Mesmo com todas as informações que temos disponíveis, o risco de termos algum problema em hospedagem, seja com a infra-estrutura disponível, quanto em serviço e atendimento, ainda é grande.
Nós já passamos por isso em algumas de nossas viagens e sabemos que provavelmente iremos passar de novo, mas é possível com alguns passos reduzir essa probabilidade.
Perrengues de hospedagem em hotel, B&B e albergues
Em nossa primeira viagem ao exterior, na verdade um mochilão longo pela Bolívia e Peru com início no Trem da Morte e destino até os quatro dias de Trilha Inca para o Machu Picchu, nós não planejamos detalhadamente os albergues e hotéis que nos hospedamos.
Nós chegávamos na cidade, diretamente para o Escritório de Turismo da cidade e pedíamos uma dica de albergue que coubesse três pessoas, com banho quente. Mas lembre que era 2005, não existia as facilidades de hoje em dia, com sites de reserva de hotel como o Booking.com.
E incrível que pareça, só tivemos problemas em um albergue, na cidade de La Paz na Bolívia. Seguindo nosso roteiro, do escritório de turismo, nós fomos para o primeiro albergue indicado. Apesar de bem localizado, nós tomamos um susto com a qualidade da fachada, mas o quarto era espaçoso e pareceu seguro, “pareceu”. O segundo susto foi saber que o banheiro compartilhado, também sujo e necessitando reparação, tinha uma porta que não fechava.
Eu tive que ficar na porta do banheiro enquanto a Viviane tomava banho, pois como é um albergue, sempre tem gente estranha andando por aí, medo. Então fomos dormir, sem maiores sustos, mas no dia seguinte nós três estávamos com uma fileira de picada de pulga na cintura…
Claro que no dia seguinte, nós trocamos de hospedagem e conseguimos um lugar melhor!
Outra hospedagem que tivemos problemas, mas não tão grave, foi em nossa viagem para Siena. A passagem por essa cidade da Toscana estava no meio de nossa viagem de três semanas pela Itália e deu uma leve manchada em nossa experiência por esta região maravilhosa.
O dia foi planejado para sairmos de Cinque Terra, visitarmos a famosa Torre de Pisa, vermos o fim do dia na cidade de Volterra e então chegar no B&B por volta das 20h, mas claro que esse roteiro demorou mais do que o esperado. E assim que chegamos no Bed & Breakfast, seu dono foi muito grosseiro e descascou a gente por ter ficado esperando. Nos noites seguintes, ele sempre questionava o porquê chegávamos tão tarde dos nosso passeios, bem creepy. No final, o pagamento só pode ser feito em dinheiro e não era o que estávamos esperando.
Veja nossas dicas para encontrar a melhor região e o melhor hotel em Dubai.
Como evitar perrengues em hotel e hostel
No post de como escolher e reservar um hotel para sua viagem, nós já damos alguns passos de como evitar alguns dos principais perrengues em hospedagem.
Sites como o Booking.com e o TripAdvisor, além de ter as descrições detalhadas dos principais albergues, B&B e hotéis em praticamente todos os destinos possíveis, também tem a sessão de comentários e fotos de hóspedes reais. O único cuidado é que normalmente quem tem mais motivação é quem fala mal, então é preciso dar uma filtrada no que ler.
E ao ter acesso a essas informações, fique atento pelo menos aos seguintes itens:
- Tamanho do quarto em relação ao tamanho da cama;
- Horário de atendimento da recepção;
- Modo de pagamento e bandeiras de cartão de crédito que são aceitas;
- Infra-estrutura para recebimento de bebês e crianças, se for viajar com família;
- Horários de check-in e check-out;
- Telefones e e-mails de contato;
- Não só a cotação do hotel, mas também o número de hóspedes que votaram;
- E a reação do hotel para os comentários negativos (pode representar como eles tratarão uma necessidade sua durante sua hospedagem).
Leia sobre nossas experiências de hospedagem em Paris.
Outra grande dica é pesquisar em Blogs de Viagem, onde blogueiros se dispõem muitas vezes a escrever um post inteiro sobre um único lugar. Mas claro que é preciso ter cuidado, por que ainda existem aqueles blogs que trocam elogios por hospedagem grátis, então sempre busquem mais de uma fonte. E confiem nos blogs do Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem e a Associação Brasileira de Blogs de Viagem.
Dicas gerais de viagem internacional
Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
- Primeiros e principais passos para planejar sua viagem
- Como escolher um hotel para sua viagem
- Dicas para usar o Google Flights e comprar a melhor e mais barata passagem aérea
Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
Blogagem Coletiva
Este post faz parte de blogagem coletiva.
- Destinos por onde andei... – Perdida em Roma, Itália
- Gastando Sola Mundo Afora– Um susto no Km 104! – Machu Picchu – Peru
- Atravessar Fronteiras – Um perrengue de viagem que rendeu um DVD ao vivo
- Viajando por Aí – Cuidados em um safari: algumas regrinhas para não levar um susto
- Mariana Viaja – Sobre mosquitos e os perrengues que (por causa deles) já passei viajando…
- Cantinho de Ná – O passeio foi cancelado? Não insista, é a melhor decisão
- Ligado em Viagem – Perrengues que já passamos em hotel e como evitá-los
- Foco no Mundo – Perrengues no aeroporto: o que fazer quando algo dá errado?
