Por causa do trabalho, eu tive a oportunidade de visitar a cidade de Glasgow na Escócia algumas vezes. E mesmo trabalhando bastante (ufa), somando as horas livres, eu tive praticamente um dia e meio de andanças turística na cidade. E para ajudar quem quer visitar Glasgow, que é a maior cidade do país, eu montei um roteiro bem legal para aproveitar o que melhor a cidade tem a oferecer.
Como ir para Glasgow na Escócia
Glasgow é a maior cidade da Escócia e se comparar a outras cidades do Reino Unido, ela só é menos populosa que a capital Londres e Birmingham. A City of Glasgow, nome oficial, fica a uma distância de 75 Km da capital escocesa Edimburgo, apenas 45 minutos de trem ou 1h15min de carro.
Se você estiver viajando para Londres e quiser visitá-la, a distância é maior, são 649 Km de estrada. Porém ainda assim é possível fazer uma viagem curta usando a linha ferroviária. A companhia Avanti West Coast oferece uma viagem que dura apenas 4h29 min da capital inglesa até a cidade de Glasgow.
É possível também ir de avião para lá. Companhias Áereas como British Airways, easyJet e KLM oferecem voos diretos a partir de 62 Libras.
Muitos turistas conhecem a cidade de Glasgow num roteiro de apenas 1 dia, normalmente uma excursão “bate-e-volta” de Edimburgo, mas a cidade oferece muitas atrações, incluindo para passar a noite. Nossa sugestão é você reservar 2 dias para visitá-la, talvez um final de semana.
Ofertas de passeios e atrações turísticas em Glasgow na Escócia
Ah! Mas antes de detalhar as atrações turísticas para visitar em Glasgow, algo muito importante: a escolha do hotel.
Onde ficar em Glasgow na Escócia
Eu já fiquei hospedada em dois hotéis durante as minhas visitas à cidade.
Best Western Glasgow City Hotel – Ele fica afastado dos pontos de interesse e é mais de meia hora andando até a George Square. Sei que não é muita coisa, mas a área onde está o hotel não é a das melhores. E o hotel é horrível. Sujo, quarto ínfimo de pequeno, com café da manhã mais triste que já vi na minha vida e o atendimento… meu amigo, nem se fala… Sim, não gostei. (Atualização: ele não está aceitando reservas via Booking.com)
Carlton George V Hotel – Hotel com ótima localização, ao lado da estação do metrô Buchanan Street, que ajudou bastante quando visitei uma parte mais afastada da cidade. O quarto que fiquei era confortável e eu tinha acesso a um lounge, onde comidinhas e bebidas estavam disponíveis aos hóspedes. O café da manhã era muito bom e, de quebra, com uma vista muito bonita da cidade.
Encontre hotel, hostel e albergue para ficar em Glasgow que podem encaixar no seu roteiro e orçamento no site do Booking.com.
Ofertas de hospedagem em Glasgow na Escócia
O que visitar em Glasgow na Escócia
Vou dividir o pontos turísticos em períodos, vai facilitar bastante a montagem do roteiro de 1 dia de visita.
O que fazer pela manhã em Glasgow na Escócia
Comece o dia com um belo café da manhã, como eu fiz todos os dias que fiquei por lá. Eu tive a oportunidade de fazer o desjejum admirando os telhados da cidade e o sol iluminando a Igreja de Saint George’s Tron Parish, que também chamada de Igreja Martin Luther King.
Depois de saciar a genoveva, era hora de caminhar até a George Square, o coração da cidade. Na praça tem várias esculturas de personalidades britânicas e também o The Cenotaph, que é uma homenagem às pessoas que morreram durante a primeira Guerra Mundial. É na praça que também fica o belo City Chambers, prédio que abriga a prefeitura.
Uma quadra abaixo da George Square está a GoMA – Galeria de Arte Moderna de Glasgow, onde o mais interessante de se ver é a estátua do Duque de Wellington, com intervenções artísticas curiosas.
Depois dei uma passada na Buchanan Street, que é a rua de comércio mais agitada da cidade, com várias lojas famosas e também aquelas enormes de departamentos. Aqui faça como eu, tire o escorpião do bolso e gaste algumas libras. A área de compras aqui vale a pena.
Fui andando até chegar à Estação de Saint Enoch. Eu gostei bastante do local, pois ele ainda tem o prédio antigo que era a entrada do metrô. Aquele contraste entre o novo e antigo, que eu amo. Indo na direção oposta tem o Glasgow Royal Concert Hall, vale uma passadinha para dizer “olá”.
