Se pesquisar em nosso blog, você verá que provavelmente o tema Mercado de Natal é o que mais gostamos de escrever. Todo ano, nós procuramos visitar um lugar novo, seja na Alemanha ou outro país, e também fazemos questão de publicar nossa experiência e curiosidades. E dessa vez nós vamos falar das diferenças do Mercado Medieval e do Mercado de Natal na Alemanha.
Vale primeiro dizer que sempre fazemos uma publicação com a agenda atualizada das festas, com as datas de início e fim de cada um dos mercados de natal que já visitamos, além é claro de detalhar mais nossas experiências.
O último post de agenda foi com o Calendário 2023 dos Mercados de Natal na Alemanha.
Aqui na região, em Karlsruhe e Ettlingen, e outros lugares da Alemanha, como Frankfurt e Sttugart, ocorrem Mercados de Natal bem tradicionais, porém é possível encontrar cidades que aproveitam esse período e comoção para realizar dois eventos na mesma época: o Mercado de Natal e Mercado Medieval.
Apesa de possuírem algumas semelhanças, como barracas de comida e bebidas, eles tem objetivos e tradições bem diferentes.
Mas o que é Mercado de Natal?
O mercado natalino, que na Alemanha normalmente é chamado de Weihnachtsmarkt ou mesmo outros nomes como Christkindlesmarkt em Karlsruhe e Nuremberg ou Sternlesmarkt em Ettlingen, é uma festa que acontece durante o Advento, preparação cristã para o Natal que dura 4 semanas.
É uma festa bem parecida com as nossas Festas Juninas e Julinas, com barracas de comidas típicas, bebidas e “comprinhas”, como belas, roupas e pequenas esculturas.
Além da Alemanha, os Mercados de Natal também ocorrem em outras países, como Strasbourg na França, Londres na Inglaterra e Viena na Áustria.
E o que é Mercado Medieval?
Os Mercados Medievais, que na Alemanha são chamados de Mittelaltermarkt, porém outros países mais conhecidos como Feiras Medievais, são festas que acontecem com o objetivo de recriar esses mesmos eventos da época medieval.
Eles ocorrem em diferentes estações do ano, em países como Alemanha, Portugal, França e até mesmo Estados Unidos. São festas independentes, como a Feira Medieval de Ribeauvillé na França, porém muitas vezes, aproveitando as estruturas e ocasião dos Mercados de Natal, os Mercados Medievais também podem acontecer no mesmo período de Advento.
Nessas festas, as barracas de comidas, bebidas e “comprinhas” buscam imitar ao máximo as dificuldades e ambiente da época medieval, contando inclusive com jogos, como arco e flecha, e apresentações de combate entre cavaleiros e suas espadas.
Quais as cidades que unem Mercado de Natal e Mercado Medieval que visitamos e recomendamos?
Nós já visitamos duas cidades que unem os dois tipos de mercado, Esslingen e Oberursel.
A primeira cidade oferece a festa Esslinger Mittelaltermarkt & Weihnachtsmarkt (Mercado de Natal e Mercado Medieval de Esslingen) e mesmo sabendo que íamos encontra, foi uma grata surpresa. Você entra na praça principal, onde tem início o Mercado de Natal, e tudo parece uma feira normal, com suas barracas de Bratwurst e Glühwein, porém ao caminhar mais um pouco, chegamos a área do Mercado Medieval.
Aí tudo se altera! 😀
Você começa a esbarrar em pessoas vestidas e fantasiadas de cavaleiros, donzelas, magos e bobos da corte; as comidas são mais rústicas, feitas em fogueiras e servidas em pratos e talheres de madeira; esqueça coca-cola, você irá encontrar apenas hidromel, cerveja e vinho quente; e no lugar de carrosel, as crianças brincam numa pequena roda gigante manual ou em barracas de arco e flecha ou para jogar argolas.
Muito muito divertido, vale bastante a experiência.
Outra sugestão é a Mittelalterliche Weihnachtsmarkt Oberursel, é uma festa mais simples, diferenciando de um Mercado de Natal tradicional apenas por algumas barracas de comidas e bebidas e barracas de artesanatos.
