A primeira impressão de Gênova na Itália foi de uma cidade um pouco caótica e abandonada. Minha expectativa era encontrar uma cidade à beira mar toda fofucha… Mas depois de se situar, meu sentimentos foram mudando e no final eu gostei muito de passear por suas vielas e aproveitar a terra de Colombo e do molho pesto.
- Veja nosso planejamento completo de roteiro de 23 dias pelo Norte da Itália e suas cidades maravilhosas.
Onde ficar em Gênova na Itália
A cidade de Gênova foi a terceira cidade de nossa viagem pelo norte da Itália. Nós escolhemos a marina nos hospedarmos, mais especificamente o Marina Palace Resort. O hotel tinha uma vista muito bonita para os barcos e lanchas “estacionados” e um quarto bem modernoso e confortável. A estrutura da marina é bem legal, com restaurantes e bares, mas o grande porém é que ele fica longe do centro turístico e você fica dependente de carro para passear pela cidade.
Encontre outras opções de hospedagem em hotel ou hostel em Gênova na Itália no site do Booking:
O que vistar na cidade de Gênova na Itália
Nós começamos nossa caminhada pelo centro de Gênova, próximo do porto antigo. Por suas ruas estreitas e movimentadas, nós fomos para a Igreja de San Lorenzo, com sua fachada branca e preta e magníficas estátuas de leões guardando suas entradas.
Tomamos um café da tarde super gostosinho no café Doges, ao lado do Palácio Ducale e fomos para a suposta Casa de Cristóvão Colombo. “Suposta”, pois ninguém pode comprovar de fato que foi lá que o famoso navegador morou.
A casa fica do lado da Porta Soprana, que marca os limites entre o centro histórico e a cidade moderna de Gênova.
O ponto seguinte que visitamos foi a Praça Ferrari, com a sua fonte gigantesca e diversos prédios bonitos ao seu redor. Esse conjunto é muito harmonioso e fez com que ficássemos um bom tempo admirando e tirando fotos (como bons turistas que somos).
De lá fomos para a Via Garibaldi, que é uma rua no centro histórico de Gênova em que é possível admirar os mais diversos e antigos palácios, muitos deles construídos durante o Renascimento. Ela é uma das Strade Nuoeve construídas e renovadas pela classe aristocrata italiana. Imperdível.
A cidade de Gênova é um daqueles destinos de viagem em que a principal dica é “andar”. Sem rumo por suas ruelas, foi incrível encontrar e admirar suas inúmeras igrejas, palácios e antigas moradas, cada qual com uma arquitetura única.
Deixamos para o final do dia para irmos para a Passeggiata Anita Garibaldi, que é uma via encravada na encosta onde os genoveses vão fazer sua corridinha diária. A vista para o mar é magnífica, assim como o pôr do sol.
Nós estacionamos o carro do lado da estação de trem Gênova Nervi, o local é meio estranho mas seguro. E vale aqui ressaltar a dica de que a Itália é bem parecida com o Brasil em relação a furtos, então nunca deixem nada de valor dentro do carro. Use sempre o cofre do hotel e carregue contigo o que for necessário.
Mas nosso dia ainda não tinha acabado. O maridoviski, que é brasileiro e não desiste nunca, queria por que queria encontrar uma lanchonete que lemos como indicação durante o planejamento da viagem. Então voltamos para o centro velho, demos mais algumas uma volta e finalmente a achamos. Até meio que sem querer…. mas para nossa tristeza, a lanchonete tinha fechado. (Perrengues de viagem… rs)
Voltamos para o hotel e depois de um banho, fomos passear pela marina. Os restaurantes estavam lotados e assim não conseguimos jantar por lá. A pequena até que se deu bem, pois tinha papinha fresquinha. Já a nossa janta foi sorvete, bomba de chocolate e bebidas… tudo para repor as calorias queimadas durante o dia. Nem podemos reclamar muito.
Ofertas de passeios excursões e atrações turísticas em Gênova na Itália
Roteiro pelo Boccadasse em Gênova na Itália
Na manhã seguinte, nós fomos visitar o que achei o local é mais legal de Gênova: o Boccadasse. Durante as pesquisas de roteiro, eu vi as fotos desse pequeno vilarejo de pescadores e achei tão pitoresco e bonito, que tinha que ver ao vivo suas cores desgastadas.
Para chegar lá vou dizer que não foi tão fácil assim. O nosso GPS nos fez andar que nem bobos pela cidade, pois não achava o local. Decidimos então estacionar próximo a um hospital, ainda bem que na sombra, pois o sol estava de rachar o coco e fomos andando. Que devido as subidas, gastamos uns 40 minutos para ir e 40 para voltar.
A visita rendeu belas fotos e um gelato na Antica Gelateria. Que mama mia… estava bom demais! Excelente maneira de fechar nossa viagem por Gênova.
Nosso próximo destino foi uma passagem por Portofino e então… as lindas cidades de Cinque Terre!
Não deixe de ler nossas publicações da região de Cinque Terre e Monterosso, Vernazza, Riomaggiore, Corniglia e Manarola.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Juliana Moreti (www.turistando.in) diz
Muito amor por Gênova!
Fiquei 2 meses nesta cidade e ler esse post me deu uma saudade imensa! Obrigada!