No final do ano de 2016, nós resolvemos que iríamos passar as férias de dezembro em Marrakesh, Marrocos, incluíndo as festas de natal. Em função disso, fomos pesquisar as opções de celebração tanto da véspera de natal quanto do almoço do dia 25 e… não achamos nada.
Marrocos é um país com praticamente sua totalidade de muçulmanos. Pesquisas dão que 99,7% seguem o islamismo sunita e o restante é dividido em cristianismo, judaísmo e Fé bahá’í. E diferente do que vimos em Dubai, por exemplo, as comunidades de estrangeiros que moram na cidade não são tão significativas ou possuem muito espaço para expressarem suas culturas.
Se pesquisarem no Google é até possível encontrar igreja cristã em Marrakesh, mas as informações são bem vagas e acabamos que não quisemos arriscar.
Então como se comemora o Natal em Marrocos?
As celebrações são realizadas de maneira mais intimista em família, seja em casa ou mesmo em algum restaurante.
Um lado positivo, é que o país não sofre daquela poluição comercial que nós do mundo ocidental sofremos em toda data comemorativa, com inúmeras propagandas para qualquer lugar que vamos. Possibilitando assim, um momento realmente de paz e reflexão.
Nem tudo é ruim…
Como comemoramos nosso Natal em Marrocos?
Para nossa viagem, planejamos dois passeios especiais para os dias natalinos:
- Véspera de Natal: Aula de culinária no Amal Center, uma assossiação sem fins lucrativos que trabalha no empoderamento das mulheres marroquinas, profissionalizando-as em culinária.
Foi muito bom! Eu fiz uma aula de como preparar um Tajine de Carne com Legumes, que depois pudemos comer em família, numa mesa com outros estrangeiros que também estavam visitando o país.
Além disso, o Centro Amal possui um lindo trabalho de recuperação e preparação de mulheres em uma cidade tão machista quanto a marroquina e foi recompensador ajudar a iniciativa.
- Natal: um chá da tarde no Le Menzeh no La Mamounia,
O hotel La Mamounia é um dos melhores e mais sofisticados hotéis de Marrakesh e, mesmo não estando hospedados no local, é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. O seu jardim é realmente um maravilha e vale passar uma tarde caminhando.
Para o dia de natal, fizemos uma reserva no Le Menzeh, que é o bar localizado neste jardim, onde pudemos aproveitar um pouco do luxo do lugar. 🙂
No final, aprendemos que para comemorar, mesmo uma data tão celebrada quanto o Natal, não precisamos de toda uma agenda já pré definida, nós precisamos apenas estar bem com a gente mesmo e, melhor ainda, com aqueles que amamos.
Blogagem Coletiva
Este post faz parte da Blogagem Coletiva “Data comemorativa passada em algum destino legal” realizada por blogs de viagem de Pequenos Grandes Viajantes, não deixe visitar os outros posts:
- Por aí com os Pires – Orlando – Viagem para comemoração tripla
- Pequeno Grande Mundo – Oktoberfest em Blumenau/SC
- Atravessar Fronteiras – Reveillon em Copacabana
- Vaneza com Z – Restaurante Castelus em Recife, uma boa pedida para sua comemoração
- Destinos por onde andei – Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1
- Família Viagem – Eventos especiais na Disney, em Orlando
- Passeiorama – Casando em Las Vegas
- Andar Comigo – O nosso Natal em Lille, na França
- Turista FullTime – Dia do Rei 2017: o ano do jubileu
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Adriana Magalhães Alves de Melo diz
Que interessante passar o Natal onde não se celebra o Natal. Deve ser diferente… Impensável pro mundo ocidental, né?
Aline Laudelina Pires diz
Nunca me imaginei celebrando o Natal de forma tão diferente assim, muito interessante!
Regina Oki diz
Muito legal! Nunca comemorei o Natal em um país (praticamente) sem Cristianismo. Deve ter sido uma experiência bem interessante!
Cristiane Rangel diz
Que legal! Deve ter sido uma tremenda paz. Lugares lindos!
Mayte Scaravelli diz
Adorei a dica! Eu moro na Espanha e sempre é muito caro voltar para o Brasil nessa época e geralmente busco opções para não passar “sozinha”. Obrigada pela dica.
Guaciara diz
Gostei muito do post e do relato, já que Natal é uma data tão tradicional para nós do ocidente! Imagino que inicialmente foi um desafio, mas que vocês tiraram de letra, já que fizeram coisas super bacanas (amei o curso no local que ajuda mulheres!). Parabéns!
Simone Hara diz
Que barato essa experiência! Nunca imaginei passar o Natal em algum país onde a data não fosse comemorada, mas lendo teu relato fica tão claro, o quanto celebrar a data vai tão mais além do que decorações, pratos típicos, presentes e toda aquela cultura em torno do Natal…
Adorei a simplicidade e ao mesmo tempo a importância da comemoração que vcs fizeram.
Flávia Donohoe diz
isso sim que é um programa interessante, deve ter seus encantos passar o Natal em um local totalmente diferente da cultura cristã! E as fotos estão lindas!
GISELE G PROSDOCIMI diz
Que comemoração natalina diferente, não é? Só que não faltou o encantamento, a culinária e a família, que são os itens principais de uma celebração como esta. Adorei o destino, a idéia da aula de culinária, o bar no jardim, tudo muito exótico e lindo. Parabéns, belo post!!!
Tássia Rabelo diz
Edson, essa foi a melhor forma de comemorar o natal: chá da tarde E aula de culinária? Combo perfeito! Tenho bastante vontade de conhecer o Marrocos, espero ir em breve. Adorei o relato!
Luciana diz
Edson adorei o artigo, inspiração pura!! As atividades natalinas me interessaram bastante. E suas fotos estão ótimas.
Karilayn Areias diz
Que bacana seu relato! Realmente não vemos praticamente nada sobre o Marrocos. Curti bastante sua iniciativa de escrever sobre esse país de cultura tão diferente da que estamos habituados.
Débora Resende diz
Essa oportunidade de presenciar culturas diferentes é uma das melhores partes de viajar, né? E, realmente, não é preciso fazer uma festa enorme de Natal pra comemorar essa data tão linda! Adorei o relato 🙂
Marcela Marques diz
Adorei o post e suas alternativas pra celebrar o dia de natal. Amo Tajine, queria fazer essa aula de culinária também rsrs