Como escrevemos falamos em nossos posts, a viagem para Portugal foi maravilhosa por diversas razões. As pessoas que conhecemos foram super simpáticas, as cidades e pontos turísticos são lindos e as praias e paisagens naturais são de tirar o fôlego.
Não deixe de ler nosso roteiro de 15 dias viajando de carro por Portugal.
Mas se tem algo que gostamos de maneira indiscutível, foi comer. A culinária portuguesa nos conquistou principalmente por ser muito próxima do Brasil, mas com algumas características únicas. E diferentemente do que comemos aqui na Alemanha, a comida é realmente bem temperada e o doce é doce e não ácido ou azedo como as iguarias germânicas.
Foi difícil, mas selecionamos as 5 melhores comidas de nossa viagem a Portugal:
Francesinha
Este é um prato bem típico e turístico de Portugal, você consegue achá-lo em qualquer cidade e qualquer restaurante. Consiste basicamente num sanduiche com queijo e carnes (presuntos e linguiças) num prato com um molho bem forte e batata frita. Mas é muito gostoso e merece toda a atenção que recebe. Nossa primeira (de muitas) foi no Balcão Do Marquês em Lisboa e podemos dizer que começamos muito bem.
Arroz de Polvo
Você consegue comer este prato nas cidades do litoral português. É um cozido de frutos do mar, com destaque claro ao polvo, e arroz. Eu comi essa iguaria no Restaurante Casa Velha numa pequena vila praiana chamada Cacela velha e me apaixonei.
Tripas à Moda do Porto
É muito parecido com dobradinha com feijão branco que fazemos no Brasil, porém com um tempero mais forte e outras carnes adicionadas. Em Portugal, é um prato típico da cidade Porto e posso indicar o Restaurante Tripeiro para experimentar sem erro.
Pastel de Nata / Pastel de Belém
Talvez o doce mais tradicional do país. Você o encontra também em qualquer cidade e com as mais diversas qualidades, desde aqueles que de cara vemos que foi feito de maneira industrial até aqueles que parecem ter sido feitos cuidadosamente um a um. Porém existe um lugar em específico que se deve conhecer, o Pastéis de Belém em, claro, Belém. Outro lugar muito bom para experimentar o pastel de nata é Balcão Do Marquês, realmente muito gostoso.
Pastel de Bacalhau
Encontramos a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau por acaso enquanto passeávamos em Lisboa e não poderíamos ter dado mais sorte. Que salgado delicioso, muito parecido com o nosso bolinho de bacalhau, mas com um toque que só o cozinheiro lusitano sabe dar. Eles fazem o pastel de bacalhau com diversos recheios, não deixe de experimentar.
Não deixe de ler nossa lista com as 7 mais lindas praias da Região de Algarve em Portugal.
Ah! E vale dizer que quando fomos visitar a Universidade de Coimbra tivemos o prazer de experimentar o “Bandeijão”, matando um pouco nossa saudade dos perrengues alimentares da UNICAMP.
Mas se estiverem indo para a Itália, o blog amigo Turista Imperfeito listou alguns pratos regionais italianos imperdíveis.
Cidades para visitar em Portugal
Acredito que fizemos um bom roteiro, com tempo para conhecer as cidades de Lisboa, Lagos, Coimbra e Porto, além de conseguirmos fazer algumas viagens bate-e-volta bem legais, como Sintra, Belém e Sagres.
Listas das cidades visitadas com dicas do que fazer em Portugal:
- Lisboa – onde visitamos o Castelo de São Jorge, Panteão, Museu Nacional do Azulejo, Oceanário e alguns Miradouros;
- Belém – Não é uma cidade especificamente, mas uma zona de Lisboa, mas vale uma visita separada, principalmente por causa da visita a Torre, ao Padrão dos Descobrimentos, ao Mosteiro dos Jerônimos, além é claro, de muito Pastel de Belém;
- Cascais, Cabo da Roca – um dos balneários mais conhecidos na Região de Lisboa e nossa visita a Boca do Inferno;
- Sintra – visitando seus principais pontos turísticos, o Cabo da Roca, a Quinta da Regaleira e o Palácio Nacional da Pena;
- Évora – para visitar a famosa Capela dos Ossos e seus outros pontos turísticos como o Cromeleques dos Almendres e a Igreja dos Loios;
- Lagos na Regio do Algarve – onde visitamos a Praia do Camilo e Ponta da Piedade, o Centro Histórico, Praia dos Estudantes e Praia da Batata, Praia Dona Ana e Praia do Pinhão;
- Cacela Velha – na região de Algarve, uma pequena vila de pescadores com uma praia maravilhosa;
- Tavira – na Praia do Barril, na região de Algarve, e seu cemitério de belas âncoras de navios pescadores;
- Sagres – seu belo pôr do sol no Cabo de São Vicente, uma experiência imperdível na Região de Algarve;
- Tomar – entre Algarve e Coimbra, visitamos a cidade de Tomar e suas grandes atrações, o Convento de Cristo e o Castelo dos Templários;
- Coimbra – incluindo visita a Universidade de Coimbra, Biblioteca Joanina, Mosteiro de Santa Clara e Quinta das Lágrimas; e
- Porto – amor à primeira vista, onde visitamos os principais pontos turísticos, incluindo suas caves de vinho.
