito boas para se refrescar do calor escaldante de Myanmar. Vale cada centavo gasto, pois aqui o hotel também pesa na experiência da viagem.
Dinheiro no Sudeste Asiático
Este tópico é todo dedicado para Myanmar, pois é um país muito chato nesse ponto.
Por ser ainda bem fechado ao turismo, as pessoas são restritivas à moeda estrangeira. Pesquisei muito como eram feitos os pagamentos, se dava para usar euro, dólar e etc. e mesmo assim tive minhas dúvidas ao vivenciar.
As principais dicas para não passar aperto:
- Se levar dinheiro, leve dólares;
- Leve notas de 50 ou 100 dólares, pois na hora da conversão tem mais valor;
- As notas devem estar tinindo de novas, qualquer amassado ou rasura pequena, fará que a nota seja rejeitada. E não tem conversa, nós tivemos um nota rejeitada 3 vezes; e
- Pode trocar dinheiro nos hotéis ou no aeroporto, pois o câmbio utilizado é igual ao do câmbio oficial.
Uma dica geral, eu uso sempre o App XE Currency para ver as flutuações do câmbio e ver se o que estou pagando é abusivo ou não.
Embaixo listei algumas ofertas de hospedagem, passeios e atrações turísticos nos países que visitamos.
Ofertas de Passeios e Atrações Turísticas em Myanmar
Ofertas de Hospedagem em Yangon em Myanmar
Ofertas de Hospedagem em Bagan em Myanmar
Ofertas de Passeios e Atrações Turísticas em Singapura
Ofertas de Hospedagem em Singapura
Ofertas de Passeios e Atrações Turísticas em Kuala Lumpur na Malásia
Ofertas de Hospedagem em Kuala Lumpur na Malásia
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
LAIS ROANI diz
Que saudades de Singapura.. amei demais aquele lugar. E o Marina então, nem se fala! Experiência que vale a pena ter, pelo menos uma vez na vida..
alexandrajoia diz
Post caiu como uma luva. Estou querendo ir ano que vem e o planejamento está em execução. Obrigado pelas dicas valiosas.
Marianne diz
Nossa, amei o roteiro!
Estou esperando a Ásia sair um pouco da moda pra eu poder organizar minha viagem pra lá hehehe
Mas esses destinos não são tão populares como Tailândia, Bali, etc… e essas dicas super me animaram!
Luis Felipe diz
Nossa! Quantas informações importantes. Com relação a hotéis, sempre penso que serão só para passar a noite, mas depois de escolher errado sempre há arrependimento. Tuas dicas foram excelentes.
Fábio Mendes diz
Que região maravilhosa! Adorei as imagens e os relatos! O Sudeste Asiático é um dos meus sonhos de consumo e, em breve, pretendo ir. As dicas já estão anotadas. Abraços!
Gabi Torrezani diz
Ai gente, que maravilha de post! Fiquei arrepiada, essa é a viagem dos meus sonhos! Quero me planejar e ir logoooo!
Marcia Picorallo diz
Queo muito ir ao Sudeste Asiático e acho que só depois disso posso ‘tirar meu diploma de viajante’. ahaha. Salvei o post pra quando eu for!
Deisy Rodrigues diz
Ásia super está nos meus planos, as dicas estão ótimas, não sabia dessa do dinheiro rejeitado se não tiver perfeito vire e mexe temos uma nota mais feiinha na carteira, adorei as dicas de hotel e esse que você diz que os quartos são pequenos e o café não é bom, engana bem nas fotos do Booking.
Luciane diz
Adorei os detalhes do seu roteiro. E concordo sobre o Marina Bay é caro mas vale muito a pena.