Quando eu fiquei sabendo que iria à trabalho para o Vietnam, precisamente para a cidade de Ho Chi Minh, a antiga Saigon, fiquei mega animada. Mas (sempre tem um mas) eu iria trabalhar de segunda-feira à sábado, por isso eu fiz valer cada domingo livre que eu tive na cidade.
Pesquisando por informações, eu achei o vídeo da Luisa Accorsi sobre HCMC, que foi muito legal e peguei duas dicas valiosas nos vídeos: tour de moto com o pessoal da XO Tours e passeio de speed boat com o pessoal da Les Rives Experience, com quem fiz dois tours, o Cu Chi Tunnels & Vietnam Countryside Experience e o Authentic Mekong Delta Tour by Speedboat.
Além dessas duas agências de turismo, existem outras que você pode contratar, como por exemplo:
Passeios em Ho Chi Minh com a XO Tours
O diferencial desta agência de turismo é que ela é toda feita por mulheres na direção das motocas, o que é muito bom se você é uma mulher viajando sozinha. E elas atendem também homens e famílias, se esse for o seu caso.
A escolha com elas foi certeira, pois as meninas são extremamente cuidadosas no trânsito de caos organizado que é em Ho Chi Minh City. Com um grupo pequeno de 8 pessoas no máximo e ainda tem uma “escolta”, com o líder e um ajudante.
O que eu posso dizer do tour? Já adianto. Eu adorei! Foi uma excelente maneira de conhecer como funciona a mecânica da cidade. Através das comidas experimentadas, dos locais visitados e das histórias contadas durante o tour. É um pacotinho perfeito para introdução à HCMC.
Ah! Este post não é merchan e todos gastos foram custeados por nós. 🙂
Tour Saigon by Night
O tour Saigon by Night foi perfeito para mim, pois consegui fazer depois do trabalho. Seu horário de início é às 18:00 e vai até por volta das 21:00. Todo o passeio é de motoquinha pelo louco trânsito da cidade, onde eu consegui ver o Skyline à noite e comer bastante, saciando a curiosidade da Genoveva sobre a comida vietnamita.
Primeiro vou dar uma geral sobre os lugares que visitamos.
Nós começamos o passeio no Distrito 5 (Quân 5), que é o bairro de Cholon, o bairro chinês. Começamos já pela Feira Noturna, onde pode ser encontrado de praticamente tudo, como eu já tinha visto em Xiamen na China. A grande boa surpresa para mim foi a quantidade de frutas diferentes e fresquinhas!
Do Q5, nós fomos em direção ao Q1, o famigerado Distrito 1, onde demos uma passada pela rua considerada a “Rua dos Mochileiros”, que bomba às noites de finais de semana.
Na sequência, começamos a tão esperada degustação! Fomos em um restaurante local e a experiência foi boa e gostosa. Eu escolhi a Banh Mi, que é uma baguete recheada com salada e diversos tipos de carne, e acompanhei um gelado caldo de cana. Mas confesso que fiquei de olho e até provei o Banh Khot Chay, que é uma massinha de arroz com vegetais enrolada em folhas de alface e que amei. De sobremesa teve Pitaia, deliciosa, e uma maçã Rose Apples, que não curti muito.
Com a Genoveva feliz, nós fomos para o Q7, o Distrito 7, que é a parte mais ocidentalizada da cidade. Aqui foi só para mostrar o contraste, sem o caos que estava vivenciado até agora. Muita diferença, nem barulho da buzina impertinente tinha por lá. Eu achei essa parte muito com a cara de São Paulo.
Para fechar a noite formos para o Q4, Distrito 4, para provar duas sobremesas que são o sucesso entre os locais. O Pudim de Leite com calda de café, que achei extremamente forte, e um Flan de Soja com calda de leite moça, que gostei bastante.
Tour The Sights
Já o tour The Sights é mais clássico, ou seja, passamos pelos principais pontos da cidade de moto, mas tivemos alguns twists bem legais.
O passeio começou pelo o centro do Q1, passando pelo Correio Central, pela Catedral de Notre Dame, o Palácio da Reunificação e o Prédio Secreto da CIA. O legal é que o líder do passeio sempre dava explicações bem didáticas sobre cada ponto. Depois eu fiz as minhas andanças por conta própria nessa região da cidade e olha, ter um guia às vezes faz toda diferença.
Depois teve o primeiro twist, onde nós paramos no The Thich Quang Duc Memorial, que foi o local onde um monge fez um ato de protesto contra ao governo incendiando o seu próprio corpo no meio da rua, para tentar cessar a repressão do governo contra os monges budistas. Eu não conhecia essa história e fiquei bem impressionada.
