Nós viajamos para o norte e centro da Itália com um planejamento de viagem cujo roteiro passou por suas principais cidades, como Veneza, Roma e Milão, além das regiões da Toscana e Cinque Terre.
No ano que decidimos fazer nossa viagem para a Itália, o inverno nos castigou e muito, a neve perdurou até abril e acabamos que nem primavera tivemos. O tempo andava de mal a pior e, consequentemente, o humor geral da nação e nosso.
Todo mundo estava ansioso para o que o sol aparecesse, mas estava difícil e estávamos com muito medo de que esse mal tempo atrapalhasse nossas férias. Até que o dia de início de nossa viagem chegou e, mesmo embaixo de uma chuva persistente, fomos em direção ao sul.
Eis que assim que atravessamos a fronteira da Alemanha e Suíça e entramos na Itália, tudo mudou!
Foram 23 dias INCRÍVEIS! Com um tempo maravilhoso, boa comida, ótimos gelatos, paisagens maravilhosas e muita história para contar. E vamos começar nossos relatos pelo nosso planejamento.
Roteiro de 3 Semanas de viagem pelo norte e centro da Itália
No nosso giro, visitamos as seguintes regiões e cidades da Itália (cada nome é um link para o roteiro específico):
- Lombardia – Bellagio, Milão
- Vêneto – Veneza, Verona
- Lázio – Roma
- Emília-Romana – Modena
- Toscana – Florenca, Siena, Arezzo, Pisa, Montalcino, San Quirico D’orcia, Bagno Vignoni, Castiglione, Pienza, Volterra, Lucignano, Montepulciano, Cortona, Arezzo, Cole de Val d’Elsa, San Gimignano
- Ligúria – Gênova, Portofino, Cinque Terre (Manarola, Corniglia, Monterroso al Mare, Riomaggiore, Vernazza)
- Trentino alto Ádige – Bolzano, Passo Dello Stelvio
Mas se ainda estiver na dúvida entre Provença e Toscana, fizemos um comparativo para ajudar a escolha entre essas duas fantásticas regiões, não deixe de ler.
E para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
- Primeiros e principais passos para planejar sua viagem
- Como escolher um hotel para sua viagem
- Por que é necessário um Seguro Viagem? E como contratar um.
Como é o transporte na Itália
Como foram 23 dias zanzando por aí, nós viajamos de carro. Mas saiba que dirigir na Itália é uma grande aventura, mesmo para nós brasileiros, acostumados a um trânsito louco. Para estacionar, recomendo fortemente que seja em um lugar privado ou corre-se o risco de se ter imprevistos… Li muitos relatos sobre isso, então não quis arriscar, mas prepare o bolso pois a diária pode chegar a 25 Euros/dia, que foi o quanto pagamos em Roma. Inclusive em Veneza não é possível entrar de carro, lá o deixamos estacionado em um local recomendado pelo hotel, na frente da estação ferroviária e fomos de trem e barco.
Ofertas de Passeios e Atrações Turísticas na Itália
Onde ficar na Itália – Dicas de hotéis
Para facilitar a vida nós escolhemos algumas cidades base e de lá fazíamos os passeios que queríamos. Como já mencionei o estacionamento pode ser uma facada no orçamento, assim demos preferência na medida do possível para os hotéis que tinham estacionamento gratuito, além café da manha incluso na diária. Todas as reservas foram feitas pelo Booking.com.
Os hotéis que ficamos foram:
Belágio, Hotel Bellagio.
Tivemos um bom começo em nossa viagem. Hotel correto e limpo, com um café da manhã modesto e bom wifi. Muito bem localizado em Belágio, cidade que escolhemos para visitar o Lago di Como, e que vista maravilhosa! Um bom presságio do que tinha por vir.
Milão, Il Girasole High Quality Inn.
Os proprietários desse pequeno hotel são demais. O hotel não fica no centro de Milão, mas o atendimento compensa tudo. Sério! Quem não quer ser recebido com um kit de boas vindas? Quem não quer acordar de vez com um cappuccino fresquinho e com um smile de canela e chocolate na espuminha? 😀 Ou melhor ainda, ver que a picurucha foi mimada com um brinquedo ou com bexigas de bichinhos que o dono fazia na hora para ela. A estação de metrô fica a apenas 5 minutos de caminhada e perto do hotel tem uma pizzaria muito boa. Preço e atendimento ótimos, recomendo e assino embaixo.
Gênova, Marina Palace Resort.
O hotel tem uma vista incrível para a marina de Gênova, o quarto era super modernoso e confortável. A noite na sacada do quarto ficamos curtindo a brisa do mar e jogando conversa fora. Na área próxima ao hotel tem vários restaurantes e bares que fervem a noite. Ponto negativo: localização. O hotel fica a uns 15-20 minutos do centro, não é tão longe, mas tem que ir de carro e com via pedagiada.
Cinque Terre, Sandra Villa Rooms.
A maioria das pessoas que vão para visitar as Cinque Terre geralmente fica hospedada em La Spezia, onde é possível ir visitar as Terres de trem. Nós queríamos algo mais roots e acabamos por escolher Corniglia. Decisão acertada! Como o nome já indica, não é exatamente um hotel e sim um quarto alugado. Simples, limpo e com uma dona bastante atenciosa, acabou que cumpriu direitinho a função de um lugar para dormir bem. Só fiquei com dó, pois a vista, mesmo que bonita, não era para o mar. Se isso for fundamental na sua estadia, o melhor é escolher um dos hotéis/rooms que ficam mais na ponta das Terres.
Siena, Casa Cecchi.
