Uma de minhas viagens a trabalho calhou de ser para a Bulgária, o que adorei, já que não conhecia o país. A cidade definida como base e onde me hospedei foi Plovdiv, segunda maior cidade do país e a duas horas da capital Sofia.
Plovdiv, que já foi chamada de Philippopolis, é considerada uma das mais antigas cidades da Europa. Durante a sua longa história de existência, ela foi dominada por diversos povos como trácios, romanos e otomanos. E por isso dá para ver as marcas de cada um nas casas e monumentos espalhados pela cidade.
E claro que aproveitei para turistar um pouco, por que ninguém é só trabalho, né?
Ah! Um fato importante é que Plovidiv será a Capital Européia da Cultura em 2019, desta forma a cidade está programando várias atividades para demonstrar a relação do estilo de vida e cultural da sociedade da Bulgária.
Hospedagem em Plovdiv na Bulgária
Eu fiquei hospedada no Grand Hotel Plovdiv, do outro lado do rio Maritsa e aproximadamente 15 minutos andando até o centro histórico da cidade. O hotel é bem business, preço acessível, enorme, bem limpo e organizado, mas infelizmente com um café da manhã bem fraquinho.
Roteiro em Plovdiv na Bulgária
Como eu sabia que teria pouco tempo, eu pesquisei a possibilidade de fazer um Walking Tour guiado. Achei um mega interessante, o Free Plovdiv tour, que começa na frente da prefeitura, mas os horários não se encaixaram com a minha disponibilidade. Então imprimi a lista de lugares que são visitados e fiz o roteiro mais ou menos parecido o que é proposto por eles.
Andando bem, é possível ver os principais pontos da cidade em 3 horas. A principal dica é concentrar os esforços na Cidade Velha, pois lá é que estão as atrações turísticas mais interessantes.
Já na Cidade Velha, eu andei pelas ruas de pedras com belas casas ao Estilo Otomano até a cereja do bolo que é o belíssimo Teatro Antigo Romano. Construído no Século I, é um dos teatros romanos mais bem preservados existentes e ainda é usado para apresentações especiais.
Como era final da tarde, tive o lugar praticamente para mim… A luz do sol estava linda. Eu aproveitei tanto a oportunidade que que quase fiquei trancada. Os funcionários responsáveis pela venda de ingressos e acesso ao teatro ficam até as 18h e por pouco não me viram quando foram fechá-lo para visitação. Apesar do susto, valeu a pena!
De volta às casas ao Estilo Otomano, a que mais se destaca é a Balabanov House, que hoje é também um museu e onde se pode admirar sua arquitetura simétrica e riqueza de detalhes.
Também visitei a colina Nebet Tepe, que é uma das colinas onde a cidade de Plovdiv foi fundada. Hoje ela é um complexo arqueológico com ruínas do Acrópole da cidade, inclusive o nope Nebet Tepe significa “a colina de guarda”.
De seu topo tem-se uma linda vista da cidade, incluindo as outras colinas que originaram Plovdiv. Uma outra curiosidade, um dos apelidos da cidade é “A cidade de sete colinas”, pois assim como Roma, Plovidiv contou com sete colinas em sua fundação.
Voltando para o Centro Antigo, eu visitei a Mesquita Dzhumaya, uma das duas mesquitas da cidade e a mais antiga, construída no Século XIV pelo exército Otomano.
Um ponto turístico diferente da cidade é a Estátua de Milo, que é bem engraçada, praticamente uma caricatura, de um homem pedindo para você conversar em seu ouvido. Pesquisando sobre quem ele seria, encontrei duas versões:
- Ele era uma homem surdo bastante charmoso que paquerava as mulheres enquanto passeava no centro da cidade, o que provocou alguns homens ciumentos a o jogarem na fonte da cidade. Ele pegou então uma pneumonia e morreu.
- Ele era um homem muito inteligente que falava várias línguas, porém ficou doente, provavelmente meningite, o que o levou a loucura. Depois disso ele passeava pelo centro da cidade, muito gentil e bobalhão, e no fim acabou morrendo de gripe.
De qualquer maneira, o Milo, também chamado de Milyo, acabou se tornando um personagem famoso na cidade. E é tradição sentar ao seu lado e cochichar algo para alegrá-lo.
Já finalizando o passeio, eu visitei o Estádio Romano Antigo, também chamado de Estádio de Trimontium. Na verdade, hoje resta apenas uma pequena parte de toda a arena que tinha 240 metros de cumprimento em seu auge. Ele é bastante visível do calçadão central da cidade, mas é possível também entrar num pequeno museu para ler mais detalhes.
Restaurante em Plovdiv na Bulgária
Para saciar a Genoveva, escolhi um restaurante especializado em churrasco búlgaro, que lembra bem o brasileiro, mas com cortes e temperos diferentes. Eu fui no restaurante Porky’s BBQ, que é bem gostosinho e preço amigável.
