Zadar foi a nossa primeira paradinha nas cidades banhadas pelo mar Adriático. A cidade é pulsante uma perfeita combinação de história e modernidade.
Ficamos hospedados no Art hotel Kalelarga no centro antigo de Zadar, que é todo murado. Foi muito legal se perder pelas ruas de mármore que são marcas registradas também de Split, Dubrovnik , Hvar, Bol já que essa região sofreu uma grande influencia do império romano. A região Dalmácia foi a praia dos mano de Roma, sacou? ;P
Leia nosso Planejamento e roteiro de viagem de 10 dias pela Croácia.
Zadar é bem famosa por dois monumentos arquitetônicos:
O Sun Salutation, um painel solar de 22 metros de diâmetro na pontinha do calçadão a beira do mar de Zadar, que depois de absorver a energia solar, ao pôr do sol dá um show de luzes e faz a alegria de crianças e marmanjos. O legal que esse painel também consegue iluminar a área ao seu redor.
E o Sea Organ, criado pelo arquiteto Nikola Bašić, que reconstruiu e modernizou a área que foi completamente destruída durante a segunda guerra mundial. O sea organ é muito interessante, o som proveniente dos buraquinhos do chão vem do movimento das ondas (no balanço do mar :P) e todos ficam sentados, inclusive a gente ouvindo o som e curtindo o horizonte.
Tanto o Sun Salutation como o Sea Organ são super concorridos ao final do dia. E para aproveitar bem, os meses de junho a setembro são os melhores, pois o dia de sol é mais longo.
A parte histórica de Zadar é relativamente pequena. Nós fizemos o caminho sugerido pelo guia do Lonely Planet Croácia, que por sinal é muito bom. Exploramos as ruas bem cedinho antes da chegada dos cruzeiros e do pessoal que varou a madrugada, foi uma decisão acertada.
Pontos turísticos para visitar em Zadar na Croácia
Visitamos os seguintes lugares:
- Land gate, uma das entradas para a cidade murada em minha opinião a mais bonita de todas, tem um leão alado, típico veneziano, com cara de poucos amigos.
- Narodni trg, a praça onde tem a entrada principal da cidade. Com vários restaurantes e museus.
- Igreja de São Donato, que é formada por vários prédios e uma torre. Visitamos uma instalação artística no anexo anterior do prédio da igreja bem interessante. Pode-se subir na torre, mas passamos longe. No interior da igreja infelizmente não pode tirar fotos. Ela lembra muito o estilo veneziano, como na igreja de São Marcos.
- Fórum, melhor o que sobrou do maior fórum no lado leste do mar Adriático. O museu arqueológico fica em frente às ruínas.
- Monastério de São Francisco de Assis, um dos mais antigos da região da Dalmácia, a entrada para o pátio e a igreja fica escondidinha, passamos por ela três vezes até achá-la.
- Os muros da cidade, bom isso foi fácil, pois estacionamos o carro em um bolsão que ficava na parte superior dos muros da cidade.
Nosso próximo destino: Dubrovnik!
Leia também outras publicações de nossa viagem para Dubrovnik na Croácia.
Ofertas de passeios e atrações turísticas em Zadar na Croácia
Ofertas de hospedagem em Zadar na Croácia
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Deixe um comentário