Podem procurar tanto no Booking, como no Trip Advisor e verão que este Bed and Breakfast tem ótimas reviews. Mas infelizmente tivemos uma experiência bastante ruim lá. Uma pena… A localização é ótima, com vistas lindas da paisagem da Toscana. Mas o quarto foi mais ou menos, o atendimento ficou a desejar e o dono do local é meio creepy. Ele ficava perguntando o porquê a gente chegava tarde dos nossos passeios e na primeira noite nos recebeu com bastante mau humor. Ah! E o pagamento só pode ser feito em din din.
Florença, Hotel David.
Depois do nhé de Siena, o hotel David veio para nos animar. E muito! Que hotel com clima legal. Ótima recepção, com um kit de boas vindas, com happy hour todo santo dia, com vinhos, queijos, sucos, bolachinhas etc. Quarto bem confortável, limpo e silencioso, mesmo estando colado na Viale Michelangelo. Tudo de bom! Ele fica longe do centro, são uns 20 minutos de caminhada, mas andar com o rio Arno e a vista de Florença, não tem preço!
Roma, The Independent Hotel.
Outro achado! Excelente hotel e um café da manha com uma vista maravilhosa. Tudo de bom! Ele fica ao lado da estação Termini, somente 3 minutos andando. Posso até estar sendo tendenciosa, pois ganhamos upgrade por estar com a baixinha. 😀 Mas recomendo muito. O único senão é o preço do estacionamento… Foram 100 Euros durante a nossa estadia.
Veneza, Residenza De L’Osmarin.
Mais um achado. Os proprietários são uns fofos! Ficamos no apartamento superior com varanda e uma vista incrível de Veneza. A localização não poderia ser melhor, 3 minutos da Praça São Marcos… Esse é um hotel que eu retornaria com certeza e sem pestanejar.
Bolzano, Bad St Isidor.
Hotel na Itália, mas com jeito alemão, com comida alemã e com a maioria dos hóspedes alemães… O hotel ditou o ritmo de despedida das nossas férias, já dando boas vindas nesta língua quase impronunciável e para o ritmo de batata + salsichones. 😀 O hotel fica no alto de uma montanha, com uma estradinha que me arrepia só de lembrar, mas que proporciona lindas vistas do vale. No inverno deve ser lindo demais.
Passo Dello Stelvio, Refúgio Garibaldi.
O hotel é um refúgio mesmo, situado a quase 2900m de altitude nos alpes. Ele é simples, simples, simples, mas bastante confortável. Fomos os primeiros hóspedes depois da temporada de inverno e assim conseguimos ter da janelinha do nosso quarto paisagens surreais do Passo. Ah! A comida é muito boa e os proprietários são uns fofos, para um pit stop antes de prosseguir viagem ou para quem quiser ter uma experiência única, recomendo muito.
Para cada cidade ou conjunto de cidades temos um post com dicas de restaurante, lugares visitados, enfim, nós contamos um pouco da nossa peripécia no país da pizza e da pasta. E qualquer dúvida ou curiosidade, escrevam nos comentários.
Leia sobre as 5 atrações que achamos imperdíveis na Região da Toscana.
Ofertas de Hospedagem na Itália
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
rui batista diz
Para ir a Itália estou SEMPRE de mochila pronta 🙂 Belo roteiro. Um país que TODOS deviam conhecer… inigualável…
Malas pra que te quero diz
Itália é bom demais!!! Ficamos lá durante um ano e sempre estamos com vontade de voltar!
Ótimas as dicas de hospedagem! Faz diferença saber isso, especialmente na Itália que tem muita oferta mas nem sempre lugares confiáveis.
Travel Lover Blog diz
Belo Roteiro! Adorámos Italia e é sempre bom recordar neste roteiro alguns dos lugares onde já estivemos 🙂
Lua Ferreira diz
Caramba, Italia é um dos melhores países dessa vida! Teu roteiro tá ótimo, super completo e com ótimas dicas de hospedagem. É só imprimir e levar! uma mão na roda. Eu só “escaparia” de Roma no alto verão pq, além de quente, achei muito cheio.
Robba diz
Super completa a matéria, adorei! Obrigado pelas dicas, vou salvar aqui pra próxima vez! Beijos e parabéns!
angela sant anna diz
adorei q reuniram os hoteis num post so! q viagem mara, aproveitaram muito mais do q eu q estou morando na italia e nao conehci nem metade do q vcs viram aheuaheua coisas da vida fuuu
Alessandra diz
Roteiro super completo! A Itália é provavelmente o meu país favorito no mundo e ler esse post só me deu mais vontade ainda de voltar e aproveitar todas essas maravilhas que vocês reuniram aqui pra nós! Super legal!
Beneth Santana Torquato diz
Que roteiro incrível! Com certeza foi uma viagem fantástica, a Itália é linda demais. Fiquei impressionado com a vista do Hotel Bellagio!
Viajante Comum diz
23 dias (lindos dias não esperados, não é?) viajando pela Itália deve ter sido realmente avassalador! Que país encantador! E essa vista do Passo Dello Stelvio?? Precisoooo! haahaha!
Keul Fortes diz
Amei seu roteiro. Ficou incrível! Sou encantada pela Itália. Fiquei viajando aqui no post com vocês! rs. Obrigada pelas dicas! Vão me ajudar muito quando eu for.
Enrico E. diz
Post de excelência! Deu gosto de ler! Parabéns!
Genova Ana Grisi pessoa diz
Estive na Itália no ano de 2017 para conhecer minha família na região sul. Mas pretendo retornar para conhecer a região norte a cidade de Genova cujo nome meu avô colocou em mim.
Adorei o roteiro de vocês