Assim que chegamos no Aeroporto de Sarajevo, nós pegamos o carro alugado e enfrentamos uma noite chuvosa para chegar em nossa primeira parada na Bósnia e Herzegovina, a cidade de Mostar.
A distância entre as duas cidades não é muito grande, somente 130 km, porém a estrada “não é aquela Brastemp” e por isso demoramos mais de 3 horas para chegar em Mostar. As estradas da Bósnia e Herzegovina não são ruins e falamos mais sobre isso no post sobre como dirigir no país.
Acabou que chegamos mega tarde no hotel, mas conseguimos descansar bem e acordamos novinhos em folha para explorar os principais pontos turísticos da cidade.
Roteiro em Mostar, Bósnia e Herzegovina
O centro histórico de Mostar foi reconstruído após a Guerra da Bósnia, que assolou o país na década de 90, e foi surreal visitar uma cidade e locais com marcas tão recentes de algo que vi através da TV quando mais nova. E apesar deste triste passado, a cidade consegue exalar uma alegria. Devido a várias etnias que convivem na região, andando pela cidade dá para perceber algumas diferenças de arquitetura, como a área mulçumana, com grande influência turca, a área croata, católica, e a área sérvia, católica ortodoxa.
O centro histórico está localizado na área mulçumana e o nosso passeio começou pela ponte Kriva Cuprija, que é uma mini cópia da ponte Stari Most. Ela cruza o córrego Rabobolja e nessa área tem vários hotéis pequeninos e restaurantes sob o leito do Rabobolja.
De lá fomos seguindo pelas ruelas apinhadas de cafés e lojinhas até a Stari Most, que é realmente linda! As pedras brancas usadas em sua construção me fizeram lembrar da Croácia e um clima de praia. A ponte velha de Mostar faz jus à fama que tem. Reconstruída em 2004, a ponte sobre o rio Neretva foi construída em 1557 por ordens do sultão Suleyman, o Magnífico, e devido sua beleza é considerada o símbolo da cidade.
O site da Time Magazine tem um artigo onde eles mostram fotos da ponte destruída e de sua reconstrução, vale a pena ler. Outra curiosidade são os homens que ficam na beirada da ponte esperando algum turista dar algum dinheiro para eles pularem no rio, uma tradição local.
Fomos andando pelas ruelas até chegarmos ao melhor spot de Mostar, a mesquita Koski Mehmed Pasa, onde a partir do alto do seu minarete temos as melhores vistas do centro velho e da ponte Stari Most, que foram classificados como Património Mundial da UNESCO em 2005 .
Ficamos um bom tempo no local admirando a paisagem e depois decidimos parar para alimentar a Genoveva com um bom cevapicici e saladinha. Na sequência, nós visitamos mais duas mesquitas, uma que ficava no local dos curtumes da cidade e a mesquita Karadzbegova Dzamija. As duas bem simples, mas encantadoras.
Caminhamos mais um pouco pelo centro velho de Mostar, apreciando todos seus detalhes. E nossa a última parada por lá foi na casa mais velha da cidade, a Kajtaz House, que tem bastante influência turca em sua arquitetura.
Retornando para o nosso hotel passamos por uma região mais afastada da área turística e foi onde vimos as marcas da guerra nas casas e prédios. Muitos escombros e até marcas de bala nas paredes.
Já no hotel, o dia ainda não havia acabado, pegamos o carro e fomos para Blagaj, visitar um mosteiro num dos mais belos cenários já vistos, e Počitelj, uma vila fortificada da era otomana.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Adrielle Saldanha diz
Bósnia é linda. Sonho em conhecê-la pessoalmente. Nos encanta só pelas imagens.
Paula diz
Que lindo! Tenho muita vontade de conhecer a Bósnia e Mostar em especial, a região ainda não é tão conhecida e tem influências diversas, o que na minha opinião deixa a cidade ainda mais interessante.
rui batista diz
Mostar é uma das cidades mais encantadoras que conheço… e essa velha ponte tem história para uma longa vida… Belo post. Parabéns!
Diego Arena diz
Muito interessante.
Uma hora quero fazer um mochilão pelo Leste Europeu. Essa é uma das cidades que eu colocaria no roteiro.
Adorei as fotos e dicas.
Obrigado por compartilhar
Christian Gutierrez diz
Tenho uma vontade de conhecer a Bósnia e Herzegovina, estive tão perto quando fui para Dubronvik mas faltou tempo, vou ter ir voltar para a região.
Luciana diz
Muito legal o post, estou doida para conhecer a região em algum verão por aí. Já salvei o post nos favoritos por aqui 🙂
Leo Vidal diz
Sou louco para conhecer Mostar. Você acha que quantos dias são necessários para explorar a cidade com calma?
Lulu Freitas diz
Que lugar lindo e interessante! Adorei todo o post. O texto super agradável e as fotos lindas!
Carolina Belo diz
Eu gostei muito de ter passado por Mostar. Digo passado, pois não me hospedei por lá e só conheci uma mesquita e famosa ponte. Fiquei muito chocada com as marcas da guerra, mas também muito surpresa com a simpatia e alegria das pessoas. Mesmo com todo sofrimento, eles ainda mantinham a esperança. Foi muito legal e ler o seu post me fez retornar a essa época. Muito obrigada,
Abraços
Carolina
Ana diz
Adorava conhecer Mostar! Ficava sempre a pensar como ir lá ter e realmente alugar um carro deve ser a melhor opção. Não tinha noção de que ainda se viam as marcas da guerra, é incrível (e as fotografias da ponte destruída são avassaladoras). Quanto tempo demorou a conhecer Mostar? Um dia?
Edson Amorina Jr diz
Sim, foi um roteiro de um dia. Nós chegamos na noite anterior e fizemos todo o passeio no dia seguinte. Nosso planejamento completo está em : http://www.ligadoemviagem.com.br/2017/05/09/prepara-bosnia-herzegovina-e-montenegro/
Qualquer coisa, só perguntar 🙂
rui batista diz
Sem dúvida, uma das mais fantásticas cidades que conheço… passei aí momentos memoráveis 🙂 Obrigado por me levarem de volta a esses tempos…
Naná Coutinho diz
Eu sou louca pra conhecer a Bósnia e adorei o seu roteiro! Mostar deve ser demais! Adorei o post!
Eliana C. Pereira diz
Que post maravilhoso!!! Me deu muita saudade de Mostar!!! Foi uma das cidades que mais gostei da região…
Cristina Souza da Rosa diz
Morro de vontade de conhecer a Bosnia. As fotos de Mostar são lindas! Gostei muito do relato.
Beneth Santana Torquato diz
Mostar foi uma das cidades que mais gostei dos Balcãs. Tem muita história por lá e a história da recente guerra que lá ocorreu é super interessante. Ótimo post!
Gisele Rocha diz
Cidade de boneca, eu diria. Linda a ponte, mais linda ainda a mesquita.
Gê Azevedo diz
Adorei a cidade e o roteiro.
Não consegui me decidir se gostei mais da ponte ou da mesquita!
Tássia Corina diz
Ei Viviane, adorei conhecer Mostar através do seu olhar! Parece muito interessante! Na Bósnia só estive em Medjugorje e já achei um charme. Além de que o pessoa foi muito receptivo! Você teve essa sensação também? Abs!
Diana Contramapa diz
Realmente, um local que saiu da guerra há tão pouco tempo (também me lembro de ver na tv), parece agora renascer das cinzas. Muito bonito, adorei a ponte reconstruída!
Keul Fortes diz
Tenho muita vontade de conhecer. Que lugar encantador! Parabéns pelas fotos e dicas. 🙂