Voltando para casa depois de nossa visita a última cidade da lista das Vilas Mais Bonitas da França, Les Plus Beaux Villages de France, Hunspach, eu sabia que por perto estaria a Linha Maginot, mas não tinha ideia do quanto e onde o lugar exato ficava.
Mas o que é a Linha Maginot?
Momento Wikipédia: A Linha Maginot (Ligne Maginot) foi uma linha de defesa construída pelo governo da França para defender a sua fronteira contra a Alemanha após a primeira guerra mundial. A Linha Maginot era constituída por bunkers (as Casemates), postos de vigilância e paóis de munição a grande profundidade. O conceito usado para a construção da linha era que ela, além de proteção, poderia ser utilizada para guerra de trincheiras, fazendo dela uma construção autossuficiente com energia, munição e alimentos.
Para ter uma ideia da dimensão da linha Maginot, ela era composta por 108 fortes equidistantes 15 km entre si, tanto por edificações menores e as Casemates (bunkers), e suas galerias subterrâneas somavam mais de 100 km de extensão.
Como todo mundo sabe a Franca sucumbiu perante os nazistas, logo chegamos a conclusão que a linha não cumpriu o seu papel. E quer saber o por quê? Porque devido a falta de recursos financeiros a construção da linha foi interrompida a 20 km da cidade de Sedan, criando um buraco enorme na linha de defesa, dando espaço para a tropa alemã invadir o país.
Para informações completinhas é só clicar no site oficial, LigneMaginot.com.
Nossa visita a Casemate Esch, uma das fortificações francesas da Linha Maginot
Como falei no início do post, não sabia exatamente onde ficam os pontos de visita da Linha Maginot, e acabamos encontrando a Casemate de Esch por acaso: na estrada vimos um tanque de guerra enooorme e aí decidimos dar meia volta e visitar o lugar.
A área externa é aberta a visitação e não tem custo. Além do tanque de guerra, você pode visitar vários pontos de defesa restaurados como campo de arame farpado, pedaços de trincheira e postos de observação.
Mas foi no prédio principal, a Casemate em si, que falamos P****! A espessura das paredes é absurda, ainda mostrando reflexos de ataques, com buracos e todo aquele ferro retorcido. Caramba, foi demais… O sentimento foi de fascinação e curiosidade.
Dá para entrar no prédio, que hoje é um museu, e realmente é muito legal. A entrada é baratinha, apenas 2 Euros por adulto, eles até poderiam cobrar um teco a mais que não veríamos problema, pois tem tanta coisa legal que ficamos de boca aberta.
Nas fotos que estão espalhadas pelo post já dá para se ter uma ideia do acervo de coisas que eles têm, mesmo em um espaço tão pequeno.
Falo que é um espaço pequeno, mas olhando por fora você não imagina o que vai encontrar dentro do bunker. O prédio conta com área de alojamento, banheiro (mequetrefe mas funcional), área de manutenção, almoxarifado, postos de observação e, claro, postos com metralhadoras para combater os inimigos.
O museu é bem completinho mesmo, com objetos dos vários exércitos envolvidos nas batalhas, francês, alemão, britânico, americano e russo. Você tem acesso a roupas dos soldados, armas, utensílios, documentos, material de propaganda, coisas de uso pessoal, bombas (fiquei com medo que alguma explodisse) etc. Tudo a seu alcance. Tanto que tive que controlar minha pequena para evitar que ela causasse qualquer estrago.
Para quem é fã da história das Guerras Mundiais, achar um local como a Linha Maginot é como ter a oportunidade de reviver um pedaço da História fora de livros, ter a certeza de que tudo, por mais absurdo, fez parte da vida real. E mesmo que não é tão fissurado, assim como eu, irá curtir bastante.
Dicas gerais de viagem internacional
Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Travel Lover Blog diz
Excelente post 🙂 Já visitámos várias vilas em França mas nunca tinha ouvido falar na Linha Maginot. Definitivamente é algo que vamos visitar quando voltarmos a França!
Robba diz
França dispensa comentários é maravilhosa! Parabéns pela matéria!
Klécia (Travel Blogger at Fui Ser Viajante) diz
Aprendi muito no post! Não conhecia a linha Maginot, mas sou uma curiosa de histórias de guerra então adorei descobrir sobre ela, e visita-la com você! O passeio me interessou muito e espero ver ao vivo um dia! Ah, e as fotos ficaram lindas, especialmente as da área externa mexeram muito comigo!
NiKi Verdot diz
Viviane, que demais! Adoro tudo ligado à história e já fiquei com os olhos brilhando só de ler cada linha do seu post. Como estou morando na França (já bem próximo da Alemanha) acredito que não seja difícil para eu poder fazer esta visita e colocar a sua dica em prática. Muito obrigada mesmo!
Livia Bergo diz
Obrigada, pelo “momento Wikipédia”, pois eu não sabia nada a respeito mesmo kkkkk
Mas adorei saber e anotei tudo! Gosto muito deste tipo de passeio histórico!
Adriana Mendonca diz
Que demais! Não sabia sobre a importância da Linha Maginot, super esclarecedor seu post! E eu adoro visitar lugares relacionados a histórias de guerra, fiquei interessada em conhecer!
rui batista diz
Post super-interessante, daqueles que aumentam o nosso conhecimento. Confesso que aprendi muito, desconhecia boa parte da informação. ‘facilitaram’ e o inimigo aproveitou. Um dia visitarei parte dessa linha.
Eliana C. Pereira diz
Gente, como não conheci esse lugar??!! Adoro visitar bunkers utilizados em guerras!!! Vendo o post, me lembrou bastante o que visitei em Sarajevo… Mas já quero voltar para a França para ver a Ligne Maginot…
Analuiza (Espiando Pelo Mundo) diz
Sensacional… Apesar de estar sempre lendo sobres estas duas guerras nunca li em nenhum lugar sobre a Linha Maginot! Achei o lugar, sua estrutura, o objetivo de sua construção, a falha… tudo isso interessantíssimo e vou querer ver de perto um dia desses!
angela sant anna diz
aff veio como assim nao completaram a construcao, pffff nao adiantou nada! gosto muito de saber destes lugares da segunda guerra! faz ai uma categoria so deles!
José Francisco Warth diz
Como os militares franceses poderiam ter imaginado que o exércitos nazistas iriam enfrentar o exercito francês e britânico na LINHA MAGINOT ? Contornaram-na e surpreenderam a todos!
Caso a linha cerca-se totalmente a fronteira francesa até o Mar do Norte HITLER não teria invadido a França e a guerra se estenderia para a Polônia e Russia e mudaria o rumo da IIª Guerra mundial!
Ou teria invadido pela Suiça!
José Francisco Warth diz
Muito interessante a reportagem!!
suzana Cavalcanti diz
excelente matéria!!!!