Bruxelas, capital da Bélgica, nos recebeu com muita neve pelo caminho. Mas eu, maridoviski, picurucha e mamis enfrentamos o frio com muito chocolate, batata frita e mexilhões, Bruxelas é uma cidade compacta que tendo boa disposição dá para conhecer muita coisa legal.
Como teríamos um dia inteiro para visitar Bruxelas acabei fazendo um roteiro dividido em 3 partes que passasse nas principais atrações da cidade tendo em mente que iríamos fazer várias paradas de 30 minutos ao longo do dia, para se reabastecer com calorias já que o inverno ainda estava a todo vapor.
Como estávamos em 3 adultos e um bebe :D, reservamos um quarto família no Hotel Adagio Access Brussels Europe que ficava na parte financeira de Bruxelas. Nao era um hotel super bem localizado mas a diária para três adultos compensou. E o flat que pegamos era super confortável totalmente equipado e era isso que precisávamos.
Na primeira etapa feita com carro, pois fomos ao parque Mini Europe que fica fora da região central de Bruxelas. Ele fica em um complexo, que engloba o Mini Europe, o Atomium, um Kinepolis e um parque aquático Océade. De carro são aproximadamente 15 minutos, e o estacionamento é gratuito no local perto do Atomium. De metro leva apx. 35 minutos, metro M6.
O Atomium que foi construído em 1958 para uma exposição internacional é uma estrutura enorme que representa um átomo de ferro. Eu vi tantos, mas tantos comentários que o din din gasto na visita não valia a pena que desisti de visitar, gastei meu din din no Mini Europe que minha mamis e a pequena adoraram visitar. O que fizemos foi tirar várias fotos da estrutura… que é realmente bonita.
O Mini Europe é bem legal, com um monte de cidades européia em pequena escala tudo bem feitinho, mas eles precisavam dar uma renovada na pintura… Talvez tenha sido o inverno, sei lá, mas tinha partes bem feinhas. Gastamos umas 3 horas visitando o parque e almoçamos por lá mesmo devido ao frio. Mas não, não, não recomendo almoçar lá pois a comida não é boa e o lanche super hiper gorduroso… Mas tava um frio de rachar o coco então era hora de repor as calorias 😉
Sem querer querendo na volta acabamos passando na frente da Église Notre-Dame de Laeken, fiz o maridoviski parar o carro pois achei a igreja muito bonita. Porém estava fechada.
Já de volta ao centro de Bruxelas, fomos fazer a segunda parte do roteiro que era a pé. Agora teríamos que enfrentar o frio de vez ainda bem que beleza da cidade compensou cada rajada de vento. Saindo da região do hotel fomos para a área da cidade baixa ,com suas muitas, mas muitas lojas de chocolate, passando pelo Palais Royal que é a residência oficial da monarquia, pela Place du Grand Sablon.
Na cidade baixa indo em direção a Grand Place, tem tanta mas tanta loja de chocolate que é uma perdição para qualquer pessoa. Sao várias as opções e nós acabamos comprando das seguinte lojas: Neuhaus que é o chocolatier original, Pierre Marcolini que é um high profile designer de chocolates, Godiva que não poderia faltar.
Aí quando chegamos na Grand Place foi demais! Que praça linda!!! Eu realmente amei a praca!!!Todas aquelas construcoes os detalhes, muito bonita mesmo e a noite o impressionante é que as luzes que iluminam os prédios sao coloridas e as cores vao mudando, dando uma cara toda especial a praca de tempos em tempos. Impressionante vale a pena ficar um bom tempo admirando a praca. Pena que nao pegamos o tapete de flores 🙁 fica para uma próxima visita.
Depois fomos atrás do menino mais famoso de Bruxelas!!! O Manneken Pis nao poderia faltar!!! Uma dica nao vá pensando que a estátua é enorme, é a mesma coisa com quem vê o quadro da Monalisa, vem esperando uma ferrari mas acaba com um gol… Entao para mim nao foi oh que absurdo, como eu vi tantas pessoas reclamando… Mas, elas estavam se acotovelando para tirar a foto da estátua do menino fazendo xixi na maior… Tem uma versao feminina mas nao conseguir achar 🙁
De lá demos uma passadinha na Galeries St-Hubert, que datam de 1847 que é o primeiro shopping coberto da Europa e lugar onde Victor Hugo passeava. Muito bonita. Uma passadinha básica, sem compras pois os precos sao um pouco exorbitantes.
Infelizmente perdemos a hora para a visita ao Centre Belge de la Bande Dessinée, humpf queria ver tanto as tirinhas dos Smurfs, Tin Tin… Mesmo sendo expulsos pelo seguranca do museu consegui uma foto com um smurf 😀
Aliás, Bruxelas tem espalhado pela cidade várias estátuas de Cartoons e desenhos legais pintados em muros, paredes das casas… é uma arte bem legal de se ver.
Depois de um jantar muito bom, eu e o maridoviski deixamos a pequena com a vovó e fomos para o Delirium Pub, ah se nao fossemos 😀 O Pub que fica em uma vielinha estava apinhado de gente!!! O maridoviski se esbaldou nas cervejas belgas enquanto eu ficava no esquema da água ou refri. De lá antes de retornarmos ao hotel, demos uma passadinha rápida pelo Palarmento Europeu e voltamos rapdinho antes que a ponta da orelha congelasse.
O blog amigo Fui ser Viajante escreveu sobre uma visita a uma cervejaria que produz cerveja do tipo lambic, vale muito ler.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Mochilão Barato diz
Parabéns pelo relato! Adorei!
Também gostei muito da cidade!
Fui muito bem tratado pelo povo Belga!
Abraços!
Edson Jr diz
Que legal que adorou! 🙂
Também fomos bem recepcionados na Bélgica, belo país e passeio.
Abs, Edson.
Mariana Menezes diz
Apesar da passagem rápida, Bruxelas me conquistou. Visitei alguns pontos que vocês visitaram como o Palais Royal e a Grand Place, mas não consegui ir no Atomium. Quero voltar com mais calma e aproveitar mais a cidade!
Priscilla S Bernardo diz
Adorei o post de vocês, irei pra Belgica agora em maio e tenho interesse em conhecer o Atomium, vc disse que la tem um estacionamento gratuito, é isso mesmo? é proximo ao local? como estaremos de carro e ficaremos hospedados em Gent acho que compensaria mais ir de carro mesmo
Edson Amorina Jr diz
Oi Pricilla, tudo bem? Nós paramos no estacionamento em frente ao Atomium e era gratuito. Mas eu não sei se ainda é assim… É melhor confirmar com os estacionamentos perto de lá. Abs