Em nossa primeira viagem para Portugal, eu não consegui fazer a visitação numa das caves de vinho do porto que ficam em Vila Nova de Gaia, município vizinho a cidade de Porto. Falta que consertei agora em minha ida para o festival NOS Primavera Sound.
Não deixe de ler nosso planejamento de viagem de 2 semanas de carro pelas principais cidades de Portugal.
Visitando uma Cave do Vinho do Porto
Desta vez eu viajei sozinho, pois iria encontrar minha irmã para um festival de música e a Olivinha estava em aula. De qualquer maneira, assim com na primeira vez, a minha impressão de Porto foi extremamente positiva. É uma cidade grande, com uma ótima recepção e estrutura para turistas, pontos turísticos lindos e comida maravilhosa.
Eu ainda pretendo escrever sobre o NOS Primavera Sound e os shows que assisti, que foram realmente bom, com som excelente e uma praça de alimentação muito boa.
Aproveitando para falar de comida, mais uma vez eu comi um delicioso prato de tripas e me acabei nos pastéis de nata. Ah! Comida portuguesa… como escrevi no post das 5 melhores comidas que experimentamos na primeira viagem para Portugal, esta é uma parte essencial em uma viagem turística pelo país.
E desta vez consegui incluir a experiência de visitar uma cave de vinho do porto.
Porto: Adegas de Cálem, Show de Fado e Degustação de Vinhos
Veja e ouça o Fado ao vivo nas Caves Cálem, no Porto. Faça uma visita guiada às caves e saboreie uma reserva especial de vinho do porto e vinho branco servido durante o espetáculo.
Como chegar na região das caves de vinho do porto em Porto, Portugal
As caves de vinho do porto que estão abertas para visitação ficam na verdade no município de Vila Nova de Gaia, que para chegar é necessário atravessar o Rio Douro pela Ponte D. Luís. Essa travessia pode se feita de transporte, mas eu recomendo fortemente a caminhada. A minha sugestão é ir para a região das caves pela parte inferior, pegar o bondinho / teleférico e fazer o caminho de volta pela parte de cima.
Porém no caso de realmente precisar ir de Metrô, você deve pegar a linha D com sentido a Santo Ovídio, descer na estação Jardim do Morro e já estará nas proximidades das principais caves de visitação.
Opções de caves de vinho do porto para visitação
Existem várias opções para visitação na região, desde as mais famosas e comerciais, até algumas bem menores. Você poderá escolher fazer o tour (que são bem parecidos) e degustação (aqui sim bastante variado) como a Porto Ferreira Taylor’s, Offley, Croft e Ramos Pinto.
Além de visitar as caves, se você conseguir incluir uma viagem para o vale do Rio Douro, será a mais perfeita combinação. Alguns dos passeios possíveis de se fazer:
Nós fizemos a visitação na A. A. Cálem e gostamos muito.
Nossa visitação a cave de vinho do porto Cálem
Nós escolhemos fazer a visitação na Cálem, que é a primeira cave que chama atenção ao sair da Ponte D. Luís I e também por que já tínhamos lido que o tour é muito bem estruturado com vinhos ótimos na degustação.
Com produção de vinhos do porto desde 1859, a A. A. Cálem inicia o tour com um museu muito bem estruturado, com muitas informações sobre a origem, tipos e produção do vinho do porto. Mas o que realmente gostei foi uma mesa onde você pode sentir diversos aromas e tentar adivinhar o que era.
Depois do museu, o tour com o guia tem início e o roteiro onde são explicadas a formação e importação dos terrenos onde as uvas são plantadas e colhidas, como é feita o envelhecimento para os diversos tipos de vinhos e também suas diferenças e possibilidades de harmonização com comida.
Apesar de ser bem parecido para quem já visitou uma vinícola, o fato do vinho do porto ser bem diferente do vinho de refeição, torna a experiência mais interessante. E além do combinado visita e degustação, eles também tem opções com gastronomia e apresentação de fado, que infelizmente não fizemos.
Nós escolhemos a degustação especial, com três tipos de vinho, sendo 1 branco, que deve ser bebido antes da refeição, e 2 tintos para sobremesa ou pós refeição. E estavam os três ótimos. Você pode ler mais sobre a visita, seus diferentes tipos, preços atuais e disponibilidade no site oficial da cave Cálem.
