Você está procurando quais são as praias de areia preta e as praias de areia negra da Islândia para incluir no seu roteiro de viagem e passeios a partir da capital Reykjavik? Está fazendo muito certo! São lugares lindos que merecem ser conhecidos.
Em uma viagem para a Islândia é certeza que, independente da condição do clima, iremos encontrar as mais belas paisagens. A mãe natureza fez realmente um grande trabalho no país e como exemplo disso temos as fantásticas praias pretas.
O país é tão lindo que já serviu para várias produções cinematográficas, como por exemplo a série Game of Thrones da HBO. Nós escrevemos sobre isso especificamente em uma de nossas publicações:
Em nosso roteiro de viagem de 5 dias pela Islândia, a ilha do gelo e fogo, nós visitamos três dessas praias.
Conheça 5 Cachoeiras Sensacionais na Islândia que vale a pena incluir em seus passeios.
Por que as areias das praias da Islândia são pretas?
Cientificamente, a explicação é dada por sua formação de fragmentos de basalto, uma rocha de cor negra, provenientes das atividades vulcânicas, bastante comum na região. Porém por que não acreditar que, apesar dessa característica existir em outros lugares no planeta, ela foi um presente para tornar a viagem pela Islândia ainda mais inesquecível.
Ainda hoje, mesmo que vulcões não estejam em atividades e em erupção, resíduos de areia negra são depositados no litoral congelado do país.
Sobre vulcões especificamente, nós temos dois episódios do podcast em que falamos sobre como foi visitar um deles:
Ofertas de passeios na Islândia incluindo praias de areia preta
Praia de Diamantes em Jökulsárlón
O rio que sai do Jökulsárlón, um dos mais famosos lagos glaciais da Islândia, desboca no mar e a praia próxima é chama da de Praia de Diamante, por ser possível encontrar pedaços dos icebergs em sua areia preta.
O contraste do branco e transparência do gelo com a negritude do basalto dá um efeito lindo.
Nós fomos no verão, então com a temperatura mais alta e por isso com poucas formações de gelo e mesmo assim adoramos. Com o adicional que estávamos no lugar no sol da meia-noite! E, sim, mesmo no verão as temperaturas na Islândia são bem frias, é bom ir preparado.
Praia de Víkurfjara em Vík í Mýrdal
A cidade de Vík í Mýrdal é o destino mais procurado pelos turistas que querem conhecer as praias de areia preta da Islândia, além de sua igreja do telhado vermelho.
A praia que fica a passos do seu pequeno centro é chamada de Praia de Víkurfjara e, além da suas areias pretas, é possível admirar os rochedos e pequenos picos no beira mar. Outra atração são os papagaios-do-mar, os Puffins, característicos da região, porém difíceis de serem encontrados.
Praia de Reynisfjara em Vík í Mýrdal
Outra praia próxima a cidade de Vík í Mýrdal é a Praia de Reynisfjara, provavelmente o melhor exemplo de praia negra islandesa, inclusive já tendo sido indicada pela National Geographic com uma das praias não tropicais a ser conhecidas.
A praia é bem extensa, com um estacionamento grande bem próximo e com lindas vistas de todos os lados.
Mas um de suas grandes atrações são essas paredes formadas de estacas de basalto, chamadas de Reynisdrangar. Diz a lenda que elas na verdade são trolls petrificados, seja pela ação de um nascer do sol inesperado ou pelas mãos de um marido enraivecido por ter sua esposa raptada e morta por eles.
De qualquer forma, elas formam uma paisagem linda.
IMPORTANTE: Perigo ao visitar as praias de areia preta da Islândia
Em nosso podcast, nós falamos bastante sobre o perigo que é visitar as praias da Islândia. O mar que normalmente é mais calmo, sem ondas aparentes e até mesmo a confusão que se dá pelo diferente contraste da areia negra com o mar e pedras de gelo, faz com que turistas não se deem conta do risco de afogamento.
Mas sim, ele existe.
