Xiamen é uma cidade enorme! Fiquei abismada com as dimensões da cidade, que mesmo tendo uma população de aproximadamente 3,5 milhões de pessoas, pasmem, é considerada uma cidade pequena da China.
A cidade é formada pela parte continental e por algumas ilhas, sendo que a maior delas é o centro do borburinho. E claro que não fiquei lá… 😉
O hotel que fiquei é localizado no distrito de Jimei, a uns 30 minutos do centro de Xiamen. E olha, Jimei representa bem o momento de crescimento que o país está passando.
Tudo é de um contraste tão grande que assusta. Ao lado de prédios opulentos, você encontra pequenos cortiços, avenidas enormes com canteiros verdes que escondem o lixo e obras inacabadas, carros de luxo contra as motoquinhas que levavam 3 pessoas, sendo normalmente um adulto e duas crianças e todos sem capacete. O mais triste é que na minha cabecinha sempre ficava martelando que tudo isso não é tão diferente do nosso Brasilzão, sabe… muita coisa só mesmo para gringo ver.
Divagações à parte, andando pela área, tive a grande oportunidade de conhecer um tico do cotidiano das pessoas locais e isso é muito enriquecedor.
Andei pelas ruas vendo as barraquinhas de comida de rua sendo montadas às 7 da matina e funcionando até as altas horas da noite, bom para os baladeiros tanto no início da noite quanto no fim/inicio do dia… tinha uma baladinha perto do hotel, mas para minha sorte não tinha barulho.
Eu me aventurei em dois pequenos templos budistas e fiquei encantada com a riqueza de detalhe de cada um. Fiquei um bom tempo observando as pessoas fazerem as suas preces e agradecimentos. Um pequeno momento de paz antes de sair correndo para trabalhar e visitar cliente.
Como o tempo estava bom, sem poluição, conseguia ver da janela do meu quarto essas vistas:
Aí a curiosidade bateu forte e fui ver de perto esse prédio todo majestoso. Foi uma pequena aventura, pois atravessar ruas é bem estressante, mas no final das contas o conheci de pertinho. É um hotel que iria abrir somente no final desse ano de 2015.
De quebra fui conhecer a orla, que infelizmente me decepcionou. É feia demais! E nem deu vontade de ver o pôr do sol, pois o local também não era dos mais limpos. O bom é que conseguir tirar algumas boas fotos.
Fato interessante: Vi várias lojas que iriam inaugurar em breve e percebi que as pessoas cobrem o nome da loja com um pano vermelho e enfeitam a calçada com objetivos também da cor vermelha, uma tradição para atrair sorte ao negócio (da China… perdoem a piada fácil… rs).
Tive tempo até de conhecer um Shopping, o Ji Mei Wanda! Nada demais… Mas a decoração era muito fofa. E os corazones, então? Bem bonitinhos, para lacrar o amor com estilo.
E pra fechar o passeio, não resisti e dei um abração no Doraemon.
Tudo isso só em um pequeno pedaço de Xiamen, hein o.0
Zàijiàn!!
Dicas para organizar melhor sua viagem
Todas as indicações são de empresas parceiras, seguras, confiáveis e utilizadas por nós:- Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo, além disso temos um post com nossas dicas de como escolher o melhor lugar para se hospedar.
- Já contratou seu Seguro viagem? Temos parceria com a Real Seguros, que além de confiável e prestativa, possui as melhores opções que cabem nosso seu bolso. Leia nosso artigo do porquê é necessário e como escolher o seguro de viagem de acordo com sua necessidade.
- Já garantiu as Ingressos dos lugares que vai visitar e Passeios Turísticos? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os ingressos com antecedência, o GetYourGuide oferece os melhores descontos e opções nos melhores e mais conhecidos destinos do mundo.
Pedro Pereira diz
Excelente artigo com fotos excelentes 🙂
Luciana de Campos Assis diz
Ual, que interessante acompanhar essa aventura. A China é um país bem peculiar mesmo.