E ao sair da cave, nós nos deparamos com um céu abrindo e o sol surgindo sobre a cidade de Porto, o rio Douro e a Ponte D Luis. Melhor impossível!
Leia nosso Roteiro de 2 dias com o que fazer na cidade do Porto em Portugal – Amor à primeira vista!
Ofertas de Hospedagem na cidade de Porto, Portugal
Ofertas de Passeios e Atrações Turísticas na cidade de Porto, Portugal
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Sonia diz
Filho, como gostaria de participar desta viagem e passeios com vocês em Portugal, terra onde nasceu meu pai, tomar esses vinhos deliciosos, enfim que bom é maravilhosa que deve estar sendo essas viagens que vocês estão fazendo conhecendo culturas diferentes da do seu país; filho vc poderia colocar e falar da nossa viagem a Champanhe na França, as cavernas onde ficam as mesmas e deliciosas champanhes envelhecidas…bj, te amo.
Edson Amorina Jr diz
Oi minha mãe, eu já escrevi sobre nossa viagem, mas foi lá á á no início do blog, vou te mandar o link 🙂
Angelica Figueiredo diz
Que legal! Estivemos em maio no Porto e adorei conhecer Vila Nova de Gaia! Que delícia de post, deu vontade de voltar também! Saudades de Portugal! Abraços!
Aninha Lima diz
Eu sou meio ignorante em Portugal… achava que as Caves ficavam fora da cidade, poder chegar de metrô é ótimo!
Adorei o relato, deu vontade de me teletransportar!
Edson Amorina Jr diz
É bem tranquilo e dá para ir andando, o que é ótimo, pois a cidade é linda 🙂
Ruthia diz
Uma visita a uma cave é um clássico e a gente sai de lá sempre alegre (porque será)? A minha cave preferida é a da Taylors, mas todas elas têm um serviço muito atencioso.
Abraço
Gisele Rocha diz
Esse é o passeio que tá no topo da minha quando voltar a Portugal. Você lembra qual era a diferença entre os dois vinhos do pós-refeição?
Edson Amorina Jr diz
Sim, um deles era bem opaco com um sabor bem chocolate e o último, que foi o tawny, era mais rosado e sabor frutado 🙂
rui batista diz
Edson, durante muitos anos, enquanto estudava na faculdade, passava aí muitas vezes, levando grupos de caloiros para conhecerem. Depois tinha boa amiga que me dava sempre um copinho extra :)) Uma bela experiência!
Edson Amorina Jr diz
Essas amizades maravilhosas 🙂
Lulu Freitas diz
Ir no Porto e não ir em uma cave? Ainda bem que você consertou isso nessa sua nova viagem. Ótimo texto, super explicado e instrutivo.
Marcia Picorallo diz
Edson, que delícia deve ter sido viajar com a irmã! Mas gostei mesmo foi do comentário fofo da sua mãe, que gracinha…
Michela Borges Nunes diz
Não bebo, mas geralmente estes lugares são bonitos e interessantes. Achei o tour bem legal, a história, o museu, e principalmente, do que mais gostei muito, hehehe, foi da vista na saída do rio, da ponte, lindo hein?
Camila Lisbôa diz
Vinho do Porto branco? Acho que vou gostar 🙂
Adoro visitas a vinicolas é muito legal entender a produção e a degustação, já que ninguém é de ferro ahahha
Edson Amorina Jr diz
O branco é recomendado para antes da refeição e os tintos para sobremesa e depois, também não sabia disso.
angela sant anna diz
adoro visitar destinos famosos pelo vinho pois ai já une o útil ao agradável aheuahe eu quero muito voltar a portugal e visitar o porto, descobri que eh maravilhoso!
Ana Carolina Miranda diz
Adoro vinhos e já anotei suas dicas para quando for à Portugal, certamente irei em Porto conhecer.
Gabriela Torrezani diz
Meninos, que delícia! Nós não fizemos essa visita quando fomos à Porto e nos arrependemos loucamente. Adoramos vinho do Porto! Uma boa desculpa para voltar 😉
Carlos diz
Olá! Obrigado por terem publicado fotos com a vossa visita. Quem vos escreve é esse cara, o guia! Um abraço desde Portugal
Edson Amorina Jr diz
Oi Carlos, que legal que gostou! A visita foi realmente muito boa, obrigado. Abraço.