Então, tome muito cuidado, principalmente com crianças e adolescentes. Evite ficar de costas para o mar para não ser pego de surpresa pelas ondas que podem surgir sem aviso. Inclusive elas são chamadas de sneaker waves (traduzindo literalmente, ondas de tênis). A junção da força da água com sua temperatura água é bastante perigosa.
Recado (importante) dado, não deixe de curtir as lindas paisagens das praias pretas da Islândia e tirar muitas fotos.
Outras publicações para ajudar no seu planejamento de viagem para a Islândia
Leia também nossos roteiros completo pela Islândia:
E não deixe de ouvir nosso episódio do podcast em que falamos sobre como é uma viagem para a Islândia sozinha ou em família (com Erika Carneiro e Amanda Trintim).
Ofertas de Hospedagem na Islândia
Dicas de onde ficar em hotel, hostel e bed & breakfast na Islândia:
Booking.comDicas gerais de viagem internacional
Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
- Primeiros e principais passos para planejar sua viagem
- Como escolher um hotel para sua viagem
- Dicas para usar o Google Flights e comprar a melhor e mais barata passagem aérea
Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
Blogagem Coletiva
Este post faz parte de blogagem coletiva. Veja mais com os nossos amigos blogueiros que também participaram #praiaspelomundo
- Mulher Casada Viaja – Búzios: o que fazer na parada do cruzeiro
- Destinos por onde andei… – Dia de praia em Miami
- Turistando.in – As praias da Ligúria, na Itália
- Atravessar Fronteiras – Camps Bay Beach, na Cidade do Cabo, África do Sul
- Let’s Fly Away – As belas praias de Trindade: par perfeito com Paraty
- Fui ser viajante – As praias de Zakynthos, na Grécia: um guia completo pela ilha
- Verão na Europa! 7 praias imperdíveis na Catalunha – pertinho de Barcelona
- Dicas de praias na Itália
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
ADRIANA MAGALHAES ALVES DE MELO diz
Que praias lindas, adorei as fotos. Só é difícil falar e escrever os nomes né?
Tô louca pra conhecer a Islândia
Parabéns pelo post
Edson Amorina Jr diz
Falar esses nomes só com colinha na mão.. haha
Ana Venticinque diz
Nossa Amei estas praias assim de areia bem pretinha. Muito diferente… Via algumas assim em Santorini mas não chegavam a ser tão escuras. Adorei a dica, adoro conhecer lugares inusitados!
Bacio de Roma
Viviane Matias Toledo diz
Que delicia, em breve sou eu indo pra Islândia.
Parabéns pelo post amei, preciso ler os outros 😉
Grande abraço
Lulu Freitas | Let's Fly Away diz
Que cenário lindo! Fascinada pela Praia de Diamantes. Se é bonita assim, imagina quando tem mais gelo! A última foto com essas formações rochosas (que me lembraram da Irlanda) está incrível. Parabéns!
Edson Amorina Jr diz
Lindo, né? Mesmo a lagoa glacial, que estava com poucos icebergs, fico imaginando como é no inverno
Marcia Picorallo diz
Que imagens lindas e que contraste o preto da areia com a espuma roduzida pelas ondas! Você está certo, é algo especial, mesmo que exista em outras partes do planeta. Vi geleira tipo negresco, com o gelo se misturando ao material vulcânico, em Bariloche, mas com sol da meia noite, acho que só na Islândia!
Edson Amorina Jr diz
Sim, na Islândia também andamos numa geleira toda preta, esses fenômenos da natureza são incríveis, não?
Gisele Prosdocimi diz
Uauuu, difícil dizer qual a mais linda e interessante praia que mostrou aqui no post, adorei todas e traria uma centena dessas pedrinhas redondinhas.
Mas difícil mesmo são os nomes das praias, impronunciáveis, rsrs.
Amei o post! Vontade louca de conhecer estes lugares tão distantes e belos!