Blogagem coletiva
Este post faz parte de uma Blogagem Coletiva da RBBV – Rede Brasileira de Blogs de Viagem sobre Mercados de Natal. Não deixem de acessar os outros blogs participantes:
Alemanha
- Feira de Natal de Bremen – Conheci e Curti
- Os mercadinhos de Natal em Berlim, Bremen e Oldemburgo – Turistando.in
Itália
- Mercadinhos de Natal na Toscana – Noticias da Bota
Variados
- 3 Mercados de Natal Que Quero Conhecer – Travel with Pedro
Outras mercados de Natal que visitamos
Algumas publicações que você pode gostar:
- Winter Wonderland em Londres na Inglaterra
- Natal na Disneyland Paris – Dicas, hotel, roteiro, atrações, custos e plano de refeições
- Mercado de Natal em Colmar na região da Alsácia na França
- Roteiro de mercado de Natal em Portugal incluindo Lisboa, Porto e outras cidades
- Luzes de Natal em Paris na França
- Capitale de Noel em Strasbourg na França
Outras dicas para sua viagem para a Alemanha
Nós temos muitos posts com dicas se você vai viajar para a Alemanha pela primeira vez, ou mesmo se você já conhece o país. São dicas de planejamento, informações necessárias, como suar o trem, como dirigir na Autobahn e lugares para visitar:
- 10 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Alemanha
- Informações necessárias para sua viagem para a Alemanha
- Dicas de Segurança, Economia e Informações Úteis na Alemanha
- Destinos e pontos turísticos para incluir num roteiro de viagem pela Alemanha.
- Como se hospedar num castelo na Alemanha
- Como é dirigir na Alemanha, dicas de roteiros e lugares para visitar
- Viagem de trem na Alemanha – Como comprar, andar e dicas
- 4 Cachoeiras na Alemanha que você precisa conhecer
- 10 Mercados de Natal na Alemanha que você deveria conhecer
Dicas gerais de viagem internacional
Para dicas gerais de viagem, não deixe de ver:
Nós escrevemos também dois posts com várias dicas para uma viagem de avião e imigração internacional:
- Dicas de documentos, entrevista e comportamento em imigração internacional
- Dicas de preparação, documentos, segurança e comportamento para sua viagem de avião
Além disso é muito importante você contratar um seguro e nós escrevemos o porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Renata Sucena diz
Demais! Muito diferente!!
Lívia Bellotti diz
Que legal! Não sabia sobre essa diferença entre os mercados e achei muito interessante, parabéns pelo post!
Deisy Rodrigues diz
Não conhecia o mercado medieval, mas fiquei com bastante vontade de conhecer, preciso marcar uma viagem durante essa época do ano.
Lilian Azevedo diz
Olá, adoraria visitar um Mercado de Natal mas meu marido e eu fugimos do frio mais rigoroso. Devem ser lindos. Os Mercados Medievais tb devem ser bem interessantes, eles entram na brincadeira mesmo e se fantasiam.Muito legal, Feliz Natal para você e sua família.
Gisele Prosdocimi diz
Gostei muito de saber da diferença entre os dois tipos de mercados, mas, sinceramente, gostaria mais de conhecer o Medieval, me pareceu bem divertido, além de ser diferente também dos enfeites de Natal que são tradicionais em todos os países.
Angelica Figueiredo diz
Que bacana esses mercados! Adoraria conhecer! Parabéns pelo post! Abs
Vanessa Orfao diz
Amei! Sou louca para passar uma época de natal viajando. Com certeza seria interessante conhecer de perto. Bjo
Camila Coubelle diz
Adorei saber a diferença… e nunca fui em nenhum dos dois, rs! Mas espero ir!
Gabi Pizzato diz
Adoro Mercados de Natal, mesmo que não tenha visitado nenhum em terras frias nesta época (ainda!). Muito interessante também saber da existência dos mercados medievais, são cidades que gosto muito de visitar! Parabéns pelo post!
nadia rappel diz
Hallo
Visitei a de Hamburgo e Bremen e gostei mais da 2° .
Mas todas valem a pena!
Talvez pq a de Hamburg estivesse muito cheia .
Edson Amorina Jr diz
Nós ainda não conhecemos essas duas, precisamos nos programar para ir.