Um dos principais pontos turísticos que vale ser incluído em todo roteiro de viagem para para Havana em Cuba é o Museu da Revolução (Museo de la Revolución), que narra a história da ilha desde sua origem até retomada pelos revolucionários liderados pelo Fidel Castro, Camillo Cienfuegos e Che Guevara.
O museu fica no antigo palácio presidencial do ditador Fulgêncio Batista, derrubado em 1959 pelos guerrilheiros, e sua arquitetura já é uma atração por si só. Além disso, expor a história da revolução num dos principais monumentos o governo deposto é muito simbólico.
Não deixe de ler nosso Planejamento Completo de Viagem para Havana e Varadero em Cuba
Antes de continuar, vale ressaltar um aviso importante, como todas as exposições são sob o ponto de vista do governo socialista, se você tem uma posição política mais conservadora e para direita, será necessário abstrair algumas peças de claro cunho propagandista.
Mas não deixe de reparar também na grandiosidade e riqueza do acabamento do palácio em contraste a pobreza ao seu redor, assim como também as marcas de balas da epóca da Revolução.
Além de contar a história de Cuba até meados dos anos 1990, o museu também serve para exaltar as figuras dos líderes, como Fidel Castro e Che Guevara, porém algo que me chamou muita atenção foram os destaques dados para as mulheres que tiveram participação tanto na revolução quanto no início do governo.
Permita-se rir em frente ao “Rincón de los cretinos”, com caricaturas do Fulgêncio Batista e dos presidentes americanos Ronald Reagan, George Bush e George W Bush. E logo na sequência fique boquiaberto pela gigantesca bandeira cubana pendurada no pátio interno do prédio.
Uma pena que a deslumbrante sala dos espelhos estava em reforma, mas mesmo assim nos encheu os olhos.
Fora do palácio é possível visitar o Pavilhão Granma com os aviões, transportes e equipamentos usados durante a revolução e na batalha com os EUA na Baía dos Porcos, assim como aviões e mísseis inimigos abatidos em combate. Mas o destaque é o Granma, embarcação usado por Che Guevara e Fidel Castro para chegar em Cuba a partir do México para o início da luta armada contra o governo de Fulgêncio Baptista.
Quando visitamos estava em exposição temporária fotos da primeira mulher cosmonauta do mundo, a russa Valentina Tereshkova.
Blogagem Coletiva
Este post faz parte da Blogagem Coletiva Museum Week 2018 da RBBViagem onde blogueiros de viagem escrevem sobre museus do Brasil e do mundo.
Não deixe de ler os posts participantes:
- Destino Compartilhado – Lyon – Museu do Cinema e da Miniatura
- Farrabadares – Roma – Mercado de Trajano Museu dos Fóruns Imperiais
- Let’s Fly Away – Santiago – Museu Chileno de Arte Precolombino
- Guia do Nômade Digital – Lima – Museu Larco em Lima, Peru: Como é a visita e mais
- Pequenas Viajantes – Utrecht – Miffy Museum: um museu para crianças na Holanda
- Buenas Dicas – Bogotá – Museu Botero
- Chicas lokas – Boston – Museu de Artes de Boston
- Tá indo pra onde? – Museus da Ferrari em Modena e Maranello
- Turistando.in – Viena – Museu Albertina
- E aí, Férias! – Roma – Museu Nazionale Romano
- Itinerário de Viagem – São Paulo – Pinacoteca do Estado de São Paulo
- Comendo Chucrute e Salsicha – Nova York – Os 4 Museus Mais Visitados
- Viagens Invisíveis – Viena – Museus imperdíveis em Viena
- Mulher Casada Viaja – Estrasburgo – Museu de Artes Decorativas no Palácio Rohan
- Pelo Mundo com Manu – Por que colocar o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão no seu roteiro a Santa Teresa/ES
- Um Olhar Novo – Lisboa
- Café Viagem – Museu Mercedes-Benz – atração imperdível em Stuttgart na Alemanha
- Se Lança – Museu do Apartheid em Joanesburgo
- Vamos Por Aí – Museu do Meteorito em San Pedro do Atacama
- Uzi Por Aí – Museu Casa de Miguel de Cervantes
Leia também sobre nossa viagem para o paraíso que é Varadero e Cayo Blanco.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Estela diz
Nossa, verdade… é suntuoso e contrastante… interessante este museu! Tenho muita vontade de conhecer Cuba
Tati Barro diz
Oi Edson! Achei este museu SUPER interessante! Já dá vontade de ir pra Cuba só pra conhecê-lo. Abraços!