Para o almoço tem várias opções, eu fiquei no básico Five Guys e Wagamama. Mas se quiser algo mais Brit, tem o Willow Tea Rooms, que pareceu bem interessante, mas achei o preço salgado.
O que fazer à tarde em Glasgow na Escócia
Depois foi hora de queimar as calorias e gastar sola de sapato. Eu subi até a Cathedral Street, onde já encontrei algumas Street Arts, que são bem famosas em Glasgow. O objetivo era visitar a Saint Mungo Cathedral, a Catedral de Glasgow, mas infelizmente nas duas vezes que tentei não consegui vê-la por dentro, pois estava fechada. De qualquer maneira, sua fachada e praça onde se localiza são bem bonitas.
De lá, eu fui direto para a Necrópoles de Glasgow, que me surpreendeu. Eu não costumo visitar cemitérios famosos que acabam entrando na lista de pontos turísticos em guias de viagem, mas queimei a língua, pois o lugar é muito bonito.
A entrada para a Necrópoles, fica ao lado da catedral e é gratuita. Além da própria arquitetura do lugar, uma de suas principais atrações é conseguir tirar lindas fotos da cidade de Glasgow. E o entardecer na colina é encantador! Nas duas vezes que visitei a cidade, fiz que questão de ir, pois as vistas são demais.
Saindo da Necrópoles, eu encontrei numa praça no caminho para o centro uma Tardis! (Alô fãs de Doctor Who!?).
De lá, eu continuei descendo a Castle Street e encontrei a mais bonita Street Art da cidade!
O que fazer em Glasgow na night 🙂
A cidade tem várias opções de pubs no centro e de restaurantes legais para curtir a noite. Porém, no meu caso, infelizmente, não fui a lugar algum, pois tive que ter o “sono da beleza” e me preparar para as reuniões de trabalho do dia seguinte.
Outros lugares que também visitei em Glasgow
Se tiver mais algumas horas no dia seguinte na cidade, também é bem legal fazer um roteiro mais distante do centro. Outra parte que conheci em Glasgow foi a região do Kelvingrove Park. Eu fui andando do centro, desde a Buchanan Street e levei uns 50 minutos. O parque é bem o estilo inglês, bem extenso e bonito.
Aproveitei para conhecer o Kelvingrove Art Gallery and Museum, que para mais uma surpresa foi muito legal. Ele é bem compacto, mas conta com várias peças interessantes e obras de pintores famosos, como Picasso e Salvador Dali. E o museu á gratuito, liberando mais pounds para gastar na Boots.
Do museu, eu fui em direção à Universidade de Glasgow e me senti nos filmes do Harry Potter. Ok, não é Oxford, mas aquela sensação de prédios antigos e imponentes, salas de aulas antiquíssimas estão lá.
Andei pelos pátios seculares até achar sem querer o Museu Hunterian, o museu mais antigo da Escócia, também gratuito e bem pequenino. Valeu pela curiosidade.
Finalizei o passeio conhecendo as duas vielas mais hypadas de Glasgow: Ashton Lane, onde tem vários pubs e restaurantes, que eu achei bem legal e deve ficar lotada a noite; e a Ruthven Lane, que não tem nada demais (volte e invista seu tempo na Ashton Lane).
Esse chorinho de visitas pode ser feito em 3 a 4 horas tranquilamente. É só se programar direitinho que dá, eu fiz entre reuniões e testes nos trabalho. 🙂
O que usei de transporte em Glasgow na Escócia
Além de andar e se locomover pelas ruas de Glasgow, que são bem bonitas e repletas de grafites, eu também peguei o metro, chamado de SPT, que é super fácil de usar. No site oficial tem o horário e preço das passagens.
Mas é bem fácil de usar, ele é um metrô circular, com duas linhas a Inner Circle e Outer Circle. A dica é só prestar atenção para não pegar a linha com direção contrária ao ponto que quer chegar, por que o risco é dar uma volta bem maior do que o esperado. Mas não se preocupe, que chegar você vai, não tem erro.
Aquela última dica de viagem
Se estiver fazendo uma viagem pela Escócia, não deixe de conhecer também Edimburgo, tem atrações turísticas bem interessantes como seu Castelo e o Museu do Whisky. Nós escrevemos um post sobre nossa ida a Edimburgo, também uma visita de 1 dia.
E se quiser conhecer uma cidade no meio das Highlands, nossa dica é a cidade de Moffat, pequena e bem típica do país, onde conhecemos paisagens lindas.
