Ah…Veneza… É realmente uma cidade ímpar. Nada descreve a sensação da chegada à cidade dos canais. Estávamos cansados devido a viagem entre Roma e Veneza Mestre, mas a empolgação ao chegar falou mais alto e recarregou as baterias.
Conforme o nosso hotel recomendou, deixamos o nosso carro estacionado em Mestre, em um estacionamento que fica de frente a estação de trem, na Viale Stazione, não tem como errar. Para três noites o preço total ficou em torno de 30 Euros. Daí foi atravessar a avenida, e comprar o bilhete para Veneza S. Lucia, o trem se não me engano sai de 15 em 15 minutos e o bilhete custou 3 Euros por adulto / viagem. A viagem é rapidinha 8 minutos e vou falar que chegar de trem e ver a cidade chegando de mansinho foi um barato. Pena que não dava para tirar foto pois os vidros do trem estavam iguais aos vidros do fepasao, sabe…
Uma curiosidade eu não sei agora, tá, mas a discrepância entre a estação de Santa Lucia e Mestre é demais! Mestre me pareceu uma estação de trem de Sampa, como disse, estação da Fepasa escura/obscura enquanto Santa Lucia reluzia em cores de mármore, com terminais de compra de passagem novinhos em folha e ar condicionado… Da porta pra fora recebemos, um bem vindos à sauna de Veneza e fomos pegar nosso vaporeto em direção à Praça São Marcos.
Nosso hotel, um charme de B&B ficava somente a 5 minutos da Praça São Marcos e era uma fofura… Os proprietários foram simpáticos e solícitos e como tinham uma pequena de um ano sabia exatamente o que precisávamos, foram eles que nos introduziram ao mundo da Peppa Pig 😀
Nosso quarto, tinha uma pequena cozinha e uma varanda com vista para o canal e a cúpula da Basílica de São Marcos… Muito legal!! Fizemos até um jantarzinho aff… vontade de voltar para lá.
Como disse anteriormente a localização do hotel é ótima e nos ajudou a fazer uns breaks durante o dia quando o binômio sol e calor apertava, aí era hora de desfrutar do abençoado ar condicionado.
Nossa programação de visitas por Veneza foi bem tranquila e abaixo seguem os pontos que visitamos:
- Praça São Marcos. Bonita depois que toda a população dos cruzeiros e visitantes de um dia vão embora, mesmo em junho o local fervia! Depois do refresh do hotel fomos dar uma volta até a praça, mas como pode ter tanta gente assim!!! Depois de vermos o mar de gente programamos nossas visitas para serem bem de manhazinha ou no final da tarde para não pegar tanta muvuca.
- Basílica de São Marcos, quase tudo reluz devido aos detalhes em ouro. O mais legal: é ver a influência oriental, muitos detalhes me lembraram das mesquitas na Turquia.
- Ponte dos Suspiros. A vista mais legal da ponte que eu achei, é para quem está visitando o palácio Ducale. Ou quando se passa por baixo em um passeio de gôndola…
- Palácio Ducale. Me surpreendeu com muita vista legal dos canais e demais partes de Veneza. O que mais gostei foi a área das celas.
- Ponte Rialto. Decepcionou um pouco… como a prefeitura local permite colocar banners com propaganda cultural em uma das pontes mais famosas do mundo… Poxa acha outro lugar! E ter lojinhas com produtos chineses na ponte também quebra um pouco do clima, bem que o pessoal poderia cuidar mais.
- Accademia. Fomos para ver o Homem Vitruviano e para a nossa alegria estava em restauração… Fotos são proibidas na Accademia.
- Passeio de vaporetto. Não foi bem um passeio, o que fizemos foi comprar um ticket de vaporetto para darmos uma volta pelo grande canal de Veneza. Para tanto é comprar um ticket de duração de uma hora e pegar o vaporetto número 1 ou 2, eles tem vários pontos de paradas em principais pontos turísticos. É mais barato do que pegar um tour privado.
- Passeio de gondola. É legal, meio romanticozinho. Fizemos ao por do sol e por isso, não estava um calor de matar e a luz natural estava linda! Quem tem pavor de barco nem arrisque porque balança que é horrores, a pequena adorou 😀 Caro, mas uma vez na vida né… Perto da Praça São Marcos tem várias pessoas oferecendo o passeio. Só fique atento ao horário, pois o último sai por volta das 19:00, mas vi pessoas fazendo o passeio também a noite, mas nao sei como funciona.
Mesmo caindo na mesmice, Veneza é um lugar para colocar na mais simples lista de cidades a serem visitadas… Agora fiquei com aquela vontadinha de ver a fase de água alta, quem sabe. 🙂
Ofertas de Passeios e Atrações Turísticas em Veneza na Itália
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
José Arthur Benetasso Villanova diz
Veneza é fantástica. Pensar que esse palácio já existia antes de “descobrirem” o Brasil é mais impressionante ainda.
Edson Jr diz
Fale Zé! Realmente a cidade é linda. É uma viagem que deve ser feita. O bom que apesar de muito quente, não estava com o cheiro ruim que tantos comentam e não havia tanto turista quanto em Florença por exemplo.
Amanda Saviano diz
Adorei o relato, transmite super bem como a cidade é! E que fotos lindas! Quero voltar jáa!