Uma das funcionalidades que mais gostei do Pinterest é procurar e encontrar um lugar legal para visitar no feed, aliás não só estou gostando como estou usando bastante essa função. Vou pinando, lugar atrás de lugar, as fotos e paisagens que mais me atraem e depois tento encaixar em um day trip ou viagem de final de semana. Uma excelente maneira de quebrar a rotina de destinos conhecidos.
E assim foi que eu cheguei até as ruínas do Mosteiro de Allerheiligen e suas cachoeiras, no distrito de Lierbach na região de Oppenau, bem no meio da Floresta Negra alemã.
Para chegar lá o melhor é ir de carro e aproveitar o passeio pela Hochschwarzwaldstrasse, que é a estrada que corta o coração da floresta negra, passando por diversas cidadezinhas, que são tudo o que se imagina de uma cidade típica alemã: cucos, casas em estilo enxaimel, cervejas e muita salsicha com batata. Para saber mais sobre a rota o site oficial é o Schwarzwaldhochstrasse.
Nós chegamos ao distrito e deixamos o carro estacionado em um bolsão na estrada mesmo, não antes de por sorte achar um mirante com bela visão da Floresta Negra. Do estacionamento são apenas 10 minutos andando por uma trilha, morro abaixo, até a primeira parada: o Klosterruine Allerheiligen.
Construído em 1196, o mosteiro ficou em uso até 1803, quando foi atingido por um relâmpago e destruído parcialmente. Redescoberto em 1840, durante a exploração e construção de acesso às cachoeiras, suas ruínas se transformaram em ponto turístico local. Olha… nós achamos que as ruínas realmente são fantásticas! E como o dia estava lindo, só aumentou a beleza do local.
Das ruínas, nós pegamos uma pequena trilha que nos levou ao início das Cachoeiras Allerheiligen, que são uma das maiores da floresta negra, com 83 metros em quedas. Logo no seu início é possível ver um monumento aos mortos e caídos na I Guerra Mundial, construído por uma Associação da Floreta Negra em 1925. Muito bonito.
A trilha das cachoeiras é bem trânquila, sendo a maior dificuldade suas longas escadarias. Mas todo o esforço é recompensado pela paisagem ao longo das margens do Rio Lierbach. O que faz valer apena cada degrau descido e subido.
Além de poder andar pelas trilhas, existem algumas paradas onde é possível fazer um picnic e, para aqueles que gostam de uma água gelada, mergulhar.
A trilha liga o estacionamento para as cachoeiras até o pequeno Centro Turístico do Mosteiro de Allerheilingen, que conta com um restaurante, loja de lembranças e um hotel. Nós fizemos o percurso de ida e volta em torno de 1 h e meia, bem trânquilos, com pausas para snacks e muitas fotos. Ah! O acesso às ruínas e às cachoeiras é gratuito, deixando o bolso de qualquer um feliz.
Mais uma maravilhosa viagem bate-e-volta descoberta e, agora, compartilhada! 🙂
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Contramapa diz
Adorei principalmente as ruínas do mosteiro abandonado, que bela descoberta fora dos roteiros mais turísticos. Tenho de experimentar essa ideia de pesquisar os locais no Pinterest, pareceu-me muito original! 🙂
Camila Lisbôa diz
Posso até falar das cachoeiras, mas o que mais me chamou a atenção foram as ruínas! Que lindas e que fotos maravilhosas <3
E esses posts sobre lugares que não tão na rota clássica dos turistas são os melhores! Adorei 🙂
Carla Mota diz
Muito interessante. Não conhecia nem nunca tinha ouvido sequer falar. Obrigada pela partilha. 😀
Susana - Viaje Comigo diz
Que lindas cachoeiras! Que sítios muito bonitos! Vou começar a treinar a dizer “Hochschwarzwaldstrasse” para conseguir chegar lá direitinho com estas indicações! Ehehehe! Obrigada pela partilha! Boas viagens!
Jessica Veneravel diz
Nunca tinha pensado em usar o pinterest dessa maneira. Confesso que nem sabia dessa função… Muito legal poder descobrir lugares assim. E também amo ruínas, ainda mais em meio a tanto verde. Lindo demais.
Luciana diz
Adorei as ruínas, renderam lindas fotos. O que gostei também da sua descrição, foi poder fazer um passeio parte histórico parte comtemplação da natureza. Bem bacana.
Dani Bispo diz
Primeiramente eu adorei a dica do pintaste, não tinha ainda pensado. Depois adorei o post e esse lugar de lindas paisagens.
Bjs
Dani Bispo
abolonhesa.com
Dani Bispo diz
Maldito corretor: queria dizer pinterest
Bj
Dani Bispo
abolonhesa.com
Fabio diz
Que lindo local Viviane! Fiquei imaginando a temperatura bem agradável dessa água! Se na Chapada dos Veadeiros existem algumas que a gente quase congela, imagina na Alemanha rsrs 😉
Cynara Vianna diz
Realmente as ruínas são lindíssimas, depois de tanto tempo esquecidas foi muita sorte conseguirem mantê-las assim. As fotos estão lindas e terem ido num dia lindo de sol fez toda a diferença. Deve ser maravilhoso morar próxima a lugares como esse.
Paula Abud diz
As fotos estão um espetáculo mesmo, deve ser ainda mais lindo ao vivo, essas ruínas e essas paisagens só me fazem ficar ainda mais apaixonada por esse mundo todo!