O blog Apure Guria escreveu uma publicação de uma viagem mais longa sobre o que fazer em Edimburgo: roteiro de 3 dias e atrações grátis.
Dicas gerais de viagem internacional
Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
- Primeiros e principais passos para planejar sua viagem
- Como escolher um hotel para sua viagem
- Dicas para usar o Google Flights e comprar a melhor e mais barata passagem aérea
Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Travel Lover Blog diz
Excelente fotos 🙂 Glasgow é de facto uma cidade fantástica cheia de cultura! Magnificas dicas para quando formos lá!
Giulia diz
Que cidade linda. Uau! Essas fotos estão demais. Eu sempre faço meu roteiros no Google Maps também, bem melhor assim ne? Adorei o roteiro. Abraços.
Tina Wells diz
Acredite se quiser, 25 anos morando em Londres e nunca fui à Escócia! Pura falta de companhia já que o marido inglês foi uma vez e jurou nunca mais – apesar do povo escocês ter fama de bons afintriões, a rixa com os ingleses é forte e meu hubby sentiu na pele! Mas esse seu post me deu muita vontade de ir!
alexandrajoia diz
Adorei o post. Fiquei curiosa em conhecer, suas fotos ficaram lindas. Qto ao cemitério também não é do meu gosto, mas este realmente é bem bonito, porém prefiro não visitar.
Diego Arena diz
Nossa que ótimo roteiro. Mesmo com apenas um dia deu para conhecer bastante coisa e compartilhar várias dicas bem interessantes. Adorei esse grafite. Lindo mesmo. Adorei também as construções da cidade, bem imponentes.
Obrigado por compartilhar
VICTORIA M FARINA diz
É muito bom achar um espacinho que você não esperava, né? Melhor ainda quando é o museu mais antigo do país! Adorei as dicas!
Rebecca Vitoriano Cirino diz
eu passei ano novo na escócia e isso de visitar cemitérios me impressionou também! são todos lindos por lá… quase fui bater em glasgow.. se tivesse visto teu post antes com certeza teria incluido no passeio! 🙂
Viviane Carneiro diz
Adorei o roteiro, super completo e com ótimas dicas! Glasgow parece ser um lugar muito especial. Preciso conhecer a Escócia urgentemente.
Fernanda diz
Muito lindas suas fotos – e que sorte que você deu com esse dia ensolarado! rs
Conheço Edimburgo só e confesso que nunca tive muita vontade de ir a Glasgow, pois sempre tive a sensação de ser uma cidade um pouco “cinza” e triste. Depois de ler esse post fiquei animada, quem sabe na próxima visita ao Reino Unido 🙂 .
Juliana Moreti diz
Otimo post! Espero que quando eu for, o Duque de Wellington esteja com seu “chapeuzinho” tradicional.
Ficarei muito triste se não tiver nenhuma intervenção ali!
hehehehehe
Analuiza diz
Eu tenho muita vontade de Escócia e pelo visto vou gostar muito! Tudo o que você fez eu quero fazer também. As cores da cidade são lindas, assim como sua arquitetura! Se pudesse, pegava o primeiro voo para Escócia! 🙂
ADRIANA MAGALHAES ALVES DE MELO diz
Adorei as dicas. A Escócia tá muito no top da minha wish list e vou guardar seu post pra quando concretizar. Obrigada!!!
Márcio Vital diz
Adorei as dicas! Tenho muita vontade de conhecer essa região da Europa e certamente pegarei as dicas por aqui. Parabéns.
Angelica Figueiredo diz
Aqui em casa a gente sempre fala da Escócia, que lugar lindo, queremos muito conhecer! Adorei seu post de Glasgow, super útil e explicativo, espero usá-lo em breve! Abraços.
Deisy Rodrigues diz
Amei esse roteiro praticamente com a maioria das atrações sendo feito a pé, adoro caminhar e quando alguns destinos permitem conhecer seus principais pontos turísticos assim, já aviso que sou super fã de Doctor Who e iria adorar encontrar essa Tardis.
Eloah Cristina diz
Que roteiro completo, detalhado e com fotos maravilhosas.
Patricia Câmara diz
A bela e longínqua Escócia! Há anos que planeamos um roteiro de mota pelo país e ver essas fotos só me despertam mais a vontade de conhecer. Glasgow fará sem dúvida parte do roteiro e me lembrarei de todas essas dicas!
cris diz
Eu tenho um carinho todo especial pela Escócia mas ainda não tomei uma atitude de programar uma viagem para lá! Seu post deu uma balançadinha no meu coração. Lindas fotos! 🙂