Leia sobre nossa visitação e degustação na Cave Cálem em Porto.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Michela Borges Nunes diz
Numa hora dessas é covardia ler um post destes. Ai, que fome! heheheheh. Eu amo o pastel de Belém e deu uma saudade agora, tanto da comida, quanto de Portugal. Lindo post!
Eloah Cristina diz
Provaria todas!!! rs
Marcia Picorallo diz
Uma viagem nunca está completa sem provar alguns pratos típicos, não é? Ótimo exemplo para sua filha!
Matheus crespo diz
Acabei de jantar, mas fiquei com fome? Claro hahaha. Muito legal as dicas, daí só experimentei o pastel de nata mas os outros parecem ser igualmente deliciosos.
Simone Hara diz
Sou fã da cozinha portuguesa, talvez por herança do avô paterno.
Amo principalmente os doces! Uhm… me dá água na boca só de lembrar!
Viajante Comum diz
Arroz de polvo e pastel de belém! Viveria assim por dias! Hahahaha! A culinária portuguesa é realmente maravilhosa!
Klécia (Travel Blogger at Fui Ser Viajante) diz
Quanta delicia! Sou super fã do pastel de belem e ainda planejo ir lá provar o original! Arroz de polvo já provei também e é demais! Quero experimentar o resto!
angela sant anna diz
bolinho de bacalhau e o pastel de belem sao imperdiveis! claaaassicos, nao pode voltar pro BR sem provar!
Danielle Bispo diz
Que delícia de post!!! Portugal é tão rico gastronomicamente e não sei como consegui comer mal nas duas vezes que estive por lá. Acho que foi por pura falta de sorte mesmo. Mas pretendo um dia voltar para tentar mais uma vez me acabar nessas delícias!!
Bjs
Dani Bispo
abolonhesa.com
Renata Rocha Inforzato diz
Meu, maldade! Me mostrar essas delícias quase meia-noite aqui e eu não posso comer rsrsrsrs. Me deu saudade de quando comi essas delícias em Portugal. Adorei seu post e as fotos das comidas estão apetitosas rsrsrs
Angela Castanhel diz
Sou apaixonada por pastel de nata, tenho muita vontade de ir para portugal comer direto da fonte. Adorei o post (me deu fome haha).
Edson Amorina Jr diz
Sim! A comida de Portugal é algo sensacional, por ela só já vale a viagem! 🙂
India ETA diz
very delicious
Valéria diz
Estou indo para Portugal (e depois Espanha) em outubro e por mim não só comeria tudo isso como também visitaria todos os castelos e monumentos. Mas o preço do Euro tem assombrado minha vida… Você teria dicas de locais baratos nos quais eu poderia comer???
Edson Amorina Jr diz
Oi Valéria, tudo bem? Dificil falar, seria interessante saber para quais cidades você está indo, mas algumas dicas para economizar na alimentação:
– Comprar comida no supermercado e comer nas praças ou no quarto do hotel
– No lugar de almoçar em restaurante, procure as padarias que sirvam prato feito
– Quando você tiver as cidades do seu roteiro, busque os restaurantes no site TripAdvisor, dá para filtrar por custo.
E não deixe de acessar o post https://www.ligadoemviagem.com.br/2017/06/28/planejamento-viagem/ para nossas dicas e recomendações de planejamento para sua viagem.
Abraço, Edson
Artur diz
Gostaria apenas de esclarecer que Belém não é uma cidade, apenas uma zona de Lisboa, como Marvila,Alfama,Mouraria,etc…
Parabéns pelo blog,obrigado pelo post.
Edson Amorina Jr diz
Obrigado, Artur, fiz essa observação na lista de lugares que visitamos em Portugal. Grande abraço.
Felisberto Pereira da Silva diz
As “Tripas à Moda do Porto do Restaurante O TRIPEIRO em Lisboa” não o são, pois são produzidas com TRIPA SECA, e não como as À MODA DO PORTO, produzidas com TRIPA FRESCA , o que não tem nada a ver com aquela que é a chamada “DOBRADA”
As verdadeiras TRIPAS À MODA DO PORTO, dificilmente se encontrarão em Lisboa.
S Ó M E S M O N O P O R TO…
Pedro diz
Quem conhece as melhores praias do Brasil, que são as do Nordeste, não tem o que ver no Algarve, exluidos o Forte de Sagres, Cabo de São Vicente e a parte mais antiga de Faro. O melhor de Portugal, além de Évora e cidades próximas é de Lisboa e seu entorno, incluindo Sintra, Alcobaça e Óbidos, está no Norte e no centro. Imperdíveis são, além dO Porto: Braga, Viana do Castelo, Valença, Viseu, Aveiro, Coimbra (com Conimbriga), Guimarães, Seia (na Serra da Estrela), Covilhã, Batalha, Vila Nova de Gaia, …