Para aliviar a tensão, como próximo passo foi a rua onde fica o maior mercado de flores de Ho Chi Minh City, o Ho Thi Ky Flower Market. Uma abundância de flores fresquinhas e cheirosas, no meio do caos vietnamita. Gostei tanto do lugar que voltei para explorar mais.
Nessa parada experimentamos várias frutas locais e eu me apaixonei pelo longan, um frutinho bem doce e refrescante. Tudo o que eu queria nesse dia abafado. Passamos pelo Cholon, mas dessa vez não paramos, e fomos direto para o Tan Din Market para tomar o iogurte natural mais gostoso dessa vida!
Com um copo de caldo de cana na mão e serpenteando pelas ruas, nós chegamos na última parada do tour, o Thien Hau Pagoda, que é a pagoda mais antiga da cidade e foi construída para a deusa Mazu, a deusa do mar. O melhor é que nós éramos os únicos turistas do local e conseguimos fugir da massa de fotógrafos amadores, podemos presenciar apenas os locais fazendo suas preces e oferendas.
Informações extras
Nos dois tours, o pick up e drop off foram feitos diretamente no hotel em que eu estava, a alimentação e bebidas estavam inclusos no preço e ainda ganhamos um livrinho mini-guia com dicas da cidade, incluindo restaurantes e lugares para visitar. E o pagamento foi feito ao término de cada tour diretamente à guia, com a opção de poder ser feito em dólares ou em dong vietnamita.
Eu indico bastante esses tours com a XO Tours, uma experiência única na cidade de Ho Chi Minh.
Já leu sobre o planejamento de minha viagem para a Cidade de Ho Chi Minh no Vietnã? Escrevi sobre visto, hospedagem, transporte, impressões, passeios, restaurantes e compras.
Ofertas de Hospedagem na Cidade de Ho Chi Minh no Vietnam
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Gaia Vani diz
A parte da comida de Ho Chi Minh me interessou bastante! Sou louca por esses mercados e experiências gastronômicas em cidades distintas.
Michela Borges Nunes diz
Para somente domingos livres, foi bem aproveitado, né? Que tours legais e que experiências diferentes e maravilhosas. Gostei, até porque quero começar a me aventurar por estes lados do planeta. Dicas ótimas!
Luis Felipe diz
Que bem bolados edtes tours de moto, dado o caos do trânsito local. Melhor ainda com essas paradinhas pra comer. Adorei!
rui batista diz
Essa cidade é uma verdadeira loucuraaaaaaaaaaaaaa… :)) Muito bom recordar.Bela experiência, a vossa.
rui batista diz
PS: Em algumas circunstâncias também faço tours… ver as coisas com outros ‘olhos’. E é bom ter quem nos referencie experiência positiva. Abraço!
Lulu Freitas diz
Os dois tours me pareceram super bacanas. Bacana as motos serem dirigidas só por mulheres, pois dá uma sensação de mais segurança (ainda mais você viajando sozinha). Achei muito curiosa aquela fruta que você experimentou no tour diurno. Confesso que fiquei um tempão olhando a foto e me perguntando se aquela bolinha quase transparente era realmente uma fruta rsrs
Marcia Picorallo diz
Que legal a ideia deste tour de moto, caiu mesmo como uma luva pra você.
Esse longan é da mesma família da lichia, e se tiver o mesmo sabor, é muito bom comer depois de deixá-lo algumas horas no freezer, antes do congelamento.
Ruthia diz
Deve ser uma aventura andar de moto no Vietname. Conduzida por uma mulher, eu alinhava! O importante é aproveitarmos os lugares de acordo com as nossas circunstâncias e limitações, você contornou bem os dias preenchidos com trabalho.
Muito bom
angela sant anna diz
eu tambem fui na garupa da moto e usei aquela capa de chuva para duas pessoas na moto aheuahe experiencia unica! as meninas foram super legais e nos levaram para um restaurante depois, com essas mesinhas minusculas! muito divertido!
Deisy Rodrigues diz
Que experiência incrível de ambos os tours, muito legal conhecer o lugar e ao mesmo tempo aproveitar experiência tão legais.
Roberta Lan diz
Gente, super quero fazer o Inri Cristo na motoca e sair desfilando por Vietnam!!! Ó Pai!!! 😀
Camila Neves diz
Cara, que demais esse tour de moto! Um jeito super aventureiro e diferente de conhecer a cidade, né? Tenho certeza que você realmente aproveitou cada domingo 😀