- Viagens Invisíveis – Nossos maiores perrengues de viagem
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Paulo Cattelan diz
Adorei as dicas de avaliação de hotéis, pois não havia atentado para a relação do tamanho da cama com o tamanho do quarto. Anotado!!
Nivia diz
Pulga?!! Jesussss, já fiquei em lugares ruins, mas acho que esse superou! Também pesquiso bastante, mas riscos todos corremos… Abraços
ADRIANA MAGALHAES ALVES DE MELO diz
Edson, que coisa, pegar pulga e passar medo no albergue. Mas faz parte da aprendizagem né?
Michela Borges Nunes diz
Nossa, que situações! Acho uma falta de respeito o dono ser mal-educado. Ele mesmo deveria saber que imprevistos acontecem e, em uma viagem, é comum chegar mais tarde ou mais cedo de um passeio. Me arrepiei com a história das pulgas, credo! Suas dicas são, sem dúvida, muito úteis para não se passar por uma complicação dessas.
Gabi Torrezani diz
hahahah poxa vida, passar perrengue em viagem faz parte, mas quando é em hospedagem confesso que fico mais irritada do que deveria… pulga é foda! Que bom ler as suas histórias e me identificar, saber que não sou a única viajante azarada heheh
Gisele Teixeira diz
Ahhh dicas para não passar perrengues em viagens são sempre bem vindas! Adorei as dicas!
Gisele Prosdocimi diz
Sempre sigo estas dicas e não me lembro de ter tido qualquer dissabor nas hospedagens em minhas viagens. Falou tudo!!!
Aquela história das pulgas são arrepiantes, Deus me livre! rsrs
Camila Neves diz
Nossa, que situações mais tensas 😕 mas achei suas dicas para evitar perrengues importantíssimas é muito acertadas, hoje com a internet fica fácil encontrar informações e descobrir logo de cara a reputação de um lugar 🙂
rui batista diz
Pois… acontece várias vezes, infelizmente. Se há cuidado que tenho é o de dar o meu feedback quanto a estadias… sejam boas, más ou assim assim. Não costumo relevar principalmente quando sinto as minhas expectativas defraudadas. Boas dicas estas para ajudar a lidar com situações menos confortáveis…
Roberta Lan diz
Com hospedagem grazadeos eu nunca passei perrengue! Quer dizer, teve um quando eu era criança e a família alugou uma casa na praia que, apesar de ser bem cuidada e tal, tinha um certo aspecto de casa mal-assombrada… e um quarto que a dona insistia que a gente não podia entrar lá de jeito nenhum. Até hoje a gente acha que tinha um cadáver lá dentro, hahahahahaha
Deisy Rodrigues diz
Hospedagem acaba de certa forma contando demais com a nossa experiência de viagem, nem que o destino seja maravilhoso, se a hospedagem não é boa, causa uma decepção, sem tamanho, por isso é uns dos itens que eu mais tomo cuidado na hora de planejar uma viagem, suas dicas estão perfeitas.
Ruthia diz
Mesmo os viajantes experientes estão sujeitos a más experiências. Eu tive uma experiência de hospedagem má ainda este fim-de-semana, em Paris. Por falta de tempo, entreguei a organização da viagem a uma agência e enfim… fica a história para contar. Normalmente passados uns meses, já temos vontade de rir!
Marlise Montello diz
Ah, acho que nas viagens sempre rola um imprevisto, inclusive nos hotéis. O difícil é evitar, a gente até tenta mas nem sempre consegue. Mas as dicas foram boas.!
Ângela diz
Sempre muito importante ler os comentários e ver bem as fotos, estou passando por dificuldades para achar hostels com cortina aqui! Uma coisa tão simples né, mas faz uma diferença danada já que o sol aparece as 5 da manha
Flavia diz
Edson, ja passei poucas e boas em hotéis também, inclusive nao sendo as fotos que postaram kkk sempre devemos ter cuidado e verificar as avaliações e as dicas de blogs de viagens!
Cynara Vianna diz
Nossa primeira viagem internacional foi em 2006 e a internet não era como hoje, passamos por alguns perrengues em hotéis também, mas nada parecido com os que você contou aqui kkk. Não consigo imaginar um banheiro que a porta não fecha, eu teria saído do albergue na hora, sem chance! Chegamos num hotel em Berlim e a recepção estava fechada, conseguimos entrar graças a um hóspede que saiu e conseguimos acesso a uma entrada lateral, depois ficamos esperando outro sair para conseguirmos chegar ao corredor, mas tudo isso porque não prestamos atenção às informações na reserva de que a recepção só funcionava até às 21h e chegamos às 21:30h. Vivendo e aprendendo…
Edson Amorina Jr diz
É, o nosso foi na epoca de pouca internet mesmo, bem mais arriscada aquela época…
Lulu Freitas diz
Às vezes alguns pequenos detalhes estragam toda a experiência, como as reclamações do dono do B&B de Siena. Muito boa as dicas para a escolha dos hotéis pela internet.