Ofertas de Hospedagem em Plovdiv na Bulgária
Ofertas de Guias e Atrações Turísticas em Plovdiv e Região na Bulgária
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Gisele Prosdocimi diz
Que delícia viajar a trabalho e poder conhecer outros destinos diferentes, você não foi boba é nada, arrumou logo um tempinho para turistar e acabou vendo bastante coisa. rsrs
Adorei o post, uma cidade bastante diferente e com arquitetura linda, deu para conhecer um pouquinho daqui também.
Débora Resende diz
Que graça essa cidade! Me lembrou um pouquinho a Grécia, um pouco a Croácia e talvez até a Alemanha hahahah Tenho muita vontade de conhecer a Bulgária, mas tinha pensado apenas em visitar Sofia. Agora já estou considerando Plovdiv também =)
Josiane Bravo diz
Como eu queria uma viagem assim a trabalho rs. Adorei as duas versões da estátua do Milo, acho a segunda mais triste. E que vista é essa da colina, muito linda, com certeza um passeio que não pode faltar.
Aldeide diz
Nunca pensei em visitar a Bulgária, mas vendo essas dicas deu até vontade. 😊
Anna Luiza Santiago diz
Nossa, que lugarzinho fofo! Pena que não conseguiu fazer o walking tour. Acho que é uma ótima opção, porque o guia explica tudo. Mas deu para conhecer tudo, é o que interessa, né? Rs Muito legais as fotos!
Fabíola Moura/Família que Viaja Junto diz
Um dia super proveitoso, deu pra visitar bastante coisa. Mas deu pra fazer tudo isso a pé? Como são as distâncias entre as atrações?
Nunca pensei numa viagem a Bulgária, mas tem muita coisa interessante pra conhecer.
Ruthia diz
Há pouco tempo tive que ajudar o meu filho com uma pesquisa escolar sobre a Bulgária. Nunca tinha cogitado visitar o país. Agora “tropeço” no seu lindo post e pronto. Mais um destino para a minha longa lista. Adorei a Balabanov House e essa personagem Milo (pena que viajando sozinha não conseguiu tirar uma foto cochichando um segredo)…
Abraço
Aninha Lima diz
Esse post só mostra que o mundo tem muito para conhecer. A Bulgária nunca esteve na minha lista , mas que cidade gracinha!!!
O teatro antigo e as construções otomanas ( eu nem sabia como era uma arquitetura otomana até agora) fizeram a minha Cabeça!!
Viviane Carneiro diz
Adorei o roteiro e as dicas! As fotos também estão lindas. Fiquei com muita vontade de conhecer Plovdiv.
ADRIANA MAGALHAES ALVES DE MELO diz
Adoro o blog porque falam de lugares bem inusitados. Dessa cidade eu nunca tinha ouvido falar, mas adorei todas as histórias. Que teatro fantástico!!! E a estátua? Amei
Analuiza diz
Ahhhh… eu também quero alegrar o dia de Milo e comer churrasco bulgáro! Que cidade mais encantadora!!! Gostaria muito de perambular por ela. Passaria algumas horas muito agradáveis e felizes, com certeza! 🙂
Deisy Rodrigues diz
Você sempre consegue aproveitar tão bem as viagens de trabalho pra conhecer as principais atrações da cidade e com Plovdiv não foi diferente, um roteiro super interessante realizado em tão pouco tempo que chegue me animou em incluir nos meus planos de viagem.
Edson Amorina Jr diz
Temos que aproveitar cada momento, mesmo que pequeno, né? 🙂
MARIA Cristina diz
Muito legal poder identificar todas as referências dos povos invasores caminhando pela cidade! Imagino que o walking tour deve ser uma aula. Não sabia que era uma das cidades mais antigas da Europa! Imagino que o calendário de eventos para brindar o título deva estar bem bacana! Agora deu vontade de conhecer! 😊😘
angela sant anna diz
aquela foto com a pomba ficou demais! eu estou pensando em conhecer a bulgária nesse verão, tem tanta coisa bonita além da zona schengen!
Alessandra Cayley diz
Adorei a história do Milo e o post cheio de referências. Ótima a ideia do walking tour quando não se tem muito tempo no lugar.
Pedro Henriques diz
Estive em Plovdiv há alguns anos e fiquei muito surpreendido com o centro histórico, repleto de ruinas romanas! Infelizmente não tive muito tempo para andar por lá, terei que voltar para conhecer outras bandas, abraço
Tatiana Sisti diz
Tem lugares que a gente as vezes nunca colocou no topo da lista, mas depois de ler algo interessante, queremos ir o quanto antes! Adorei o seu texto e dicas
Mayte Scaravelli diz
Que bacana essa cidade. Estive em Sófia, mas a rápida passagem pela Bulgária não me permitiu desfrutar muito mais que a capital. Adorei essa cidade e adoraria contar um segredinho para alegrar o Milyo. =D