Mayte Scaravelli diz
Edson, o que dizer sobre uma praia com areia preta e com icebergs no meio do caminho? Quero conhecer esse destino!!! Aliás, Islândia está a tempos na lista, mas está difícil de sair rs
Essa parede de pedras parece mais uma escultura de um museu moderno!!! Incrível…
Edson Amorina Jr diz
Nós adoramos viajar pela Islândia, vale o esforço 🙂
Viviane Carneiro diz
Que paisagens mais incríveis! A Islândia parece ser um lugar fascinante, quero muito conhecer. Essa praia é muito diferente e interessante.
Luli diz
Visitei algumas praias com areia preta no Chile, é lindo, mas é bem estranho pra gente q tá acostumada com o combo praia+calor, né? rs
Essas paredes são realmente surpreendentes, nem parece feito naturalmente!
Beijinhos!
Keul Fortes diz
Morro de vontade de conhecer a Islândia! Ainda mais agora depois de ler esse post. haha! Que interessante a cor da areia. Achei demais!
Fabia Fuzeti diz
Lindo, lindo, lindo! Fica realmente uma beleza o chão preto com o branco do gelo. Gente!!! Verão e tem gelo no chão. Apenas imagino o inverno. E essas pessoas que moram ai! Que frio!!!!
Edson Amorina Jr diz
E olha que não tem nem noite… essa foto tiramos já era mais de 23h :-O
Amilton diz
Uau, que demais! Deve ser incrível viajar pela Islândia. O país tem tantas peculiaridades e coisas interessantes que a minha vontade é correr pra lá agora mesmo. Imagino como deve ser exótico encontrar gelo na praia. As fotos ficaram lindas, obrigado por compartilhar.
Juliana Moreti diz
Adorei as paisagens…. mesmo no inverno, sao lindas, mas amei as fotos do paredão da Praia de Reynisfjara…
Flávia Donohoe diz
esse lugar é espetacular, tem uma atmosfera que nenhum outro tem, infelizmente não consegui ir até a Vík, mas vontade de voltar e ir aos outros cantos da ilha não faltam, e essas formações rochosas são demais!
Klecia diz
Islândia realmente é diferenciada! Como pode um destino com tantos lugares incríveis?
Eu adorei a praia de diamante. Acho que ia enlouquecer vendo aquele contraste dos icebergs com a areia preta!! Lindo demais!
Leo Vidal diz
Sonho em conhecer a Islândia. Você acha que os 5 dias que passou por lá, foram suficientes para conhecer todas atrações?
Edson Amorina Jr diz
Nós achamos bem apertado, foi bastante corrido. Na verdade, para as atrações que escolhemos visitar (https://www.ligadoemviagem.com.br/2017/09/25/roteiro-viagem-islandia/) acho que se precisaríamos de mais 1 dia e ia ser mais tranquilo. E se não estivéssemos com a pequena, somaria mais outro dia para fazer uma trilha nas geleiras.
Nadine diz
A Islândia é um dos meus sonhos e o maior do meu marido! Que lugares incriveis!
Adrielle Saldanha diz
Excelente post. Como geógrafa não pude deixar de ficar maravilhada com tamanha morfologia do lugar. Os derrames colunares deram um charme na paisagem. parabéns pelo post!
Edson Amorina Jr diz
“derrames colunares” ? rs … é a parede que parece uma escada onde nos sentamos? Realmente é lindo! 😀
Angela C S Anna diz
a praia de vik é super famosa né, eu inclui já no meu roteiro pela islandia faz um tempao! acho q ano que vem sai essa viagem tao sonhada e já estou ansiosa!
Emilia diz
Que fotos maravilhosas!! Imagino a sensação pessoalmente! Cheguei aqui consultando no Google após aparecer a imagem da praias de água doce e salgada na introdução do meu PC. Parabéns, Felicidades!
Lia Souza diz
Lindas demais, mas não se vê areia e sim pedras, pedregulhos e cascalhos.
Edson Amorina Jr diz
Ah sim, você está certa, se formos tratar a geologia em si, é isso mesmo. Mas as praias são popularmente conhecidas como “de areia preta”… rs Abraço e boas viagens!