Poliana Fabíula Cardozo diz
Cuba é realmente incrível e esse museu que nos ensina tanto sobre o país não deixa por menos.
Obrigada por compartilhar a sua experiência com ele e me fazer lembrar da minha, que foi ótima também. Abração
Fernanda Scafi diz
Adoro museus históricos! Prefiro muito mais do que os museus de arte hehehe. Cuba é um lugar que ainda não conheço, mas tenho certeza que visitar esse museu deve estar em todos os roteiros para entender a história do país!
Emilia Brito diz
Adorei a apresentação do Museu. Ver como é contada a história pelo lado socialista também nos faz ver o que o capitalistmo esconde…e adorei a perspectiva apresentada!
Uziel diz
Juro que não esperava por algo tão suntuoso. Agora fiquei curioso sobre a tal sala de espelhos. eheheh
Ana Carolina Santos diz
Achei super legal! Obrigatório para conhecer mais sobre Cuba, né?!
Gisele Rocha diz
Estarei em Havana daqui a alguns dias e com certeza visitarei o Museu da Revolução. Obrigada pela dica!
Lulu Freitas | Let's Fly Away diz
Que museu interessante. Como você bem destacou, o contraste da arquitetura do prédio com o seu redor chama muito a atenção. Impressionante as marcas de bala na parede.
Nivaldo | Buenas Dicas diz
Viva Cuba!!! Um dia tiro essa viagem do papel. Belo post.
Laura Sette diz
Adorei o museu! Com certeza é de visita obrigatória quando estiver em Cuba! Obrigada pela ótima dica! 🙂
Amilton Fortes diz
Puxa, que delícia viajar com você pelo museu! Adoraria conhecer Cuba e experimentar essa e tantas outras coisas bacanas que certamente existem na cidade.
Abs
Katarina diz
Tenho muita vontade conhecer Cuba! Que massa que eles dedicam espaço ao papel das mulheres na revolução. Adorei a dica!
Carol Miranda diz
Cuba é um destino que pretendo conhecer em breve. Esse certamente estará no meu roteiro, pois adoro embarcar pela história dos lugares em que visito.
Marcia Picorallo diz
Edson, gostei do seu disclaimer logo no início, hoje em dia não tá fácil tocar em certos assuntos, ainda bem que a galera blogueira é respeitosa.
Não estive em Cuba então talvez por isso não tenha entendido quando você mencionou o contraste entre a pobreza ao redor do suntuoso palácio: a pobreza atual ou contemporânea à revolução?
Nivia diz
Edson, tive os mesmos sentimentos e alguns conflitos ao conhecer esse museu. Fui a primeira vez aos 18 anos e ano passado. Independentemente de qual ideologia política cada um se afina mais, conhecer a história, com o olhar crítico, é sempre bom! E Cuba é tão especial por isso, é um museu histórico vivo. Concordo com o Nivaldo, Viva Cuba!
Juliana Moreti diz
Alguns museus de Berlim tbm mantiveram as marcas de bala nas paredes. Porém, da guerra e não de uma revolução!
Ludmila diz
Cuba deve ser um país interessantíssimo né! Único. Dica anotada!
Carla Mota diz
Adorei Cuba, Havana e este museu. O Museu da Revolução é um lugar incrível para perceber a história de Cuba e olhar o país de forma mais informada. Todos deveriam visitá-lo no início de uma viagem a Cuba.